O Centro Cultural TCU recebe exposição fotográfica de Mila Petrillo

Fonte:https://www.correiobraziliense.com.br/diversao-e-arte/2022/07/5023190-centro-cultural-tcu-recebe-exposicao-fotografica-de-mila-petrillo.html

22/07/2022 18:51

 

 (crédito: Mila Petrillo/Divulgação)
(crédito: Mila Petrillo/Divulgação)

A mostra Arte de Transformação, de autoria da artista e fotógrafa Mila Petrillo, chega ao Centro Cultural do Tribunal de Contas da União, na galeria Marcantonio Vilaça. Com inauguração marcada para 2 de agosto, às 19h, o período de visitação se estende até 15 de outubro. A entrada é gratuita.

O trabalho contido nas fotos foi registrado ao longo de 20 anos e tem a proposta de trazer visibilidade para projetos de arte-educação, voltados especificamente para crianças e adolescentes. Os 30 anos de experiência profissional em projetos sociais de Mila Petrillo, em meio aos 44 de carreira, rendeu à artista uma exposição belíssima e compromissada com o serviço em prol do ser humano no Brasil.

Arte de Transformação reúne 154 fotografias, entre impressões em fine art, plotagens e em tecido, que registram crianças e adolescentes realizando oficinas de artes plásticas, dança, teatro e música. O livro homônimo de Petrillo, lançado em 2007 e organizado pelo artista e curador Bené Fonteles, foi a inspiração para o surgimento da mostra no Centro Cultural TCU. A obra contém algumas das fotos selecionadas para compor a exposição, que foram somadas a outras registradas em anos posteriores.

"Essa exposição é o registro fotográfico de iniciativas socioculturais, onde a arte é a espinha dorsal de uma profunda transformação social. Ela não é coadjuvante no processo educativo. Ela própria — a arte — educa”, explica Petrillo. A fotógrafa destaca os esforços dos realizadores por trás dos projetos: “São trabalhos impactantes, belos, amorosos, fortes, realizados por pessoas com enorme capacidade de doação, invenção, criação e, principalmente, amor." O projeto tem a curadoria de Bené Fonteles e produção do Instituto de Produção Socioeducativo e Cultural Brasileiro (IPCB).

Por meio do olhar sensível da artista, o potencial transformador da arte e perpetuador do processo histórico e cultural brasileiro ganha evidência. Mila Petrillo explora a fotografia desde 1978, já tendo transitado por outras áreas, como cinema, dança, teatro, publicidade e fotojornalismo. Ela realizou cerca de 32 exposições individuais, cujos trabalhos receberam os prêmios Ayrton Senna de Jornalismo, Amazonas de Jornalismo Cultural e Meia Sola e reconhecimento da Comenda Carlos Gomes de Mérito Cultural DF. Em afinidade com a grande imprensa, ao longo dos anos, Petrillo fotografou para veículos como Correio Braziliense, Jornal de BrasíliaFolha de São PauloVeja, IstoéMarie ClaireVogueElleGlobo RuralRevista Educação e Revista Nova Escola.

SERVIÇO
Arte de Transformação — por Mila Petrillo
Inauguração da mostra ocorre em 2 de agosto, às 19h, na Galeria Marcantonio Vilaça, no Centro Cultural do Tribunal de Contas da União (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 3, Brasília – DF). Visitação até 15 de outubro, de segunda à sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 10h às 17h.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

20125

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now