Jihadis Topless: Inside movimento feminista mais radical do mundo.por JEFFREY TAYLER. Foto:Reuters / Jacky Naegelen)

19/12/2013 15:35

Ativista ucraniana Inna Shevchenko, do grupo de topless direitos das mulheres Femen, posa antes da inauguração de um "campo de treino" para a organização, em Paris. (Reuters / Jacky Naegelen)

"Todos eles tinham máscaras. Um cara estava acenando em torno de uma faca enorme. Eles nos levaram para a floresta e nos fez tira topless, e deu-nos um cartaz suástica para segurar. Agora eles vão nos matar, com certeza , eu pensei. "

Dois anos atrás, hoje, Femen-o movimento de protesto ucraniano-nascido que desde então se tornou um dos grupos ativistas mais provocantes do mundo através de suas manifestações de topless e campanha para uma orquestrada pelo feminismo militante um dos seus mais ousados ​​protestos iniciais, sneaking em Belarus em um a tentativa de embaraçar o Presidente bielorrussoAlexander Lukashenko, o ditador último da Europa.

Em um trecho de seu novo Atlântico ebook, Topless Jihadis , uma conta exclusiva de vida dentro Femen, de longa data da revista Rússia correspondente Jeffrey Tayler compartilha a história dramática do que formativa primeira missão ea fuga que se seguiu.

No inverno de 2011, Inna Shevchenko, de 22 anos, ativista ucraniana que em breve iria catapultar o movimento de protesto Femen-os auto-intitulados "de choque tropas do feminismo" e "o relógio-cadelas da democracia" a notoriedade internacional , começou a eclosão de um plano.

Ela e seus colegas Femen em sua batalha crescente contra o sexismo ea opressão feminina, decidiu acertar um alvo realmente difícil: o regime do presidente bielorrusso Alexander Lukashenko, o último ditador da Europa. "Passamos duas noites conversando sobre as coisas no Café Kupidon, que era o nosso escritório na época. Estávamos muito inexperiente, mas sabia que seria perigoso. "

Metendo Belarus seria o primeiro problema. Inna Shevchenko, Oksana Shachko, e Sasha Nemchinova tomou um trem durante toda a noite de Bryansk, na Rússia, para evitar o posto de fronteira entre a Ucrânia ea Bielorrússia. (A fronteira entre a Rússia ea Bielorrússia é aberto, sem postos de controle.) Femen já havia vencido uma medida de notoriedade, e as mulheres não queriam ser ligado novamente na fronteira, Shevchenko me disse.

"Temos que Bryansk, no meio da noite e pegamos um ônibus para Minsk. Chegamos às 4 da manhã, e alugou um quarto na estação de ônibus. Estávamos nervosos, e eu não conseguia dormir. Nós acordamos e chamou o nosso contato, mas assim que ela ouviu a nossa voz, ela disse: 'Não diga mais nada! " e nos disse para encontrá-la pelo teatro. "A voz de Shevchenko afastou, seu olhar desviado. Imaginei a cena: os três jovens mulheres, que embarcam em uma missão que poderia custar-lhes a sua liberdade, se não de suas vidas, montando em um frio, escuro, ranger de trem ao norte de Kiev pelas florestas cobertas de neve, o céu sem estrelas e preto . Em seguida, pegar um ônibus da era soviética frágil trundling para baixo um gelado, estrada esburacada para Minsk, uma cidade enfeitada com retratos de Lukashenko presidindo avenidas cinza monótono, spottily iluminado por lampiões. Um quarto sujo na estação de ônibus.

"Nós pegamos um táxi para o teatro. Foi bizarro: as ruas estavam vazias e silenciosas. É a capital, mas parece uma cidade fantasma. O quartel-general da KGB estava em uma, ampla rua tranquila, sem ninguém por perto ", disse Shevchenko. "Nós rapidamente se despiu, levantamos nossos cartazes, e começou a gritar nossos slogans."

