Dia 08/09, sessão especial d o filme brasileiro As Duas Irenes, apresentado no último Festival de Berlim
Dia 11/09 o Cine Brasília será fechado para a pré-produção do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Um dos grandes filmes do ano, Amanhã ( estreia dessa semana) tem a pretensão de expor de forma clara e simples um modelo novo de mundo, muito mais racional, equitativo e sustentável. Está obra singular vem suscitando debates acalorados em todo o mundo.
Segue em cartaz o libelo antibélico Os Campos Voltarão, do mestre do cinema italiano Ermanno Olmi, diretor do clássico Árvore dos Tamancos. Livremente inspirado no livro La Paura (O Medo), de Federico de Roberto, Os Campos Voltarão ambienta-se nas trincheiras da 1ª Guerra Mundial, no Altopiano di Asiago, onde o diretor vive. Aliás, o filme é dedicado por Olmi a seu pai, “que viveu a guerra quando criança e me contava sempre histórias sobre ela”.
Eva Não Dorme, filme que tem no elenco o grande ator mexicano Gael Garcia Bernal e que traz uma parte da história argentina, com Évita Perón no centro de uma trama surpreendente. Também documentarista, o diretor Pablo Aguero retorna à ficção para tentar desvendar alguns dos segredos da história de seu país.
Ainda nesta curta semana que antecede o Festival de Brasília, teremos na sexta-feira, dia 08/09, a sessão especial com o filme brasileiro As Duas Irenes, filme apresentado no último Festival de Berlim.
Estreia
Amanhã
(Documentário/França/118min/20
De Cyril Dion e Mélanie Laurent
Com: Anthony Barnosky, Olivier De Schutter, Cyril Dion
Sinopse: Com a situação do meio ambiente cada dia mais exigindo medidas drásticas, esse documentário ecológico decide abandonar um pouco a crise e focar em seres humanos comuns que estão desenvolvendo projetos e dispositivos para tornar o mundo em um lugar melhor para se habitar.
Os Campos Voltarão
(Drama /Guerra/Itália/88min/2016
De Ermanno Olmi
Com: Claudio Santamaria, Alessandro Sperduti, Francesco Formichetti
Sinopse: 1917. Um grupo de soldados italianos está se aproximando de trincheiras inimigas nas montanhas, no final da Primeira Guerra Mundial. Ao redor, apenas neve e silêncio, homens entre longas e intermináveis esperas. A situação é aterrorizante. E quando novas ordens chegam, ninguém sabe se vai conseguir sobreviver.
Foucault Contra si Mesmo
(Documentário/França/52min/201
De François Caillat
Sinopse: De forma livre e não laudatória, analistas de diversas tendências analisam o legado do filósofo,historiador das ideias, teórico social, filólogo e crítico literário. Conhecido por suas teorias que abordam a relação entre poder e conhecimento, Foucault rocurou demonstrar como essas relações são usadas como uma forma de controle social por meio de instituições sociais. Embora muitas vezes seja citado como um pós-estruturalista e pós-modernista, Foucault acabou rejeitando esses rótulos, preferindo classificar seu pensamento como uma história crítica da modernidade. Seu pensamento foi muito influente tanto para grupos acadêmicos, quanto para ativistas. O filme também mostra como era a vida do filósofo fora do ambiente acadêmico.
Eva Não Dorme
(Drama/Argentina/Espanha/Franç
De Pablo Aguero
Com: Gael García Bernal, Denis Lavant, Daniel Fanego
Sinopse: Em 1952, Evita Péron, a Primeira Dama da Argentina, morre de câncer, aos 33 anos de idade e seu corpo é embalsamado. Três anos depois, o presidente Juan Perón sofre um golpe de estado e o corpo de Evita é enviado para a Europa, com o intuito de apagar o legado dela da memória popular. Seu corpo então vira o centro de um confronto de poder que dura vinte e cinco anos.
Sessão Especial
(08/09 às 20h40)
As Duas Irenes
(Drama/Brasil/89min/2017)
De Fábio Meira
Com: Isabela Torres, Priscila Bittencourt, Marco Ricca
Sinopse: Uma menina de 13 anos, de uma família tradicional do interior, descobre que seu pai tem uma filha de outra mulher, com a mesma idade e o mesmo nome dela, Irene. Agora, a filha do meio se sente num lugar de rejeição e começa a tentar descobrir quem ela é e quem quer ser. Ela começa a perceber como se dão as relações sociais e vai entendendo que o universo adulto é feito também de segredos e mentiras.
Programação:
Quinta-Feira (07/09)
14h00 – Amanhã (Estreia)
16h10 – Foucault Contra si Mesmo
17h20 – Os Campos Voltarão
19h00 – Eva Não Dorme
20h40 – Amanhã
Sexta-Feira (08/09)
14h00 – Amanhã
16h10 – Foucault Contra si Mesmo
17h20 – Os Campos Voltarão
19h00 – Eva Não Dorme
20h40 – As Duas Irenes (Sessão Especial)
Sábado (09/09)
14h00 – Amanhã
16h10 – Foucault Contra si Mesmo
17h20 – Os Campos Voltarão
19h00 – Eva Não Dorme
20h40 – Amanhã
Domingo (10/09)
14h00 – Amanhã
16h10 – Foucault Contra si Mesmo
17h20 – Os Campos Voltarão
19h00 – Eva Não Dorme
20h40 – Amanhã
(O CINEMA FECHA EM 11/09 PARA ACOLHER O FESTIVAL DE BRASÍLIA)