“Quilombo da Liberdade - Origens” circula por quilombos

# Espetáculo aborda o papel do negro na formação da identidade brasileira por meio da capoeira

12/01/2019 09:08

 Apresentações e oficinas em quilombos do Centro-Oeste

 

Link vídeo HD: https://www.youtube.com/watch?v=LR8ndjhCA_k&feature=youtu.be

 

A caravana do Grupo Cultural e Social Grito da Liberdade inicia circulação em quilombos do Brasil levando o espetáculo "Quilombo da liberdade, origens" e oficinas de capoeira para os estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A montagem aborda aspectos da história da África e dos africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O intuito é que, a partir do espetáculo, haja uma reflexão sobre a condição do negro na época da colonização e a de hoje, e o papel desse povo na formação da identidade brasileira.

Serão três quilombos contemplados pelo projeto. A primeira delas, a Comunidade Quilombola Kalunga, de Cavalcante – GO, recebe a caravana nos dias 16, 17 e 20/01. De lá, seguem para a Comunidade Quilombola Tia Eva, em Campo Grande – MS, nos dias 4, 5 e 6/2. E por fim, desembarcam no Mato Grosso onde se apresentam no Museu da Imagem e Som de Cuiabá, no dia 9/02, e depois na Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento - MT, no dia 10/02. 

HISTORICO


Na primeira temporada, "Quilombo da liberdade, raízes" percorreu duas cidades do DF, Gama e Ceilândia, onde foi apresentado em nove escolas e assistido por mais de oito mil alunos espectadores do espetáculo que carrega Zumbi dos Palmares, Mestre Pastinha e Mestre Bimba entre outros heróis negros como personagens da história do Brasil. O projeto também já foi apresentado nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco, onde foi visto por mais de 10 mil pessoas.

O espetáculo leva ao público mitos e ritos dos afrodescendentes numa mescla de capoeira regional e angola e das danças de puxada rede, dança do bastão e maculelê, em que os negros são protagonistas.

A peça é também uma reverência a mitologias africanas, explorando as técnicas de manipulação corporal, com uma linguagem artística de figurinos que resgatam a ancestralidade e coreografias que desafiam o limite do corpo humano, um encontro de corpo e alma. As danças são embaladas ao som de berimbaus, agogôs, atabaques, pandeiros e reco-reco, e trazem histórias reais e fictícias transmitidas pela cultural oral de raiz africana numa surpreendente cena.

O projeto tem como idealizador o Mestre Cobra, líder do grupo de capoeira Grito de Liberdade. “O objetivo, além de perpetuar a cultura africana e a formação cultural brasileira, é descentraliza a produção e apresentação de movimentos artísticos em Brasília, passando por diversos pontos do Distrito Federal”, diz o capoeirista em defesa de suas tradições.

Saiba Mais

Grito de Liberdade

Desde 1980, na Candangolândia, o grupo do Mestre Cobra, trabalha a capoeira perpetuando a história das culturas de matriz africana. Nessa época, a capoeira era marginalizada, sendo praticada às escondidas, no mato. De 80 a 90, Cobra treina com Mestre Rizomar. Em 1990, vai para Asa Norte estudar com Grupo Taboza de Mestre Fred. Cinco anos depois, segue para o Sol Nascente, com Mestre Romeu. Em 1994, começa a desenvolver seu trabalho no Riacho Fundo. Forma-se, então, o grupo de capoeira Grito de Liberdade.

Programação das apresentações

Goiás

16, 17 e 20/01 – 17h
Local: Comunidade Quilombola Kalunga

Cavalcante – GO


Mato Grosso do Sul
4, 5 e 6/2 – 17h
Local: Comunidade Quilombola Tia Eva
Campo Grande - MS

 

Mato Grosso

9/2 – 17h

Museu da Imagem e Som de Cuiabá (MT)

10/2 – 17h, Comunidade Quilombola de Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento - MT

 


-- 

Michelle SouzaTato Comunicação
(61) 3263.8916
(61) 
99387.1010
SHC AOS 2/8 Lote 5 | Terraço shopping -
Torre A - Sala 227 - Octogonal Sul
70.660-060 Brasília/DF

 
 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

72113

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now