Apenas um vídeo sobreviveu ao ataque KGB que logo em seguida. Ele mostra as três mulheres em falsos, bigodes Lukashenko espessas, com Shevchenko e Shachko penteado em coroas de flores. A cabeça de Nemchinova foi raspada para conferir à sua calvície masculina do presidente, seus ombros carregam dragonas Lukashenko de estilo, com as costas pintadas com o retrato do ditador, e uma estrela vermelha comunista estampada entre os seios pendentes. Eles cantaram apenas um slogan, "Zhyve Belarus! "(" Viva Belarus! "), os seus cartazes com a inscrição que ea liberdade aos presos políticos! O vídeo que conseguiu sair "foi baleado", Shevchenko disse, "por um jornalista que veio, parou e gravada, e seguiu em frente."

Estranhamente, ninguém prendeu os ativistas.

"Nós pegamos nossos casacos e vestiu-se e correu como um louco. Viramos para os pátios e correu becos ", disse Shevchenko.

"Nosso contato bielorrussa manteve correndo nós ', Apresse-se! Apresse-se! Você tem que chegar à estação de ônibus rápido! ' Naquele momento, vimos um homem em uma capa de chuva preta e chapéu preto, sentado sozinho em um banco próximo. Levantou-se e veio e passou por nós, falando em seu telefone. Por um minuto pensei:Estamos presos! Mas não. Nós começamos a relaxar. Era verdade, a gente conseguiu e agora estávamos indo para fugir. Mas, em seguida, na estação de ônibus, vimos um segundo homem com um casaco preto e chapéu. Ele veio e ficou por nós como nós escolhemos os nossos bilhetes. Mas ele não fez nada. Ele fingiu estar lendo um sinal ao lado de nós. "Eles deixaram o homem de preto e saiu correndo para o ônibus. Quando estavam prestes a embarcar, que tudo começou.

"Dez caras no treino pretos, com fones de ouvido walkie-talkie, nos cercaram," Shevchenko contou. "Em seguida, dois deles me agarrou e apertou as mãos sobre minha boca. As pessoas ao nosso redor se virou, fingindo não ver nada, eles são de que com medo da KGB lá. Os homens arrastaram-nos até uma van cinza, sem janelas, e nos empurrou para dentro, com um oficial sentado em cada lado de nós, para que não conseguia se mover. Havia um total de seis carros com nossa minivan, e nós abertos para fora em alta velocidade. "

Os ativistas exigiram saber quem eram esses homens, mas eles se recusaram a responder. Um deles pegou o celular de Shevchenko e começou a percorrer as suas mensagens. "Os homens nos perguntou quem éramos e por que estávamos aqui. Dissemos a eles a verdade, uma vez que sabia de qualquer maneira. "Com nós, você precisa ter cuidado, 'um dos nossos captores não parava de dizer", me disse Shevchenko. Ela pediu, em vão, ser entregue à polícia. "Eles nos dizia: 'Agora, cadelas, você vai descobrir o que significa vir a Bielorrússia e destruir nossa unidade nacional!" Eles puxaram as minhas mãos atrás das minhas costas e colocar algemas de plástico em mim. Fizeram-nos sentar-se na van com a cabeça curvou-se entre os joelhos. Toda vez que eu levantei minha cabeça, eles me bateu. Tudo cresceu em mim a partir da posição apertado. Eu nunca tive que ir ao banheiro, mas Oksana fez, então eles a levaram para fora e ela agachou-se e se foi, como um cachorro na coleira. Nós dirigimos por cerca de cinco horas, sempre curvado.

"Era insuportável", ela lembrou. "Eles ficavam nos dizendo," Lembre-se de suas mães rostos e como eles eram felizes quando viram você. E agora imagine-los quando vêem seus cadáveres. " Caso contrário, houve um silêncio total. Era estranho. Eles não conversam entre si, nem uma palavra. Eles foram treinados profissionalmente. "

Finalmente, no final da tarde, o veículo parado. "Eu pensei, agora eles vão nos matar ", disse Shevchenko. "Eles nos fizeram sair. Todos eles tinham máscaras.Um cara estava acenando em torno de uma faca enorme. Eles nos levaram para a floresta e nos fez tira topless, e deu-nos um cartaz suástica para segurar. Agora eles vão nos matar, com certeza , eu pensei. "

Os homens tiraram fotos de mulheres com o emblema nazista e, em seguida, ameaçou matá-los."Então um deles disse: 'Tire suas calças e cuecas, e se virar e enfrentar longe de nós. E curvar. Agoraeles nos estuprar , pensei. Esperamos três minutos assim, mas eles não estuprou nós ", ela me disse.

