M?s da Fotografia​] Andr? Dusek media encontro de fotojornal​istas de Bras?lia.-Data: 10/08 ?s 20hs

10/08/2012 14:03

O fotógrafo André Dusek em uma de suas palestras

Ética, estética, originalidade, informação relevante e, de preferência, exclusiva, são os atributos de uma boa imagem jornalística. Cultura, noções de arte, intuição, persistência, um pouco de sorte e muito, muito suor são os pré-requisitos básicos para alcançar tal resultado.
 
Mediados pelo fotógrafo André Dusek, os fotojornalistas de Brasília compartilham com o público nesta sexta-feira (10), às 20 horas, no SESC 504 Sul, histórias fotográficas que se destacaram no jornalismo da Capital. Foram convidados para participar do encontro fotógrafos dos jornais Correio Braziliense, Jornal de Brasília, Jornal da Comunidade, Destak, Metro e Aqui DF; e também das sucursais dos jornais O Globo, Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, além das agências de notícias.
 

Serviço
Fotojornalistas de Brasília (DF)

Data: 10/08 às 20hs
Local: SESC 504 Sul
Organizador e Mediador: André Dusek

////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

O fotojornalista está pronto para virar um documentarista, diz João Wainer

 

O fotógrafo João Wainer esteve nesta quarta-feira (8) em Brasília para conversar com o público no SESC 504 Sul sobre a experiência da TV Folha, do qual é diretor. Wainer apresentou alguns vídeos produzidos e também respondeu às perguntas dos presentes, interessados em saber sobre esta nova linguagem que está surgindo na internet e como ela afeta o mercado de trabalho de fotógrafos e jornalistas. A conversa foi mediada pelos professores Thiago Sabino, da Universidade Católica de Brasília, e Anelise Molina, da Escola Brasiliense de Fotografia.
João Wainer apresenta os vídeos da TV Folha
Wainer explicou que logo percebeu a importância dos vídeos como conteúdo editorial, tanto quanto a fotografia. “Tem um fator muito importante para esta mudança que é o fator ecológico. Se você for parar para pensar que para imprimir um jornal você tem que cortar árvore no Canadá para botar num navio para trazer para o Brasil, levar até não sei aonde para botar na gráfica, isso tem um custo para o meio ambiente muito grande”, conta.
Além disso, não bastava apenas colocar vídeos no site. Era preciso, também, encontrar uma linguagem adequada. “A gente sabia que o vídeo ia virar uma coisa absolutamente fundamental e a gente achava que não adiantava você imitar a linguagem da televisão na internet. O fotojornalista, eu acho que ele está pronto para virar um documentarista”, afirma.
O público do SESC 504 Sul acompanha o bate-papo com o fotógrafo
Os vídeos da TV Folha exibidos na noite mostram bem o caminho seguido por João e sua equipe: o documentário. “No documentarismo você pode ser um pouco mais sutil, você pode sugerir coisas, você pode usar uma trilha um pouco mais elaborada, você pode usar elementos que são muito mais cinematográficos na construção do teu vídeo”, revela.
O fotógrafo deixa claro que isso só pode ser possível porque atualmente a tecnologia das câmeras fotográficas tem aumentado cada vez mais e muitas delas já filmam e fotografam com a mesma qualidade. Para João, os novos profissionais terão que aprender a editar, escrever, fotografar e filmar. "A educação é fundamental para formar essa nova geração de profissionais. Hoje em dia é a mesma câmera que filma e fotografa e é o mesmo laptop que cabe o Photoshop e Final Cut. A tecnologia nos permite o que até pouco tempo atrás não seria possível", diz.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

89070

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now