O fotojornalista Gerv?sio Baptista abre o Progeto Imagem Sem Fronteiras - Data: 27 de abril de 2012 (sexta-feira) -Hor?rio: 21h -Local: Galeria Olho de ?guia (CNF 01, Edif?cio Praia Mar, Loja 12 ?? Taguatinga Norte) - Arte: Saulo Cruz

23/04/2012 12:04

 Taguatinga recebe lenda viva da fotografia nacional

Galeria Olho de Águia inaugura o projeto Imagem sem Fronteiras com exposição e palestra de Gervásio Baptista

 

O projeto Imagem sem Fronteiras levará para Taguatinga exposições e palestras dos maiores fotojornalistas do mundo. Com mais de 70 anos de carreira, a lenda viva da reportagem fotográfica brasileira, Gervásio Baptista, é o convidado de honra da edição de abertura. O lançamento será realizado no dia 27 de abril, às 21h, na Galeria Olho de Águia (Praça da CNF). A exposição fica aberta até o dia 12 de maio.

 

Gervásio Baptista fez coberturas de momentos decisivos da história brasileira e mundial. Seus registros vão das aventuras de Assis Chateaubriant à Revolução Cubana. Entre as principais obras estão a polêmica foto de Tancredo Neves no hospital, após a cirurgia que o afastou da presidência, e registros da Guerra do Vietnã. Na inauguração, o fotojornalista contará histórias da profissão e receberá uma justa homenagem: o lançamento da Biblioteca Fotográfica Gervásio Baptista.

 

Essa será a primeira de uma série de exposições e palestras pelo projeto Imagem sem Fronteiras, com cinco convidados nacionais e cinco internacionais. A mostra inclui cinco extensos painéis, com fotos escolhidas pela curadoria, e projeção de imagens marcantes da carreira do fotógrafo. A exposição permanece até o dia 12 de maio, de terça a sábado, das 10h às 18h, com entrada franca.  

 

 

SERVIÇO

 

Abertura do projeto Imagem sem Fronteiras com palestra e exposição do fotojornalista Gervásio Baptista

Data: 27 de abril de 2012 (sexta-feira)

Horário: 21h

Local: Galeria Olho de Águia (CNF 01, Edifício Praia Mar, Loja 12 ­– Taguatinga Norte)

Informações: www.imagemsemfronteiras.blogspot.com

Entrada franca

 

Assessoria de imprensa: Red Empreendimentos Culturais (3536-9800)

Entrevistas:

Ivaldo Cavalcante (9996-2575)

Morisson Cavalcante (9200-1859)

 

O Projeto – Imagem sem Fronteiras

Aprovado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) do Distrito Federal, o projeto trará os maiores fotojornalistas contemporâneos do mundo para palestras e exposições realizadas na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga Norte. O baiano Gervásio Batista, o espanhol José Galvez e o americano James Nachtwey são algumas das principais atrações. Cada exposição terá a duração de 15 dias. Informações na página. www.jornalolhodeaguia.com.br

 

O convidado – Gervásio Baptista

Lenda viva da fotografia brasileira. Pode-se afirmar que sua carreira já dura mais de 70 anos. A trajetória na profissão iniciou ainda nos anos 40, quando recebeu uma proposta de emprego de Assis Chateaubriant, depois de recusar-se a devolver um filme fotográfico contendo poses constrangedoras do empresário. De lá para cá, cobriu revoluções, guerras, idas e vindas de presidentes e regimes políticos.  Tirou fotos históricas, como a de Juscelino Kubitschek com a cartola na mão, durante a inauguração de Brasília.

 

O idealizador ­– Ivaldo Cavalcante

Cearense de Cratéus, Ivaldo Cavalcante trabalhou no Jornal de Brasília e no Correio Braziliense. Atualmente, atua como fotojornalista na sucursal Brasília do jornal mineiro Hoje em Dia. Figura marcante no registro e na divulgação da cena cultural local alternativa, publicou dois livros: Taguatinga - Duas Décadas de Cultura e Brasília: 25 Anos de Fotojornalismo. É vencedor de inúmeras premiações e homenagens, como o Prêmio Internacional Rei da Espanha e a menção honrosa no Concurso Fotográfico da Unesco. Criou e gerencia a Galeria Olho de Águia.

 

O espaço - Galeria Olho de Águia

Criado em maio de 2002 na Praça da CNF, em Taguatinga Norte. Dividido entre a Galeria Olho de Águia e o Bar Faixa de Gaza, o espaço já abrigou vários eventos e atividades culturais, como exposições, mostras de filmes, feiras fotográficas e pocket shows. Foi locação do curta-metragem Brasília, título provisório, filme ganhador do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2008, pelo júri popular. No local, revistas Rolling Stone, vinis, livros de fotografia, postêres de clássicos do cinema e objetos antigos, como uma jukebox dos anos 70, completam a ambientação. 

 

 

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

32421

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now