"'Dress pela contagem de três!" Ele então gritou.'Strip pela contagem de três, ou você vai ser morto!'Mantivemos vestir e despir. Eles bateram-nos se nós não poderia manter-se. Então eles vieram até nós com uma espécie de balde e derramou algo sobre nossos rostos. Era tinta verde, uma espécie de óleo, em seguida, eles caíram penas em cima de nós. Um cara me agarrou e me empurrou para o chão. Ele me segurou para baixo e acenou com a grande faca em cima de mim. Ele agarrou meu cabelo e puxou, e cortá-lo com a faca. "

As mulheres foram arrastados de volta para a van e obrigaram interior para uma viagem que não durou muito tempo. Os homens empurraram as mulheres para fora no anoitecer gelado. Shevchenko lembra que o motorista era um homem mais velho, ela poderia dizer por seus olhos, através de sua máscara de esqui. Ele apontou para a floresta e disse: "da Ucrânia dessa forma. Basta manter para a direita ".

"Caminhamos para a floresta", disse Shevchenko. "Quando ouvimos eles de carro, que começou a correr."

As mulheres caiu e tropeçou através dos bancos de neve, tropeçando em troncos de árvores caídas e galhos caídos, e descobriu que eles estavam em um pântano congelado. Em e sobre eles arrastava. A noite caía e eles estavam sozinhos, agora profundamente entre as árvores.

"Nós finalmente chegaram a um rio e viu um homem do outro lado. Ele gritou para nós e perguntou quem éramos. Mas de repente ele simplesmente saiu correndo. Nós vagamos por mais uma hora, mas acabou circulando direita em torno de onde tinha começado. Começou a nevar. Temos muito medo. "No escuro reunião, eles ouviram o barulho de motosserras staccato. Três homens logo saiu da floresta.

"Eu corri até eles. Mas eu estava coberto de tinta verde e penas. Eles olhou assustado, mesmo com medo de nós. Disseram-nos que a sua aldeia era de cerca de 10 quilómetros de distância. Em seguida, eles desapareceram. "

Os ativistas marcharam sobre, tendo quase perdido a esperança de encontrar a fronteira com a Ucrânia, cada vez mais com medo da noite. Mas, então, um homem veio quicando junto em cima de um trator. Shevchenko arrancou a nota de 100 dólares que tinha enchido em sua meia para emergências.

"Eu ofereci a ele, mas ele não nos levaria a lugar nenhum. Ele não conseguia entender o que eu queria! Eu continuei gritando "Leve-nos para a aldeia para esse dinheiro! Ele falou meia engolir suas palavras. Ele era tão ignorante, que dificilmente poderia entendê-lo. Ele simplesmente se recusou a ajudar e dirigiu em ".

Depois de um par de horas de tropeço no caminho, eles chegaram à aldeia de Beki. Um velho convidou-os em sua cabana, deu-lhes chá e blusas, e deixá-los tirar suas roupas molhadas e seque-as em seu fogão.

"Eu me senti seguro pela primeira vez", disse Shevchenko, que chamou Anna Hutsol e lhe disse onde eles estavam. "O velho nos alimentou macarrão e cebolas fritas, e ele nos levou a duas camas em uma sala ao lado. Dormi em um com Oksana. Oksana não parava de chorar, dizendo: 'Nós temos que sair! Vou-me embora ou eles virão para nós! ' Mas eu disse: 'Não, nós não podemos sair para madeiras na noite. Se o fizermos, eles podem nos matar lá e ninguém saberia. "Ela ameaçou ir sozinho. "

Então, as coisas tomaram um rumo para o pior.

"Um homem enorme, um lenhador, que estava bêbado e zangado, explodiu em nosso quarto e atirou-se sobre nós, tateando-nos e querendo ter relações sexuais. Nós continuou empurrando-o, e ele voltava, arranhando nós. Ele estava tentando nos estuprar. O velho voltou e gritou para ele parar e fê-lo sair ", disse Shevchenko.

