? HOJE!!! Genesis Exposi??o de Sebasti?o Salgado chega a Bras?lia.3 de setembro e 20 de outubro no CCBB Bras?lia.Foto: David Azia/AP

01/09/2014 20:16

 A exposição Genesis, de Sebastião Salgado, desembarca no CCBB Brasília, entre os dias 3 de setembro e 20 de outubro. A visitação acontece de quarta-feira a segunda, das 9h às 21h. A entrada é Catraca Livre.

Sebastião Salgado

Sebastião Salgado

Sebastião Salgado cruzou o mundo para registrar a natureza e sua relação homens e animais

Dividida em cinco seções geográficas – “Planeta Sul”, “Santuários”, “África”, “Terras do Norte” e “Amazônia e Pantanal”, a mostra exibe 245 imagens em preto e branco desse grande fotojornalista brasileiro. A curadoria é de Lélia Wanick Salgado.

As fotografias foram registradas ao longo de oito anos de visitas a lugares do planeta ainda imunes à urbanização e ao progresso da tecnologia. Elas retratam montanhas, desertos, florestas, tribos, aldeias e animais dessas regiões inóspitas e de difícil acesso.

 

Um dos destaques é a seção de fotos feitas no Brasil. A imensa floresta equatorial cortada pelo rio Amazonas pode ser vista por ângulos nunca antes capturados. Pequenas tribos quase sem contato com a civilização também foram alcançadas pelas lentes de Salgado.O grande e renomado fotográfo Sebastião Salgado, um mineiro que vive da sua paixão pela fotografia, traz a Brasília a exposição "Genesis".Depois de estrear em Londres e passar pelo Rio de Janeiro e São Paulo, a exposição chega a Brasília e será aberta dia 02 de setembro no CCBB .

Salgado viajou por diversos países, em vários cantos do mundo, entre 2004 e 2011. Neste período ele passou e fotografou desertos, montanhas, vales, florestas, tribos, animais com sério risco de extinção e muito mais. Todo este esforço teve como resultado o livro "Gêneses", que fora editado e desenhado por sua esposa Lélia Salgado, que também é curado da exposição homônima.

Salgado, ao lado de sua esposa, consideram que a mostra é uma extensão de uma projeto de preservação do nosso planeta. Como o próprio autor diz, as fotografias da exposição representam o que há de puro no planeta e que todos nós temos, por obrigação, proteger e recuperar uma parte do que já foi destruído.

"Genesis" foi uma oportunidade única na vida do fotografo. Com este projeto ele pôde ver o que há de mais bonito e puro no mundo e também pôde mostrar às pessoas nosso planeta de uma outra forma. de uma forma que desperte o sentimento de amor e proteção para com nosso planeta.

As viagens do fotógrafo começam em 2004 nas Ilhas Galápagos. De lá ele passa por Nova Guiné, Irian Jaya, sul da Geórgia, Ilhas Malvinas, Ilhas Sandwich, Alasca e Colorado, ambos nos Estados Unidos, Norte da Sibéria e da Rússia, Ruanda, Congo, Uganda, Btswana, Amazônia e Pantanal, no Brasil, Venezuela e outros locais.

Nestes lugares ele fotografou paisagens, lugares, pessoas e animais impressionantes, como um imenso IceBerg , cachoeiras, iguanas, baleias, tartarugas, indígenas da tribo Mentawai e nativos de várias tribos africanas.


Elefantes marinhos em primeiro plano, juntos a uma grande colônia de pinguins imperadores filhotes e outras aves, no Sul da Geórgia.
 

 

Iceberg que o próprio Sebastião Salgado diz parecer com um castelo escocês. Mar de Weddel (Antártida).

 

 

 

 

Fonte: Alvarelli

Pessoas fotografadas no Vale do Omo (Etiópia), com alargadores nos lábio inferiores.

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

87285

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now