"Como funciona a Daguerreotipia" por jorgefelz

09/02/2015 09:21

 Fonte:https://fotojornalismojf.wordpress.com

Daguerreotipo

Daguerreotipo

Se hoje muitos fotógrafos que já nasceram usando o digital olham para os fotógrafos que ainda usam filmes analógico,s como se estes fossem seres estranhos;  olhar para profissionais que usam técnicas rudimentares, ou antigas, como a Daguerreotipia, pode parecer que olhamos para verdadeiros dinossauros…
No vídeo vemos como o fotógrafo Dan Carrillo, produz artesanalmente o material que utiliza para produzir imagens fotográficas nos modos usados há mais de 170 anos…
O processo de fazer um daguerreótipo inicia-se com uma placa de cobre banhados em prata. Essa placa é primeiro desbastada e polida até que ele se pareça com um espelho. Em seguida, a placa é sensibilizada à luz com sais de iodo e bromo em caixas estanques. A placa  é então transferida através de um suporte à prova de luz para uma câmara, onde é exposta. Originalmente, essa exposição podia demorar até 15 minutos, mas as melhorias do processo de sensibilização (adição de halogenetos de prata) e lentes mais atuais permite produzir imagens em cerca de 1 minuto. Finalmente, uma vez que a placa é exposta,ela é revelada sobre o mercúrio quente, fixado por imersão em uma solução de tiossulfato de sódio e, em seguida, lavada com água destilada. A etapa final e dourar a placa utilizando cloreto de ouro, produzindo, como Carrillo afirma, “algo que é diferente de qualquer outro tipo de fotografia.”

Via PETAPIXEL

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

68860

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now