Stanley Greene entrevistado por MICHAEL KAMBER.

05/03/2013 17:06

 

Stanley Greene , 61, é membro fundador da Imagens Noor , uma fotografia da agência, coletiva e fundação em Amsterdã. Seus livros incluem o "autobiográfico Passaporte Preto "e" Ferida Aberta: 1994-2003 Chechênia . "Ele ganhou o W. Eugene Smith Grant em 2003. Michael Kamber falou com ele em Paris, em maio. Suas observações foram condensados.fonte:http://lens.blogs.nytimes.com


Q.

O que é que você queria dizer com "Passaporte Black"?

A.

Eu queria esclarecer as coisas. Eu mantive ouvir as pessoas dizer: "Chechênia foi quando realmente começou a ser um fotógrafo." E isso não é verdade. Eu estava atirando de volta no Muro de Berlim, mas ninguém sabia sobre isso. Eu caí por entre as fendas. Eu queria uma maneira de dizer que as minhas influências não são as que você acha que eles estão. Eles estão sobre a pintura. Eles são sobre música. Eles são sobre outras coisas. A maneira que eu fui filmar realmente não mudou desde que nos anos 70, antes de todos esses fotógrafos surgiram novas. Meu antigo trabalho, como rock and roll, realmente as unhas dela.

Eu encontrei meu caminho visão antes Chechênia, é só que você não sabia sobre isso, o público não sabe sobre ele. Louis Faurer é um fotógrafo incrível, mas ele caiu através das rachaduras. Robert Frank usou seu quarto escuro e, obviamente, Robert Frank olhou para seus quadros. Eles eram amigos. Mas Louis Faurer caiu através das rachaduras. Ele era um grande fotógrafo e uma impressora grande. Frank estava saindo com Bill Brandt, e ele estava saindo em Paris com Man Ray e outros. É a mesma coisa se ​​você olhar para Garry Winogrand, DeCarava Roy e Lee Friedlander.

Q.

Deles não é uma visão sombria?

A.

Deles não é uma visão sombria. Era uma maneira de olhar para fotos.Nesse ponto, as imagens foram sendo olhado de uma maneira muito clássica. Eu acho que a Segunda Guerra Mundial sacudiu tudo, da fotografia à música à literatura à pintura à escultura para o filme. Tudo começou agitado.

Esses caras voltaram e que tinham visto a guerra. Eles tinham visto a morte. E sua mentalidade toda - os pintores abstratos - eles voltaram com as barras de vermelhos e negros. E, é claro, a fotografia foi agitado também. É óbvio tudo ficou abalado. Mas até que ponto, você tinha esse muito ainda, muito clássica fotografia, muito bonita, tendo nada longe de Ansel Adams e Minor White.

Q.

Os anos 1950 foram Chevrolets e cachorro-quente eo homem de terno cinza. Então você tem tudo isso início fotografia muito escura a tomar forma.

A.

Visão escura Gene Smith foi à espreita. E então, depois da guerra, ele simplesmente explodiu.

Q.

Conte-me sobre Eugene Smith.

A.

Ele era um grande fotógrafo. Ele era um humanitário. Mas ele também tinha um monte de demônios. Ele usou drogas - ele fez um monte de drogas - e ele bebia e que ele era obcecado. Eu entendo a obsessão. E Gene ficou obcecado.

A maior história é quando a pessoa que cuidava de sua casa, Hattie, veio para a cidade para dizer-lhe para tentar conseguir algum dinheiro, porque ela estava apoiando a sua família em Nova York. Ela teve que descer. Gene estava tão consumida com a procura de sua visão e de impressão e tudo, ignorou completamente toda a sua família, a ponto de Gene enlouqueceu.

Q.

Você trabalhou para ele?

A.

Sim, eu trabalhava para ele. Ele estava obcecado. Se você estivesse no estúdio, Gene caberia. E não importa o tempo que você saiu, quando voltou de manhã, Gene caberia. Eu nunca vi Gene sono Smith. Ao mesmo tempo, estamos agora a puxar para trás a pele cebola e olhando para ele um pouco mais difícil, especialmente com a questão digital.

Michael KamberStanley Greene, em Paris.

