Por que o mundo precisa de Fotojornalistas, por DAVID ROHDE.Foto:James Nachtwey

19/12/2013 14:17

 

 

Em uma das fotografias mais amplamente divulgadas de 2013, um motim policial turca usa gás lacrimogêneo contra um manifestante em um vestido vermelho na Praça Taksim de Istambul. (Reuters / Osman Orsa)

Esta semana, Ron Haviv me descreveu pela primeira vez uma de suas fotografias mudou a história.

O fotógrafo de guerra aclamado foi cercado por obra de sua vida, que agora está em exposição em Nova York Foto Galeria Anastasia . Aos 23 anos, Haviv tirou uma foto de apoiadores do ditador panamenho Manuel Noriega Geral batendo recentemente eleito vice-presidente da oposição do país.

Partidários do ditador panamenho Manuel Noriega 
ataque eleito vice-presidente Guillermo Ford em Panamá 
City, em 1989. (Ron Haviv)

O que é notável sobre a imagem não é apenas o sangue vermelho que cobre a camisa do homem. É o soldado panamenho pé um nada poucos metros de distância, fazendo para protegê-lo. A fotografia apareceu na capa doTempo , Newsweek , e EUA News and World Report . Meses depois, o presidente George HW Bush citou a imagem fascinante em seu discurso justificando a invasão do Panamá EUA.

"De repente", disse Haviv, um colega de longa data e amigo ", eu tinha essa compreensão de que o trabalho que eu estava fazendo era sair para o mundo e criar e causando uma reação. Ele ajudou a cimentar o meu desejo de fazer isso para a vida. "

Um quarto de século mais tarde, a fotografia é o nosso meio predominante de comunicação. Avanços tecnológicos vertiginosas permitir que um número enorme de imagens de meio-a-bilhões de dólares por ser filmado e publicado on-line a-dia. No entanto, o surgimento da Web e smartphones tornou mais difícil do que nunca para os fotógrafos para ganhar a vida.

Haviv, um dos membros fundadores da agência de fotografia VII, diz que apenas um punhado de revistas e jornais, agora, enviar fotógrafos para cobrir histórias no exterior. Haviv teme que imagens icônicas que podem desencadear a consciência do público estão sendo perdidas.

"Há olhos perdidos em grandes histórias", disse Haviv, que cobriu a maioria dos grandes conflitos ao longo dos últimos 30 anos.

Como tantas outras indústrias, a Web tem tido um impacto desorientador e de dois gumes na fotografia. Ele fez a fotografia mais popular e acessível. Tem também, no entanto, minou fonte tradicional de fotografia de publicidade financiamento de impressão. Algumas operações de notícias estão gradualmente aumentando suas receitas online, mas eles não foram capazes de compensar as perdas sem precedentes na impressão.

Refugiados hutus ruandeses no Zaire, em 1994. (Ron Haviv)

Nesta primavera, o Chicago Sun-Times eliminou toda a sua 28 pessoas departamento de fotografia. (No mês passado, sob pressão sindical, contratou de volta quatro deles.) Como se mudou para Web-somente publicações, EUA News and World Report demitido sua equipe de fotografia eNewsweek divulgou os fotógrafos contratados. Outras revistas, jornais e agências de notícias, incluindo Reuters , têm reduzido suas equipes de fotografia e taxas.

No mês passado, o Centro de Pesquisa Pew descobriu que mais fotógrafos de notícias, artistas e cinegrafistas foram demitidos do que qualquer outro tipo de jornalista. A nível nacional, os números diminuíram 43 por cento, de 6.171 em 2000 para 3.493 em 2012.

Donald R. Winslow, um fotógrafo veterano e editor de Notícias Fotógrafo da revista, a publicação comercial do Press Photographers Association Nacional, chamou aqueles cortes um erro estratégico.

"Nós agora vivemos na mais visual, sociedade letrada América já teve", disse-me Winslow. "Como os jornais tomaram seu produto para a Web, eles não conseguiram perceber que eles precisavam para adicionar fotografias, não reduzi-los."

Publicação de auto-retratos de smartphones on-line tornou-se tão onipresente que o Dicionário de Inglês Oxford declarou "selfie" a 2013 palavra do ano. O burburinho e debate a prática circundante atingiu um crescendo quando o presidente Barack Obama posou para primeiro-ministro dinamarquês Helle Thorning-Schmidt do iPhone auto-retrato com primeiro-ministro britânico David Cameron na casa de Nelson Mandela serviço memorial.

