Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional divulga calendário de apresentações online em julho

Apresentações foram gravadas em parceira com outros países, por meio das embaixadas. Vídeos serão publicados terças-feiras, às 20h, nas redes sociais.Fonte:https://g1.globo.com/

14/07/2021 11:47

 


Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em homenagem aos 60 anos de Brasília — Foto: Orquestra Sinfônica/Divulgação

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional em homenagem aos 60 anos de Brasília — Foto: Orquestra Sinfônica/Divulgação

 

Enquanto ainda não há uma definição de quando as apresentações presenciais voltarão acontecer, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro (OSTNCS) segue ocupando as redes sociais com música clássica. Durante todo o mês de julho, novos vídeos serão publicados todas as terças-feiras, às 20h.

O público pode acompanhar pelo canal da Orquestra no YouTube. O trabalho é resultado de parcerias com outros países, por meio das embaixadas em Brasília (veja programação mais abaixo).

 

Brasil e EUA

 

Um dos destaques, é o vídeo gravado remotamente que mostra membros da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional tocando a cena "Robert Jordan Doesn’t Teach English" da ópera "For whom the bells tolls" de Brian Gundstrom.

A obra conta a história de um personagem que representa o escritor Ernest Hemingway. Na história, ele é retratado como um professor de espanhol que luta contra o fascismo na Guerra Civil Espanhola (1936-1939), eixo do clássico da literatura mundial.

A peça será publicada no dia 20 de julho. O material é resultado de uma parceria entre Brasil e Estados Unidos, com o corpo sinfônico nacional sendo encorpado por solistas e intérpretes do país norte-americano.

No mesmo dia, também será publicado um vídeo que mostra uma série de entrevistas sobre como surgiu a ideia da colaboração entre os artistas dos dois países.

Orquestra Sinfônica de Brasília grava homenagem aos 60 anos da capital
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
--:--/--:--
 
 
 
 
 

Orquestra Sinfônica de Brasília grava homenagem aos 60 anos da capital

 

Retorno presencial

 

G1 entrou em contato com Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec), que é responsável pela OSTNCS, para saber se há previsão para o retorno das apresentações presenciais. A pasta respondeu que sim, mas que, por enquanto, ainda está comprando equipamentos de proteção que serão usados para proteger os músicos durantes os espetáculos.

"Há um projeto de retorno gradual em composições menores. No momento, estão sendo adquiridos insumos para esse projeto, como acrílicos separadores e equipamentos de proteção individual", diz a Secec.

 

Confira a programação de julho da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional

 

Terça-feira (13)

 

  • Concerto Austríaco da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro - tocado no Centro Cultural da ADUnB em outubro de 2016
  • 20h
  • Pelo canal da Orquestra no YouTube
  • De graça

 

Terça-feira (20)

 

  • Cena "Robert Jordan Doesn’t teach English" da ópera "For whom the bells tolls" de Brian Gundstrom - gravado pela internet em 2021
  • 20h
  • Pelo canal da Orquestra no YouTube
  • De graça

 

Terça-feira (27)

 

  • Johannes Brahms concerto para violino e orquestra Op.77 – apresentado no Cine Brasília em 2016
  • 20h
  • Pelo canal da Orquestra no YouTube
  • De graça