Há um grande debate acontecendo agora sobre arquivos RAW. As pessoas dizem que sua negativa é um arquivo RAW, e você está manipulando as imagens na câmara escura.Eu não sou. Toda a informação que está no meu negativo.

Bem, eles dizem, toda a informação que está nos arquivos RAW. Mas se você alterar uma imagem e alterar os tons, isso é manipulação.Sinto muito, não posso fazer isso com um negativo preto-e-branco. Eu só posso manipular para as sombras. E eles jogam fora Gene Smith e sua impressão. Quando os jornalistas começam a distorcer a realidade, então eu tenho um problema real com ele. E quando tudo começa a parecer um desenho animado, eu tenho um problema com ele.

Q.

Você está dizendo que não há Photoshop muita coisa acontecendo?

A.

Demais. E com [o Photoshop] CS5, vai ser pior. Imagine. Não há esta definição agora no CS5 onde você pode remover o cavalo e não haverá nenhum fantasma. É assustador. Mesmo na Leica M9, ​​há uma definição que diz, "vintage preto e branco." Fotógrafos está fotografando em cores e impressão em preto e branco. Eu fui treinado: se você atirar em cores, você está olhando para cor. É isso!

Acho digital é grande - para a cor. Eu não acho que isso é ótimo para preto e branco. Eu acho que é a manipulação demais. Não é real. Não é este tipo de cinza. Eu ainda não entendo os negros que eu quero sem levá-lo a tal extremo que se torna uma caricatura de si mesma.

Q.

Vamos enfrentá-lo, um monte de fotojornalistas têm agora em tempo integral assistentes que não fazem nada além de suas imagens Photoshop. Mas você não dizer que estes são fotojornalistas inserir objetos para dentro da moldura ou remoção de objetos a partir do quadro, que está queimando e principalmente evitando, certo?

A.

Não, eu estou dizendo que eles estão colocando coisas na armação e tirando coisas do quadro. Absolutamente. Eu definitivamente acho que eles estão fazendo isso. Você tem um balde ou uma cadeira na imagem original e de repente as mudanças de cor, porque ele vai melhor com o formulário.

Eu sempre amei as fotos do Afeganistão, que eu vi que foram Photoshopped.Quer dizer, de repente, o Afeganistão tem nuvens. Toda vez que eu fui para o Afeganistão, tem sido um céu plana. Mas, de repente, você tem Deus céus.Onde é que os vêm? De repente nós temos cores que nem sabia que existia.

Q.

Você pode fazer o caso que alguém como o Alex Webb foi underexposing Kodachrome há 20 anos, a impressão Cibachromes com ele e obter cores vibrantes.

A.

Mas posso dizer que quando você olhar para o seu slide, toda a informação que é nesse slide. Ele não está no computador. É sobre o slide. Você não pode mudar isso. A informação é tudo no slide. Assim como a informação é tudo na minha negativa. Eu não posso mudar isso.

Q.

Eu estava no World Press Photo, na semana passada, e metade das coisas que parece que foi filmado através de um rolo de papel higiênico.É tão fortemente queimado nas bordas e e saturação. Ele tem esses negros realmente pesadas. Há todo um visual, um estilo todo, que está tomando conta.

A.

É realmente tomando conta. O problema é que, quando as pessoas ganham World Press, jovens fotógrafos dizer: "Oh, eu tenho que fazer isso. Eu tenho que ser parte disso. "

Q.

Você acha que nós precisamos voltar a tiro filme de novo? Você acha que precisamos de voltar a quando houve uma abordagem purista de fotojornalismo?

A.

Sim. Eu também acho que nós vamos ter mais fotos do século 20 do que nós vamos ter a partir do 21, porque tudo está sendo excluído. Digital não é real. Eu posso tocar um negativo. Eu não posso tocar digital. Quando você tem que fazer algo com 15 unidades de disco rígido, não que algo chocalho?

E também, quando você atirar digital, você pode chimpanzé, você pode olhar para a imagem na câmera. Imaginem Cartier-Bresson se ele estava tentando tirar uma foto e, de repente, ele olhou para baixo. Ele iria perder esse momento seguinte. Um fotógrafo de combate realmente bom chimping no meio de campo poderia ter uma bala em sua cabeça. Estou surpreso que ninguém tenha sido atingido ainda.