Ao mesmo tempo, a Casa Branca de Obama, usando a mídia social e um na casa-fotógrafo, criou um sistema orwelliano para a distribuição de imagens higienizadas do presidente que exclui fotojornalistas. O governo proíbe a imprensa da Casa Branca de Obama fotografar no trabalho no Oval Office-uma prática aceita há muito tempo.

Os restos mortais de um homem que foi decapitado e queimado 
durante a guerra do Kosovo, em 1999. (Ron Haviv)

"Por nenhum estiramento da imaginação são estas imagens jornalismo", Santiago Lyon, diretor de fotografia na Associated Press, escreveu em um artigo de opinião contundente em The New York Times na semana passada. "Ao contrário, eles se propagam um retrato idealizado de eventos Pennsylvania Avenue".

Outros argumentam que a mudança tecnológica alterou irreversivelmente fotojornalismo. Os fotógrafos profissionais, insistem, inevitavelmente se juntar às fileiras de coletores de pedágio, telefonistas de telefone e outros trabalhos prestados obsoleto.

No entanto, os fotógrafos estão adotando as novas realidades e-através de sua imagens, comprovando sua relevância.

Apesar dos milhares de milhões de imagens de telefone celular postados no Facebook e no Flickr, a grande maioria das fotos icônicas capturando grandes eventos são tomadas por fotógrafos profissionais. Nove dos 10 imagens emtempo da revista "Top 10 Fotos de 2013", por exemplo, foram tiradas por fotógrafos profissionais.

"Sim, há um milhão de imagens por aí," Tempo diretor 's da fotografia, Kira Pollack, me disse em uma entrevista. "Mas as imagens desses jornalistas são os únicos que são os mais atraentes."

Julgue por si mesmo. Aqui estão da Time top 10 .

Blogs que caracterizam o trabalho de fotógrafos profissionais a Reuters , The Atlantic , The New York Times , Los Angeles Times , Boston Globe e Denver Post , entre outros, continuam a tirar o tráfego on-line de alta.

James Estrin, um New York Times fotógrafo que co-edita o jornal fotografia blog, "Lens", com o colunista David Gonzalez, disse que a explosão em imagens de mídia social está impactando a fotografia de duas maneiras. Em primeiro lugar, ele está criando um grande público novo que aprecia o grande fotografia.Em segundo lugar, está mudando a natureza de fotografias. A grande maioria das imagens que partilhamos online é sobre nós mesmos, nossas famílias e nossos amigos não outros.

"A fotografia é quase sempre 98 por cento-um pedaço de moeda em uma interação social", disse ele. "A função de uma fotografia é diferente."

Phan Thi Kim Phuc corre de um ataque de napalm no Vietnã, 
em 1972. (Nick Ut / AP)

Estrin disse que ainda não sabe se as mudanças, em geral, são positivos. Ele teme que torrente de hoje de imagens faz com que seja impossível para uma foto icônica a surgir, por exemplo, uma fotografia de Nick Ut angustiante de uma jovem vietnamita, que tirou a roupa em chamas, gritando depois de um ataque de napalm. Ele está preocupado que as fotos de hoje pode não ter o mesmo impacto.

"Há tantas fotografias que é difícil para um para ficar fora", perguntou Estrin."Mesmo quando uma foto vai viral, é apenas por 24 horas."

Stephen Mayes, o ex-executivo-chefe da VII e um executivo de longa data em outras agências de fotografia, diz fotógrafos devem se reinventar.

"Cabe aos profissionais de provar que temos valor", disse ele. "O mundo não nos deve a vida, porque nós fazemos ótimas fotos."

Haviv e outros estão fazendo exatamente isso. Eles estão desenvolvendo muitos seguidores de mídia social, atirando documentários, e aceitando doações de fundações, sem fins lucrativos, e as Nações Unidas para apoiar o seu trabalho.Editores de fotografia dizem que imagens feitas por amadores podem ser poderosos, mas os fotógrafos profissionais ainda são necessários para compor as imagens profundamente camadas que assombram telespectadores.

Os fotógrafos profissionais são vitais. Sem eles, a consciência do mundo vai murchar. Eles dão testemunho para todos nós.Fonte:http://www.theatlantic.com

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

39693

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now