W. Eugene Smith - A LENDA.

O fot?grafo norte-americano W. Eugene Smith (1918-1978) ? um cl?ssico ? uma unanimidade pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornal?stica e editorial.

18/05/2011 14:10

W. Eugene Smith

O fotógrafo norte-americano W. Eugene Smith (1918-1978) é um clássico – uma unanimidade pela obra que produziu e pelo que representa para a fotografia jornalística e editorial.

Smith se notabilizou com as reportagens que fez para a revista LIFE entre as décadas de 1940 e 1950. Durante a Segunda Guerra Mundial, estava na mítica batalha de Iwo Jima, cobrindo a ofensiva norte-americana no Japão. Suas fotos de guerra impressionam pela forma como ele se aproximava do combate e mostrava o terror. Smith, por fim, sofreu um grave ferimento que o fez passar por mais de trinta cirurgias.

Foram, porém, suas reportagens com temas sociais que o tornaram uma referência na história da fotografia. Com ele, a fotografia humanística se personifica. Em 1952, Smith publicou na LIFE o seu mais famoso ensaio: Aldeia Espanhola. A reportagem mostrava a rotina medieval de uma vila na Espanha, Deleitosa, durante o governo do ditador Franco. A reportagem retratava a pobreza e o modo precário como os moradores do interior da Espanha viviam naquele período. A reportagem teve uma repercussão imensa pelo destaque que a LIFE lhe deu.

Fotógrafo completo, Smith entrou na agência Magnum Photos em 1955 e continuou produzindo grandes ensaios. Ficava imerso durante meses, até mesmo anos, em um mesmo tema. Seguindo o lema humanista do fotógrafo, a Fundação Eugene Smith premia, desde 1979, fotógrafos com bolsas para o desenvolvimento de ensaios com temas sociais.

Este post contempla algumas imagens de Smith no período da revista LIFE.

Alexandre Belém

Saiba mais sobre W. Eugene Smith:

Ensaio Minamata de 1971

Ensaio Country Doctor de 1948

Ensaio Pittsburgh realizado entre 1955 e 1957

1.  Infantaria da 7ª Divisão do Exército norte-americano durante os ataques ao sul de Okinawa, Japão, durante a Segunda Guerra Mundial – 21 de abril de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
2.  Soldado da 7ª Divisão do Exército norte-americano conforta companheiro ferido durante a batalha de Okinawa – 01 de maio de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
3.  Soldado durante os últimos dias de combate na ilha de Saipan, Japão, Segunda Guerra Mundial – 15 de julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
4.  Aviões da Marinha norte-americana preparam-se para bombardear o Japão – Segunda Guerra Mundial – 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
5.  Família de civis japoneses cercada por fuzileiros navais norte-americanos após a batalha pelo controle de Saipan, no Japão – Julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
6.  Homem com o filho após a batalha pelo controle de Saipan, no Japão – Julho de 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
7.  Capa da revista LIFE mostra fuzileiros americanos explodindo palafita japonesa em Iwo Jima, no Japão – 09 de abril de 1945 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
8.  Mulheres velam o corpo de Juan Larra na cidade de Deleitosa, Espanha, 1951 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
9.  Três membros da Guarda Civil do ditador Franco posam para o ensaio "Vila Espanhola" – Espanha, 1951 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
10.  Charlie Chaplin vestido de palhaço para o filme "Luzes da Ribalta" em 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
11.  Frank Sinatra durante gravação nos estúdios da CBS em 1947 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
12.  Ator Gregory Peck durante as filmagens do filme "Almas em Chamas" em 1950 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
13.  Regente britânico Leopold Stokowski durante gravações nos EUA em 1947 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
14.  Metalúrgico nos fornos da Monsanto Chemical, Estados Unidos, 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
15.  Minério sendo processado nos fornos elétricos da Monsanto Chemical, 1952 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
16.  Técnico no Laboratório de Bacteriologia da Universidade de Notre Dame, Estados Unidos, 1949 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
17.  Família assiste ao desfile do rodeio de Kremmling, no Colorado, Estados Unidos, 1948 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
18.  Joseph Hunter, manobreiro da linha ferroviária em Youngstown, Estados Unidos, 1949 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
19.  Leprosos recebem medicamento no hospital Dr. Albert Schweitzer, no Gabão, 1954 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images)
20.  W. Eugene Smith conversa com crianças após a batalha pelo controle de Saipan, Japão, 1944 (W. Eugene Smith/Time Life Pictures/Getty Images

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

63141

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now