Mas por tiro filme, você é forçado a pensar realmente sobre o que você está fotografando. Você tem que ter um diálogo entre você eo objeto. Quando eu tiro, eu tiro a partir de todos os ângulos possíveis, porque eu sou um fotógrafo de super inseguro. E quando estou a fotografar filme, estou ainda mais inseguro. Eu empurrar o envelope na tentativa de obter o tiro certo, mas eu também acho que passar. Com o digital, há um momento em que você diz: "Ah, eu entendi. O que o inferno. "

Eu acho que não temos escolha a não ser voltar para filme de assassinato, já que temos de voltar a algum tipo de integridade. Eu acho que estamos perdendo o código moral. E eu acho que, no final, com o filme - sim, você pode manipulá-lo e, sim, você pode mudar algumas coisas - ainda há um código moral.

De qualquer forma, eu gosto de filme de tiro. Tenho mil rolos de Kodachrome. Mas o medo que tenho todos os dias é: "Quando eu estou indo para obter que a atribuição de ouro onde eu possa realmente ir filmar o Kodachrome, em seguida, enviá-lo para o Kansas e ainda espero que eles ainda estão processando isso?" Eu estou esperando. Qualquer dia, eles vão dizer: "Está tudo acabado." Mas eles disseram que cerca de Polaroid, Polaroid e agora está de volta com uma vingança.

Q.

Eu tenho ouvido isso de um monte de fotógrafos mais velhos: que os jovens fotógrafos hoje são tecnicamente incrível, eles aprenderam que uma fotografia incrível parece, mas às vezes eles não têm uma variedade de influências ou uma humanidade certa.

A.

Eles não têm humanidade. Eles são definitivamente muito melhor tecnicamente. Eles sabem que a frente e para trás. E eles deveriam. É sua geração. Mas, ao mesmo tempo, por causa de todas as tecnologias que, eles estão a perder a humanidade.

Quando chegarmos ao ponto onde começamos a cavar sepulturas para fazer fotografias, eu acho que nós estamos em apuros. Quando chegarmos ao ponto em que uma mulher está lá com um balde, tentando segurar em suas entranhas, e estamos tentando fazer o frame da direita, e chimping ao mesmo tempo, estamos fazendo isso, estamos em apuros. "Espere um minuto, eu preciso tirar esta foto, mas eu preciso fazer uma entrevista com você, mas também, eu preciso atirar algum vídeo. Você acha que você poderia manter aquele balde lá e talvez um pouco mais, para que pudéssemos ver o sangue escorrendo para fora? "E ela é apenas em estado de choque.

Q.

Onde você viu isso?

A.

Na Geórgia.

Q.

Você acha que os jovens fotógrafos precisa ficar longe do computador e começar a olhar para outras influências?

A.

Primeira coisa, eu acho que os fotógrafos precisam ficar longe do computador e sair e andar em torno das comunidades que eles fotografia. Eu acho que um monte de fotógrafos estão levando nada de graça.

E há uma coisa chamada turismo desastre. Isso é nojento. Eu sinto muito.Mas isso é nojento: trazer as pessoas, como eles estão indo para o zoológico, e mostrar-lhes como tirar fotos.

"Esse é o trabalho de um jornalista, a perturbar o seu dia."

 

Stanley Greene

Eu acho que quando você chegar em um lugar, você precisa para farejar o ar. Você precisa ter o seu dedo, pau-lo e ver onde o vento está soprando. Você precisa ser capaz de se comunicar com as pessoas. Você deve saber uma língua. Mas mesmo se você não sabe uma língua, você deve pelo menos ser digno o suficiente para entender o que você está prestes a fotografia, em vez de apenas ir, "Pow, pow, pow." Porque quando você faz isso, então você é um abutre, e então você é o que muitas ONGs nos chamar: "Mercadores da miséria."

Mas se você tomar o tempo e realmente ter uma compreensão do que a história é sobre, você vai sair com uma experiência. Não vai ser só para alguns prêmio World Press. Será: "Eu entendo o que essas pessoas estão passando, e eu acho que devemos fazer algo sobre isso."

