No dia 28 de junho, o grupo Mamulengo Fuzuê se apresenta no Sesi BRB Cultural, no Teatro Yara Amaral, do Sesi de Taguatinga. A brincadeira de mamulengo começa às 20h e, junto com ela, o lançamento dos cordéis 'Benedito, abençoado e bendizido', de Thiago Francisco, e Benzadeus!, de Keyane Dias. A entrada é franca e livre.
Estreando na literatura de cordel, Thiago Francisco é brincante do Mamulengo Fuzuê. No folheto 'Benedito, abençoado e bendizido', apresenta um pouco da história de amor e superação do casal Benedito e Rosinha, entre outras figuras tradicionais do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.
Também estreante na mundo do cordel, a poeta Keyane Dias compartilha em Benzadeus! versos rimados que prestam homenagem às mulheres guardiãs dos saberes tradicionais em saúde, nossas benzedeiras, parteiras e raizeiras. O trabalho poético da autora pode ser visto no blogwww.aflora.art.br.
Ambos os córdeis tem ilustrações da designer Nara Oliveira.
HOMENAGENS E PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS
A noite cultural presta ainda homenagem ao cordelista pernambucano Donzílio Luiz, morador de Ceilândia e um dos grandes mestres que semeiam a literatura de cordel no DF. Também será homenageada na noite a poeta e atriz maranhense Lília Diniz, que adotou Brasília como morada. Os dois sobem ao palco para uma participação especial, também regada à poesia.
SERVIÇO
Mamulengo Fuzuê + Lançamento dos cordéis 'Benzadeus!' e 'Benedito, abençoado a bendizido'
QUANDO: 28 de junho de 2015
HORÁRIO: 20h
ONDE: Teatro Yara Amaral – Sesi Taguatinga – QNF 24, Área Especial
ENTRADA: Franca
CLASSIFICAÇÃO: Livre
INFORMAÇÕES: 61 9.8575.8500
APOIO: Pareia - Comunicação e Cultura e Estúdio Gunga
- Entrada gratuita
Thiago Francisco é brincante, palhaço e bonequeiro do grupo Mamulengo Fuzuê. Há 10 anos, percorre a tradição do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, vivenciando com mestres e mestras e compartilhando a brincadeira por onde passa.
No seu primeiro cordel, 'Benedito, abençoado e bendizido', o brincante compartilha a história rimada de Benedito e Rosinha e outras fíguras tradicionais do Mamulengo. Um romance que fala de amor, fé e superação com a graça das brincadeiras populares. Ilustração de capa de Nara Oliveira.
Saiba mais sobre o Fuzuê no site: www.mamulengofuzue.com.br
'Benzadeus!' é o primeiro livreto de cordel impresso da poeta taguatinguense Keyane Dias. Versos rimados para falar das mestras que mantêm e compartilham os saberes tradicionais da cura, benzeção, ervas e parto. As Ciências da Vida para a Terra não padecer. Ilustração de capa de Nara Oliveira.
Keyane Dias também é massoterapeuta e jornalista. Escreve desde menina e há alguns anos vem percorrendo os saberes tradicionais em saúde, caminhos que também conduziram-na a vivenciar e pesquisar as relações entre Poesia e Sagrados.
Saiba mais sobre a autora, no blog www.aflora.art.br.