Espetáculo Mulheres Brincantes abre segunda temporada
Com direção de José Regino, a montagem do grupo Casa Moringa busca reverenciar o papel da mulher nas tradições populares
É inquestionável a presença da mulher como agente mantenedora das tradições culturais brasileiras. Para revelar essa força ancestral da arte, seus mitos e rituais, o grupo Casa Moringa criou o espetáculo Mulheres Brincantes. Com direção teatral de José Regino, a montagem abre em agosto sua 2ª tempoarada, com apresentação nos teatros SESC do Gama, dia 19, e Ceilândia, no dia 26. Sempre às 20h, com entrada franca.
A montagem é inspirada na tradição feminina de se contar histórias, dançar e cantar em roda. Reúne quatro histórias inspiradas na cultura popular, revelando como a mulher, mesmo num contexto patriarcal, tem o poder de se reiventar através da arte. A partir desses exemplos, busca reverenciar o papel da mulher, mãe, negra e de classe trabalhadora dentro das manifestações tradicionais.
Para a concepção, a Casa Moringa foi investigar nas bases do teatro popular e nos rituais de contação de histórias uma forma de trabalhar a música, a oralidade e a dança como linguagens cênicas. Esses elementos são brincados em cena dialogando com tendências contemporâneas do teatro. A dramaturgia foi criada em processo colaborativo, com direção de José Regino, do histórico Celeiro das Antas. A trilha sonora é original, com direção musical de Daniel Carvalho.
O projeto conta com apoio do FAC-DF e, em setembro, estará em cartaz em teatros do Plano Piloto.
Mulheres Brincantes
Entre ritos e brincadeiras, Mulheres Brincantes reúne quatro histórias inspiradas na trajetória de mulheres que superam os desafios da vida pelo fazer da arte. Essas meninas, mães e avós cantam, dançam, botam bonecos e contam histórias. A dramaturgia apresenta os bastidores das tradições, com o intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência da mulher na cultura popular. Inquietações femininas que são, no seu sentido mais profundo, inquietações humanas universais.
Casa Moringa
Casa Moringa é a união de educadoras e artistas brincantes de Taguatinga. O grupo nasceu em 2011, fruto da convivência com as artes e ofícios das culturas populares. Desde então, firmou sua sede na comunidade do Mercado Sul. O principal objetivo é valorizar os conhecimentos populares, fortalecendo os elos entre tradição e conteporaneidade, a partir de uma abordagem criativa e colaborativa. - www.casamoringa.com.br
SERVIÇO
Circulação Mulheres Brincantes – 2ª Temporada
19 de agosto (terça)
Local: Teatro Paulo Gracindo - SESC Gama
Endereço: Setor Leste Industrial, QI 1 - Gama
Horário: 20h
26 de agosto (terça)
Local: Teatro Newton Rossi - SESC Ceilândia
Endereço: QNN 27, Lote B - Ceilândia Norte
Horário: 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Entrada: Franca
Informações: 61 8110.7383
Site: www.casamoringa.com.br
Assessoria de imprensa: 61 8575.8500 (Keyane Dias)
--
Keyane Dias - Comunicação, Educação e Cultura
+55 61 8575-8500
Pra quem caminha presente, não existe demora.
Estúdio Gunga - www.estudio.gunga.com.br
Espaço Cultural Mercado Sul - facebook.com/Rede Mocambos - www.mocambos.net