Sertão de Cabo a Rabo estreia no SESC Ceilândia
Em setembro, o ator, poeta e declamador Ruiter Lima estreia o espetáculo Sertão de Cabo a Rabo. A montagem circula pela cultura popular brasileira e integra diferentes manifestações, em especial as do sertão Nordestino: emboladas, poesia matuta, repente e literatura de cordel. Em temporada no Teatro SESC Newton Rossi, na Ceilândia, fica em cartaz nos dias 9, 10 e 11, com entrada franca e classificação indicativa de 14 anos.
Sertão de Cabo a Rabo é criado com textos de Ruiter Lima, Lília Diniz e obras de domínio público. Em cena, instrumentistas, atores e poetas levam o público a uma viagem pela tradição oral brasileira, com contação de causos, lendas e contos históricos. O repertório apresenta poemas, músicas e composições autorais dos componentes, somados a clássicos como Patativa do Assaré, Mané Xudú, Catulo da Paixão Cearense, Luiz Gonzaga, Marinês, Maria da Inglaterra e Zé da Luz.
Informações completas sobre o projeto, no site: www.sertaodecaboarabo.org.
Trasmissão de saberes
Além de apresentar música e poesia, o projeto Sertão de Cabo a Rabo busca contribuir com a valorização do patrimônio imaterial brasileiro. As músicas e interpretações poético- teatrais que compõem o espetáculo revelam séculos de tradição cultural, histórias, saberes e fazeres típicos do povo, revelando o Brasil Profundo.
O projeto conta com apoio do FAC-DF e como contrapartida realizou, no início no primeiro semestre de 2014, recitais de literatura de cordel e contação de histórias em cinco escolas públicas do DF. Essa primeira circulação teve formato específico e contou com exposição de xilogravuras, cordéis, instrumentos musicais típicos e exibição de curta-metragem.
Chapéu de couro, gibão.
Tem jerimum, tem coalhada
Tem pega do Barbatão.
Menino, estripulia
Também tem muita alegria,
Reza prá Frei Damião.”
Ruiter Lima
É poeta declamador, contador de histórias, cordelista e produtor cultural. Desde 2000, coordena, junto com outros companheiros, o Movimento Cultural Tribo das Artes, que já realizou mais de 100 saraus pelo Distrito Federal, o famoso Sarau da Tribo. Em 2010, realizou pelo FAC-DF recital de poesia matuta e música de raiz, também intitulado Sertão de Cabo a Rabo, juntamente com o músico Carlinhos Piauí, circulando por 11 escolas públicas do DF. Gravou, de forma independente, três cds (2011 e 2013) com poesias e músicas autorais e de grandes mestres da cultura popular, em especial nordestina. Os cds contaram com a participação de célebres poetas e músicos do DF.
Elenco:
Ruiter Lima – ator, poeta declamador e cordelista
Lília Diniz – atriz, escritora e declamadora
Ruiter Castro – músico percussionista
Geraldo Toledo – músico sanfoneiro e violonista
Rene Bonfim – músico vocalista e instrumentista
Adeilton Lima – diretor artístico
Programação
09 de setembro de 2014 (terça-feira), às 20h
10 de setembro de 2014 (quarta-feira), às 15h
11 de setembro de 2014 (quinta-feira), às 20h
SERVIÇO
ESTREIA SERTÃO DE CABO A RABO
Local: Teatro SESC Newton Rossi
Endereço: QNN 27, Lote B – Ceilândia Norte
Classificação indicativa: 14 anos
Entrada: Franca
Informações: 61 9627.4382
Site: www.sertaodecaboarabo.org
Assessoria de imprensa: 61 8575.8500 (Keyane Dias)
--
Pra quem caminha presente, não existe demora.
Estúdio Gunga - www.estudio.gunga.com.br
Espaço Cultural Mercado Sul - facebook.com/