Sobre o Laboratório Show
O Laboratório/Show traz ao palco a combinação ideal de repertórios autorais, releituras musicais e performances artísticas. Todas as segundas-feiras o cantor e compositor Eduardo Rangel, junto a seus convidados, resgata o clima de descontração dos saraus, proporcionando à plateia uma estimulante experiência cultural.
No encontro desta segunda, 19/05, Rangel presta homenagem aos compositores latino americanos ao lado do flautista e tecladista Toninho Alves. No repertório, “Unicornio”, do cubano Silvio Rodriguez, “Guardanapos de papel”, do uruguaio Leo Masliah e “Gracias a la vida”, de Violeta Parra. Como convidados da semana o projeto recebe o compositor chileno Rodrigo Vivar e a poeta Ana Vilela.
O escritor e radialista Ruy Godinho, quadro fixo no projeto, conta a história de como foi criada uma canção consagrada da MPB, a qual é interpretada em seguida por Rangel. As histórias contadas se baseiam na série de livros “Então, Foi Assim?”, do próprio Godinho.
O “Laboratório/Show” acontece às segundas-feiras no Feitiço Mineiro, um espaço intimista e convidativo a ouvir e desfrutar com amigos momentos de sensibilidade e liberdade criativa, além de conhecer as expressões artísticas que contribuem para o crescimento cultural da capital.
SERVIÇO
Show: "Laboratório/Show", com Eduardo Rangel e convidados
Participações: Toninho Alves, Rodrigo Vivar, Ana Vilela e Ruy Godinho
Data: 19 de maio (segunda-feira), 20:30h
Local: Feitiço Mineiro - 306 Norte, Bl. B, lojas 45/51, Brasília DF
Couvert artístico: R$10,00
Classificação Indicativa: 14 anos ou acompanhado dos pais
* créditos das fotos nomeados nos arquivos Jpg
Sobre os convidados
Toninho Alves - músico convidado
Bacharel em flauta transversal pela UnB , Toninho Alves é integrante do lendário grupo “Liga Tripa”, onde é flautista, cantor e compositor, e dos grupos instrumentais “Alma Brasileira Trio” (com um CD gravado e apresentações por várias capitais brasileiras e no exterior), e o duo de flauta e piano com Débora Nilson. Lançou em 2001 um CD independente de canções próprias chamado “Por Prazer”. Este ano fará o lançamento oficial do CD autoral “Mãe Divina”. Como Flautista já acompanhou diversos artistas. Entre eles destacam-se: Claudio Nucci, Hermeto Pascoal, Elton Medeiros, Eduardo Rangel, Pecê Sousa, Suzana Mares e Célia Porto. Toninho é compositor de trilhas para vídeo e teatro e professor da Escola de Música de Brasília.
Rodrigo Vivar – compositor convidado
Rodrigo Vivar é um cantor e compositor oriundo de Santiago do Chile, radicado em Brasília desde o ano de 1998. Atuando na cena cultural da cidade, destaca-se pela mistura de estilos, variando do MPB até a música latina. Suas composições são ricas em linguagem poética e originalidade musical. No ano de 2004 gravou seu álbum intitulado "El Tambor", tendo bastante repercussão na cena musical de Brasília. Também participou de projetos musicais brasileiros, como Arte Por Toda Parte, Festival Latino-americano de Corumbá e Festival do Descobrimento de Porto Seguro, ganhando o segundo lugar neste último evento. No atual momento, Rodrigo Vivar prepara-se para lançar seu segundo disco autoral.
Ana Vilela – poeta convidada
Ana Vilela nasceu em Prata, Minas Gerais, em 1973, mas é mineiro-brasiliense desde 1997, ano em que se formou em Jornalismo em Uberlândia, também em Minas. Em 2013, concluiu o mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Tem dois contos escolhidos e publicados em concursos. Tempo alcançou o sétimo lugar entre os mais de 300 participantes do Prêmio Sesc de Contos Machado de Assis 2008, promovido pelo Sesc/DF. E o conto A primeira Vez ficou entre os dez classificados no Concurso de Contos do Rio, do jornal O Globo, sendo publicado em setembro de 2007. Apesar de escrever desde a infância, Ana ainda não tem livros editados. Em 2014, serão lançados o livro de contos Histórias Atormentadas e o de crônicas poéticas Retinas Paralelas, ambos com capa e ilustrações do artista visual Zé Nobre.
Ruy Godinho – escritor e jornalista
Ruy Godinho é produtor multimídia, pesquisador, radialista, ator, diretor, escritor e divulgador de MPB. Fundador da ABRAVÍDEO, dirigiu os programas de televisão para a Rede Vida de TV; Câmara Viva e Tv Comunitária do DF. Além de produzir mais de 120 vídeos institucionais, inclusive para o Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, é ex-presidente da TV Comunitária, coordenou a produção do Projeto Solidariedade Noruega Brasil, show com gravação de CD, ao vivo, para a Embaixada da Noruega e renda do show e da prensagem de 30 mil CDs para o Programa Fome Zero, do Governo Federal. É autor da série de livros Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, Volumes 1, 2 e 3. Apresenta o programa radiofônico pela Rádio Nacional da Amazônia e mais de 300 rádios universitárias e comunitárias por todo o país, Angola e Japão.
Sobre Eduardo Rangel
O cantor e compositor Eduardo Rangel lançou o seu disco Pirata de Mim que valeu a indicação à melhor compositor brasileiro, ao lado de Chico Buarque e Paulo Miklos, pelo VII Prêmio Sharp de Música, atual Prêmio da Música Brasileira. Recebeu o I Prêmio Renato Russo, da Fundação Cultural do DF e foi finalista do festival da Rede Globo (Centro-Oeste) Canta Cerrado. Em 2005, fez temporada em Paris, com participação no concerto de Márcio Faraco no Théâtre L'Européen e show ao vivo para o programa Décalage Horaire, da Radio Paris Plurielle. O segundo CD ao vivo, Eduardo Rangel & Orquestra Filarmônica de Brasília, foi lançado em 2006, no Teatro Nacional de Brasília, com 60 instrumentistas sinfônicos regidos pelo Maestro Joaquim França. Também cantou como convidado da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional no concerto em Comemoração aos 51 anos de Brasília, e ainda em 2011 apresentou o show temático para o “44° Festival de Brasília do Cinema Brasileiro”. Em 2012 apresentou sua releitura para a obra de Chico Buarque para o público carioca, no Triboz e no Centro Cultural da Justiça Federal. Em 2013 lançou o videoclipe “3416 dC” com um show no Jardim Botânico de Brasília e iniciou o projeto “Laboratório/Show”. Atualmente o artista lança “Eduardo Rangel – Estúdio”. O novo álbum traz participações de músicos consagrados como o saxofonista Leo Gandelman e os guitarristas Kiko Pereira (Roupa Nova) e Torcuato Mariano. Suas composições foram gravadas por Edson Cordeiro, Renata Arruda, Márcio Faraco, Célia Porto, Indiana Nomma, Antenor Bogea, Mônica Mendes, Ju Cassou e Suzana Maris.