Porque eu acho que - no final do dia - temos de ser diplomatas. Eu não gosto da palavra "fotojornalismo." Tem sido abastardada. Estou confortável com a idéia de ser um fotógrafo, sendo apenas um fotógrafo. Eu não quero ser um artista, eu quero ser um fotógrafo. Isso é o que eu faço. E um fotógrafo é alguém que olha o mundo e tenta fazer algum sentido para si, e para todos os outros. E é isso que eu quero fazer.

Quando eu faço uma história, eu vou lá e tento entender o que está acontecendo. Vou tentar pesquisar antes de ir. Eu tornar-se apaixonado. Ele fica sob a minha pele e eu fico um pouco obcecado. Eu tenho um problema com apenas correndo para um lugar porque há violência e morte e destruição e achamos que vai ajudar a nossa carreira. Há todo um grupo de jovens fotógrafos que trabalham com essa mentalidade, eo problema com isso é que eles dão a todos nós um mau nome.

Q.

Mas você acha que alguém, uma pessoa jovem, pode olhar para o seu livro - há um monte de mulheres bonitas e um monte de morte em seu livro - e ter a idéia errada? Ou se sentir como isso é algum visão romântica do que a minha vida será como se eu seguir Stanley Greene?

A.

Não, eu tentar esvaziar essa imagem. Quando você percebe que você tem com essas mulheres e você deixou-os e quebrou seus corações - e olha, vamos ser real aqui. Eu não possuo um apartamento. Eu não tenho uma casa. Eu não possuo um carro. Eu não tenho quaisquer ações e títulos. Tudo o que tenho são as minhas câmeras. É isso aí. E umas botas de cowboy.

Se você quer ser um sucesso financeiramente, por favor, não siga este caminho.

Muitas das histórias que eu fiz, eu financiado. Eu não sou uma pessoa de bom negócio. Eu não sabia como negociar com uma revista. Eu simplesmente disse: "Por favor, dá-me dessa história, e me dê o sinal verde para ir fazê-lo." Ou, em alguns casos, "Se eu fizer isso, e eu tenho as fotos e eu enviá-lo para você, envie-me dinheiro. "E essa é a geração que vêm de fora.

Eu vivo da mão para a boca. Eu sou um dos fundadores de Noor. Existem três agências hoje: existe Magnum, há Noor e há VII. Eu tenho muito respeito por VII, mas eu realmente acho que nós somos a segunda agência, e nós fizemos isso em três anos. Quando você diz que você é um fundador e proprietário da Noor, as pessoas esperam que você seja rico, mas não estamos. Porque nós estamos realmente empenhados em fazer o que estamos fazendo e temos feito sacrifícios para que isso aconteça.

E nós vamos continuar a fazer sacrifícios para permitir que isso aconteça. No final, não se trata de dinheiro. Você quer ter dinheiro suficiente para que você pode ir e comer uma refeição agradável, e você pode levar sua família de férias bastante razoável. Mas então você tem um outro nível, onde nem sequer pensar sobre isso - onde você só pensa sobre a próxima história. Como é que vamos conseguir o dinheiro para ir fazer a próxima história?

Q.

Direito. Mas parcialmente por causa disso, os fotógrafos estão fazendo oficinas e estão fazendo o trabalho da ONG. Eles estão encontrando maneiras diferentes. Eles não estão a tentar fazer ensaios fotográficos frescas que podem vender para revistas. Eles estão colocando suas energias em outras coisas para ganhar dinheiro.

A.

Estou feliz que você trouxe ONG, porque isso se tornou um jogo real.Como nós trabalhar para estes ONG, certo? É propaganda, para que eles possam levantar dinheiro e eles podem continuar a fazer o bem que eles fazem. Ficamos todos chateado se um fotógrafo atira para a Shell ou BP. Mas quando pensamos em termos de fotografar para determinadas organizações sem fins lucrativos que têm um monte de dinheiro, e tornar-se seu porta-voz, nós começamos a perder nossa objetividade.

Q.

Certo, mas o que deve ser o nosso papel como fotojornalistas que trabalham para eles?

A.

