O projeto Expedição Fotográfica ao Marajó é daquelas poucas experiências de contato direto com a cultura e o meio ambiente de povos tradicionais do Brasil. Idealizado e realizado pelo fotógrafo Raimundo Paccó, a expedição visa aproximar profissionais, amadores e amantes da fotografia à rica natureza Amazônica, além de levar ajuda às comunidades visitadas.
Nesta edição, que acontece de 16 a 21 de Maio de 2019, o grupo vai passar três dias em uma comunidade nas entranhas da Ilha do Marajó, no Pará: a comunidade Céu, local raramente visitado pelo turista habitual. Com a lua cheia de guia, no roteiro está incluso a passagem por comunidades ribeirinhas e suas particularidades, proporcionando ao participante o contato com a população local, sua história e cultura, e paisagens de beleza ímpar.
Outro atrativo aos participantes são as rodas de conversa com troca de experiências e vivências fotográficas. Para esta edição está confirmada a presença de dois dos maiores fotógrafos brasileiros: Juvenal Pereira, compartilhando sobre seu trabalho no continente Africano, e Marcos Vincetti que fará um relato sobre o mercado da fotografia na Amazônia e sua luta para registrar a vida do povo do Acre. E ainda, a participação do fotógrafo brasileiro Luiz C. Ribeiro, radicado nos Estados Unidos há 25 anos, com passagem por vários veículos de comunicação, entre eles New York Post e Getty Images (a confirmar).
Quando concebi o projeto da Expedição Fotográfica ao Marajó tinha algumas dúvidas. Agora, porém, vejo como foi importante para as pessoas que participaram das oito primeiras edições esse contato com o povo da ilha (Marajó) e a convivência com outros fotógrafos. Tudo somou e permitiu crescimento para todos que participaram.
Os interessados em participar da IX Expedição Fotográfica ao Marajó devem enviar e-mail para rpacco41@gmail.com até o dia 1 de Maio de 2019. Informações sobre valores de investimento devem ser tratados diretamente com o organizador da expedição.