O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta a exposição fotográfica do premiado fotojornalista brasileiro André Liohn no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, em Brasília. São mais de 70 fotos realizadas em hospitais ameaçados e nas linhas de combate entre 2010 e 2013.
As imagens refletem a dura realidade de dois países nos quais o CICV atua e mostra a urgência de adotar medidas para que a violência contra pacientes, instalações, veículos e profissionais de saúde em conflitos armados e emergências acabe.
Na Líbia, em cidades destruídas por enfrentamentos constantes entre forças do governo e da oposição, o olhar de Liohn captou os perigos vivenciados pelos serviços de primeiros socorros e resgate nas linhas de frente, as dificuldades do atendimento hospitalar, e a coragem e a dedicação dos profissionais de saúde em levar adiante o trabalho de assistência aos feridos.
Já na Somália, o fotógrafo registrou o cotidiano de um dos principais hospitais da capital do país, apoiado pelo CICV, onde médicos e enfermeiros, sob ameaças de morte, arriscam suas vidas para tratar crianças e adultos, sejam eles civis e feridos em combates, em bombardeios ou por minas terrestres.
Além da mostra, será realizada uma série de atividades paralelas, entre elas uma visita guiada com André Lionh no dia 10 de setembro às 17h. Haverá ainda uma mesa-redonda sobre os ‘Desafios da cobertura jornalística em conflitos armados e emergências’, no dia 11 de setembro às 19h, e um debate sobre “As consequências humanitárias da falta de respeito e de proteção dos serviços de saúde”, em 25 de setembro.
Serviço
Abertura: 09 de setembro, às 19 h (apenas para convidados)
Visitação: 10 de setembro a 12 de outubro de 2014 (terça-feira a domingo, das 9h às 18h30)
Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Anexo
Entrada franca
Mais informações:
Sandra Lefcovich, CICV Brasilia, tel + 5561 8175155 99 slefcovich@icrc.org
Alexis Heeb, CICV Genebra, tel: ou