Temos que ser objetivos, temos que aceitar isso. Por exemplo, quando eu trabalhava para a Human Rights Watch, que levaria as minhas fotos e vendê-los para arrecadar dinheiro. O que eu sempre admirei em Corinne Dufka é que ela era um grande fotógrafo. E ela parar e literalmente se tornou um investigador da Human Rights Watch. Eu acho que nós temos que ser investigadores.

Q.

Então você está dizendo que, quando estamos a trabalhar para ONGs, que podem tentar agradar as pessoas que estão trabalhando para, em vez de agir como verdadeiros jornalistas?

Stanley Greene / NoorAsya foi raptada e estuprada na idade de 14. Seu captor depois se casou com ela. Após o nascimento de seu filho, ele bateu nela. Ela fugiu para sua irmã em Grozny, na Chechênia.Depois de se formar na escola de enfermagem, ela conheceu seu segundo marido. Ela é agora 22.
A.

Exatamente. E isso acontece muito - mais do que as pessoas vão admitir.Porque você entender: "Eles estão pagando por um lugar para nós para dormir. Eles estão nos dando veículos para se locomover dentro Bem, então, nós certamente não vai sair e criticá-los. E nós sabemos o que esperar para ver. "

Q.

Como isso é diferente do que trabalhar para uma revista, que também espera ver alguma coisa?

A.

Um editor de revista que contrata me entender melhor que eu vou tentar mostrar-lhe a verdade. Algumas das minhas fotos eram muito difícil de olhar. Mas a verdade da questão era a imagem de americanos mortos em Falluja ia a correr contra uma propaganda e publicidade do povo disse: "Não, não, não. Cadáveres americanos? Uh oh. Não, não, não. Linhas de queimadas? Não, não gosto disso. "E, no final, a revista Time publicou em Fotos do Ano, sabe? Ela foi feita para a revista Newsweek, mas funcionou no Tempo.

Q.

Porque ele estava causando um problema com os editores? Ou os anunciantes?

A.

Sim, mas eu tiro a foto. Eu certamente não disse: "Será que os anunciantes ficar chateado se eu mostrar americanos mortos - queimados, sendo espancados e jogou na rua? E depois desligou debaixo de uma ponte e cortar? "

Q.

Não precisamos ver imagens como que, como os americanos? Houve quase não há imagens de americanos mortos publicados.

A.

Precisamos ver isso, porque é a realidade. Nós vamos ao cinema, e nós olhamos para a violência espirrou em toda a tela, como molho de espaguete. Se não podemos tolerar assistindo nossos homens e mulheres sendo mortas nestas situações, então não devemos enviá-los lá para ser morto de maneira tão horríveis. Nós não podemos ter as duas coisas.

Você quer sentar confortavelmente com seu jornal e blueberry muffin, e você não quer ver as imagens que vão perturbar o seu manhã. Esse é o trabalho de um jornalista, a perturbar o seu dia. O problema com os jornais e revistas dobráveis ​​é que o jornalismo investigativo vai desaparecer. E estes criminosos que fazem estas coisas desagradáveis ​​e sujo do mundo está indo para fugir com ele.

Q.

Deixe-me voltar para o livro. Você disse Eugene Smith e Louis Faurer eram doentes mentais. Você acha que há uma ligação entre grandes fotojornalistas e doença mental?

A.

Bem, eu acho que você tem que ser louco para fazer este trabalho. Eu acho que você tem que ser um monge. Eu acho que ele só toma muito de você. Qualquer pessoa que queira estar com você tem que ser super forte, porque não é apenas muito, muito mais do que está acontecendo em sua cabeça. Há muita coisa acontecendo em sua vida.

Eu fiz dois anos em um hospital psiquiátrico. Eu sei o que é loucura, então agora eu só estou controlando minha loucura. Eu acho que todo mundo deveria pelo menos reconhecer que eles são loucos. Eu reconheço que sou bastante lá fora. Mas eu estou lá fora a um ponto onde eu encontrei uma maneira de controlá-lo, e eu encontrei uma maneira de canalizar isso para que eu possa continuar a funcionar.

Q.

Quando você foi institucionalizada?

A.

Quando eu tinha 15 anos.E por que você incluir o material íntimo sobre mulheres e relacionamentos no livro?

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

25812

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now