? HOJE!! Cozinha Fotogr?fica com as Fotojornalistas Rafaela Felicciano,Isabela Lyrio e Andressa Anholete.Onde: SIG Quadra 2 lotes 420/4 SJPDF - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal.

02/06/2014 13:14

 O Sindicato dos Jornalistas do DF promove mais uma edição do Cozinha Fotográfica na próxima segunda-feira, 2/6, às 20h, no auditório da entidade. As repórteres fotográficas Andressa Anholete, do jornal Metro; Isabela Lyrio, fotógrafa independente; e Rafaela Felicciano, do Jornal de Brasília, apresentarão trabalhos sobre manifestações de rua.

A Cozinha fotográfica é um evento realizado pelo SJPDF direcionado para repórteres fotográficos, jornalistas, amantes da fotografia e estudantes. O objetivo do evento é mostar o trabalho de fotojornalistas do DF como forma de incentivar o debate sobre fotografia e os desafios enfrentados por esses profissionais. Temas como direitos autorais, manipulação de imagem, novas tecnologias, dificuldades e desafios para a realização dos trabalhos são alguns pontos abordados durante as discussões.

Nessa edição, as repórteres fotográficas irão apresentar fotos das manifestações que tiveram início em junho do ano passado. Segundo Alan Marques, diretor do SJPDF, essa edição é muito especial por “contar com trabalhos de três repórteres fotográficas mulheres e por abordar as mobilizações que tomaram conta das ruas do país, especificamente de Brasília, centro político do Brasil”.

Perfil das profissionais

A jovem Andressa Anholete desenvolve o trabalho como repórter fotográfica há seis anos. Formada em jornalismo pela Universidade de Brasília, Anholete sempre demonstrou um interesse maior pela fotografia. Iniciou sua carreira como estagiária no Jornal de Brasília, depois foi contratada pelo veículo. Em 2012 retornou ao impresso como subeditora. Já trabalhou como freelancer para agências nacionais e internacionais como Reuters, Getty e Agência Folha e Estado. Participou de coberturas de manifestações como “Fora Arruda” e a “Copa das Confederações. Desde janeiro deste ano atua na sucursal de Brasília do Jornal Metro.

Isabela Lyrio é uma fotógrafa independente que se interessa por fotografia documental. Em 2001, ela começou registrando espetáculos. Na mesma época Isabela trabalhou com teatro e despertou seu olhar para a memória e documentação cultural. Fundadora do coletivo fotográfico Punctum e da AFOTO (Associação dos Fotógrafos de Brasília), Lyrio se especializou por meio de cursos, trabalhos e viagens em países da Ásia e América Latina. Dentre as mais de 20 mostras que realizou, destacam-se exibições na China, Coréia do Sul e em diversas edições dos festivais Mês da Fotografia, Fotorio, Hercules Florence e Fotoarte. É artista integrante do acervo da galeria A Casa da Luz Vermelha e do banco de imagens Samba Photo. Suas fotos podem ser vistas no site Lúdica Luz: http://www.ludicaluz.com

Rafaela Felicciano, 27 anos, teve os primeiros contatos com a fotografia durante o curso de jornalismo na Universidade de Brasília. Rafaela demonstrou interesse em fotografia de conflitos desde sua formação, quando sonhava em ser correspondente em países em guerra civil. Apaixonada por fotografia, Felicciano iniciou sua carreira em 2009, ainda como estagiaria de fotojornalismo no Jornal de Brasília, veículo que atua até hoje. Ela já participou de coberturas como eleições de 2010, visita do presidente Barack Obama, Copa das Confederações, Manifestações contra o governador José Roberto Arruda e outras mobilizações realizadas desde 2013 em Brasília. Rafaela também já produziu trabalhos para o Comitê Paraolímpico Brasileiro e para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Participou de exposições coletivas, incluindo o Mês da Fotografia de 2013. Publicou no livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro", em 2012 e 2013.

Fonte:http://www.sjpdf.org.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

10541

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now