Fonte:www.washingtonpost.com
Em abril de 2014, a fotógrafa da Associated Press, Anja Niedringhaus, foi morta por um policial na província de Khost, no Afeganistão. E nos últimos quatro anos, a dedicação e o legado de Niedringhaus - que inclui o Prêmio Pulitzer de fotografia - continuam presentes no prêmio Courage in Photojournalism, organizado pela International Women's Media Foundation e batizado com seu nome.
Este ano, o prêmio, que vem com um prêmio em dinheiro de $ 20.000, foi para Andrea Bruce, ex-fotógrafa do Washington Post. "Eu olhei para Anja", disse Bruce à vista antes do anúncio de quinta-feira. “Ela era corajosa e inteligente, mas também fundamentada e gentil. Ela se importava. Como uma das poucas mulheres que cobrem conflitos, ela me mostrou como isso pode ser feito ”.
“Agora, recebendo este prêmio, espero poder continuar incentivando outros fotógrafos, especialmente mulheres, a permanecer nesta profissão com o senso de propósito de Anja”, acrescentou.
O trabalho de Bruce se concentra nas pessoas que vivem após a guerra, especialmente no Iraque e no Afeganistão. "Andrea foi selecionada por sua empatia, sua conexão emocional com os assuntos e pela dignidade que brilha em seu portfólio, que também inclui imagens da Síria, Rússia, Bahrein, Índia e Haiti", disse a IWMF em um comunicado. O jurado Eman Mohammed acrescentou que Bruce “sempre inspirava outras pessoas dentro do campo para intensificar e inspirar jovens fotógrafas femininas”.
Bruce foi escolhido entre 136 indicações, o maior número desde o início do programa. Os fotógrafos Amber Bracken e Rebecca Conway receberam menções honrosas.
In Sight é o blog de fotografia do The Washington Post para narrativa visual. Esta plataforma apresenta imagens convincentes e diversificadas de funcionários e fotógrafos freelance, agências de notícias e arquivos. Se você estiver interessado em enviar uma história para In Sight, preencha este formulário.