"Então ouvimos a voz estridente de uma mulher."Polícia! Polícia! A polícia está aqui! Jogue essas meninas para fora! Somos pessoas simples, estamos desprotegidos! Não nos envolver com tudo o que você fez! "

"Um oficial entrou na casa e calmamente nos perguntou o que tinha acontecido, que tinha feito isso para nós", me disse Shevchenko. "Ele foi muito educado.Como ele nos ouviu, seu rosto mostrou como ele ficou chocado. "O máximo que acontece aqui é aldeões contrabandear vacas através da fronteira e vendê-los", disse ele. Naquele momento, o embaixador ucraniano e adido de imprensa mostrou-se, ou dois homens dizendo que isso é quem eles eram. Como poderíamos saber ou confiar em ninguém? "Não vai ser tão fácil para você sair sem documentos", disse o embaixador. Polícia nos perguntou se queríamos para abrir uma investigação criminal, e eu disse que sim. Mas, de repente, o embaixador disse, 'Nós precisamos ir, e agora! " Eles nos empurrou em seu carro. Nós dirigimos até a fronteira com esses dois homens, mas quem eram eles?

"Homens de casacos pretos estavam com o posto de controle", lembrou Shevchenko. " Eles vão nos prender agora , pensei. Mas nós atravessou com o embaixador, e para o lado da Ucrânia. À noite, estávamos de volta em Kiev. "

Repórteres Hutsol, que havia enviado o embaixador que realmente era ele, tinha também convocadas, que se reuniram às mulheres no momento da chegada.Muito provavelmente, a fama de Femen na antiga União Soviética tinha-os salvo de maiores danos. Numa conferência de imprensa em Minsk, uma semana depois, Lukashenko sugeriu que seus serviços de segurança tinha realmente raptado as mulheres, assim "mordendo a isca" e mostrando que poderia ser provocado. Shevchenko, de qualquer forma, aprendi uma coisa sobre si mesma do calvário. "Enquanto eu esperava pela morte, senti algo mudar dentro. Eu percebi que eu não podia fazer nada exceto continuar com meu ativismo. Eu sabia que se eles me pediram para pedir-lhes para a minha vida, eu não faria isso. Eu não estava pronto para desistir da minha luta para salvar a minha vida. "

Shevchenko e eu nos sentamos em silêncio. Seus olhos estavam vazios, sua voz drenado. A partir desse sombrio dezembro, ela iria suprimir suas emoções, os seus interesses privados, qualquer desejo que ela pode ter tido uma vida pessoal, em favor do Femen. Muitas vezes ela me disse: "Eu não preciso de um namorado. Eu não preciso de calor humano. Nesta fase da minha vida, estou me dedicando ao meu ativismo, e é isso. "A experiência sacudiu ela. "Eu era paranóico. Se a porta tocou, ele me levou 10 minutos para abri-lo, eu só tremia.Eu tinha certeza de que estava sendo seguido. Então, meus pais começaram a chamar. Mamãe chorava e chorava e até mesmo teve que ser levado para o hospital, ela ficou tão chateada. Ela gritou: "Nós proíbo de continuar com Femen!Minha irmã me ligou e disse a mesma coisa. Ela disse: 'Não faça mãe chorar!' Eu recusei. Eu lhes disse: 'Vamos viver como cada um de nós pensa melhor, e não tentar viver apenas para não fazer o outro grito. "

Russos tantas vezes me disse que décadas de repressão stalinista deixou o medo em seus genes. Se assim for, Shevchenko obviamente faltava tais genes. Eu mencionei isso, mas ela retrucou, "Fear em nossos genes? Nada soa estúpido para mim. Sim, eu nasci em um país onde as pessoas dizem essas coisas. Mas esta é apenas uma maneira para as pessoas fracas para explicar sua covardia. Quando você nasce em um país, tudo o que você quer fazer é ganhar o seu pão e manter a cabeça para baixo. Bem, eu prefiro estar morto do que viver dessa maneira. Eu prefiro ser morto. "fonte:http://www.theatlantic.com/