Renomada curadora dará dois workshops online e gratuitos sobre Artes Visuais

Fonte:https://iphotochannel.com.br/

13/08/2020 10:48

 

Foto: Cottonbro / Pexels

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está oferecendo dois workshops gratuitos e online com a renomada curadora e pesquisadora de Artes Visuais Rosely Nakagawa. As apresentações serão transmitidas ao vivo no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). O primeiro, “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público”, acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto, e o segundo, “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, será realizado nos dias 27 e 28 de agosto, sempre das 18h às 19h30.

Foto: Pixabay
Foto: Brett Sayles

As inscrições para o workshop “Curadoria como espaço de ações e relações entre o artista e o público” serão abertas nesta quinta-feira (13) e seguem até a próxima terça-feira (18), podendo ser efetuadas no link bit.ly/cursocuradoria. Ao longo dos dois encontros virtuais, será discutido o papel do curador, incluindo o título e suas atribuições, na produção, na educação artística e na cultura contemporânea brasileira, a partir de questões relacionadas a: curadoria e formação de público; diferenças de ação entre o curador e o artista e o curador e o público; formação do curador; relações com o artista; relações com o público, colecionadores, galerias e instituições públicas e privadas. A formação, ministrada por Nakagawa, contará com a mediação de Chico Cavalcante, gestor de acervo e montagem do MAC Dragão.

Já o workshop “Expografia como forma de interação com o público e o Museu”, também conduzido por Rosely, contará com mediação da arte educadora do MAC Andrea Dalveroni. O curso abordará o papel da expografia como acessório de fruição da obra para todos os públicos, incluindo a acessibilidade e públicos especiais, a partir de questões relacionadas a: equipamentos acessíveis, instalações e roteiros de visita, projetos desenvolvidos e características de obras contemporâneas. As inscrições poderão ser feitas entre 20 e 26 de agosto, através do link: bit.ly/cursoexpografia

Os workshops são voltadas para estudantes e profissionais de Artes Visuais, bem como interessados em geral no tema. Inscritos receberão certificado mediante comprovação de presença durante as aulas.

Sobre a curadora: Rosely Nakagawa é arquiteta formada pela FAUUSP, com especialização em Museologia e Semiótica da Comunicação. Tem atuado como curadora, editora e coordenadora cultural em diversas instituições, museus, galerias e Secretarias de Cultura. Fundou a primeira galeria de fotografia do Brasil com Thomas Farkas em 1979, a Galeria Fotoptica. Coordenou a Casa da Fotografia FUJI ( 1994/2004 ), as galerias FNAC no Brasil( 1999/2009 ), onde pode acompanhar a melhor produção da fotografia brasileira contemporânea. Atua como curadora nos principais museus de São Paulo, Pinacoteca do Estado, MASP, MAM, MAC, MIS, e Instituições como Itaú Cultural e Instituto Moreira Salles, SESC, SENAC e Videobrasil. No Brasil, atua especialmente em Fortaleza como consultora da SECULT Ceará e em Belém do Pará, na Casa das Onze Janelas, no Museu de Arte do Pará e Museu de Arte de Belém. Como curadora independente, tem realizado mostras internacionais no MOMA PS/1, Guggenheim /NY, Nagoya Meptropolitan Museum of Photography,  Fundação Calouste Gulbenkian, MUDE Museu de Design de Lisboa, entre outros.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

29846

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now