A Casa da Luz Vermelha leva a SP-Arte 2014 obras de Jo?o Paulo Barbosa, Kazuo Okubo e Tiago Santana.

28/03/2014 09:58

A galeria de Brasília especializada em fotografia fine art leva a São Paulo obras de João Paulo Barbosa, Kazuo Okubo e Tiago Santana 

A Casa da Luz Vermelha desembarca no próximo dia 2 de abril em São Paulo para participar da 10ª edição da SP-Arte, a maior e mais importante feira de galerias de arte da América Latina. Para a SP-Arte 2014, A Casa da Luz Vermelha levará obras dos fotógrafos João Paulo Barbosa, vencedor do prêmio de melhor fotografia da revista National Geographic Brasil, fevereiro de 2011, Kazuo Okubo, cujo trabalho foi retratado no documentário West Encounters East, veiculado pela TV norte-americana, e Tiago Santana, vencedor do Prêmio Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico, pelo ensaio O chão de Graciliano. A SP-Arte acontece até o dia 6 de abril, no Pavilhão da Bienal, Parque do Ibirapuera, São Paulo.

Esta é a primeira participação na SP-Arte, no entanto, a galeria já participou de uma edição do evento focada em fotografia de arte, a SP-Arte/Foto. Kazuo Okubo, fundador d’A Casa da Luz Vermelha, ressalta a importância do evento ao ampliar a visibilidade entre colecionadores nacionais e internacionais. “Na SP-Arte/Foto 2013, fechamos alguns negócios importantes no momento da feira. Porém, o grande impacto nas vendas aconteceu após o evento, com clientes de todo o país nos procurando para conhecer mais do nosso acervo e adquirir obras de importantes fotógrafos”.

Para esta edição da feira, A Casa da Luz Vermelha apresentará obras de João Paulo Barbosa que refletem um olhar peculiar sobre o mundo. O fotógrafo retratou portas de templos e cavernas na Coreia do Sul, icebergs e pássaros raros na Antártica, e monges se banhando no Ganges, Índia. Kazuo Okubo apresenta sua poética dos nus nas séries “Eu te amo”, que retrata casais em momentos de intimidade, “Paisagens”, onde corpos se transformam em acidentes geográficos, e em “O inventário do pererecário brasileiro”, uma divertida, bem-humorada e reveladora série que traz uma dimensão lírica ao nu feminino. Na série “O chão de Graciliano”, Tiago Santana refaz a trajetória de um dos maiores ícones da literatura brasileira e do clássico “Vidas secas”. Utilizando-se das imagens criadas pela prosa de Graciliano, Tiago documenta a paisagem e a vida no sertão nordestino.

Sobre os fotógrafos

Formado em História pela Universidade de Brasília (UnB), João Paulo Barbosa estudou no Ateliê da Imagem (RJ), com os fotógrafos Walter Firmo e João Ripper, e no Banff Centre (Canadá), com Sam Abel (National Geographic). Expôs em Angola, Brasil, Coreia do Sul, Equador, Espanha, Estados Unidos, Índia, Indonésia e Timor Leste. Fotografou a Amazônia para o Smithsonian Institution/National Geographic, publicou os livros “Ecos de la mitad del mundo” (Ed. Odebrecht), “Artesanato brasileiro” (Sebrae), “A visual journey” (Itamaraty) e dezenas de reportagens sobre os 33 países que visitou. Participa de várias coleções, dentre elas a do Museu Nacional do Índio Americano, em Washington, DC.

 

Tiago Santana atua desde 1989 fotografando no Brasil e na América Latina. Em 1994, recebeu a Bolsa Vitae de Artes, com o projeto “Benditos”, e, em 1995, o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia. Em 2007, ganhou o Prêmio Conrado Wessel de Ensaio Fotográfico e o Prêmio da APCA pelo ensaio “O chão de Graciliano” (2006). Ganhou o prêmio O Melhor da Fotografia no Brasil 2007/08 e 2009, e, em 2010, o Prêmio Porto Seguro Brasil de Fotografia. Seus trabalhos estão publicados em revistas e livros no Brasil e exterior e fazem parte de importantes acervos e coleções. Em 2011, foi o segundo brasileiro a ter seu trabalho publicado na coleção de fotografia francesa Photo Poche. Em 1995, fundou a Editora Tempo D'Imagem, em Fortaleza, cidade onde mora.

 

Atuando na fotografia desde os 15 anos, em 1989, Kazuo Okubo iniciou a carreira em foto publicitária. Em 2004, ampliou sua produção com as exposições “Paisagens” e, em 2007, “De todas as formas”. Em 2009, inaugurou em Brasília a primeira galeria de fotografia do Centro-Oeste, com a mostra “O colecionador de paisagens” e expôs na coletiva “11 Photographes Brésiliens”, na Galerie d’Art François Mansart, de Paris. Em 2011, re­alizou a exposição “Eu te amo”, com casais nus voluntários. Em 2012, integrou o projeto “West Encounters East”, expondo na Feira Arteamericas, em Miami. Recentemente, participou da exposição Coletiva do Fes­tival de Fotografia Hercule Florence, na III Jornada Fotográfica Latinoamericana de Havana, em Cuba.

 

Sobre a galeria

A Casa da Luz Vermelha é a primeira galeria de Brasília dedicada exclusivamente à fotografia fine art. Inaugurada em 2009 pelo fotógrafo Kazuo Okubo, a iniciativa pioneira tem curadoria de Rosely Nakagawa. Em seu acervo, A Casa da Luz Vermelha conta com trabalhos de 36 fotógrafos brasileiros, entre eles Anderson Schneider, Beto Barata, Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Olivier Boëls, Ricardo Labastier e Walter Firmo. Com forte atuação no mercado de arte da capital federal, A Casa da Luz Vermelha realiza exposições, cursos, palestras, workshops e encontros de fotógrafos e colecionadores.  O espaço também oferece serviço de impressão fine art em papel fotográfico e museológico.

 

A Casa da Luz Vermelha fica na ASBAC, no Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Conjunto 31, Brasília – DF. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábado, das 12h às 16h. Telefone: 61 - 3878-9111. E-mail: contato@acasadaluzvermelha.com. A galeria também está presente nas redes sociais: Facebook/acasadaluzvermelha e Instagram @acasadaluzvermelha.

 

Contato para imprensa

Luiz Alberto Osório

Agenda KB Comunicação

e-mail: luiz.alberto@agendakb.com.br

Telefone: (61) 3344-0143 e (61) 8116-4833

 

 

Luiz Alberto Osório
Agenda KB Comunicação
61 33440143 / 61 8116-4833

Descrição: C:Program FilesCommon FilesMicrosoft SharedStationerytarjaEmailBaixo.gifCLSW 303, Bl. B, Sala 25 - Sudoeste. Brasília - DF 
agenda@agendakb.com.br – Tel. (61) 3344-0143

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

83866

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now