Muitos conhecem a fotografia do homem que se opôs aos tanques na China em 1989, mas quantos sabem o nome do autor desta fotografia que se tornou um marco da época? O fotógrafo americano Tim Mantoani se baseou nesta questão para fazer o projeto “Por trás das fotografias” (Behind photographs), em que retratou grandes fotógrafos portando suas fotografias mais emblemáticas. O autor do projeto diz que estes fotógrafos não tiveram créditos suficientes e considera muito importante que as novas gerações saibam quem são as pessoas que dedicaram suas vidas à fotografia, afinal, não foram unicamente as câmeras que criaram as imagens.
Tim Mantoani utilizou o formato Polaroid 20 x 24 para os retratos, um formato exótico e quase extinto, fato que convenceu muitos muitos fotógrafos a posar para as fotografias. Com a escolha da câmera de grande formato a logística do projeto foi um desafio, muitos fotógrafos não puderam ir a seu estúdio, em San Diego (EUA), obrigando Mantoani a ir de encontro com seus fotografados.
O projeto rendeu o livro Behind photographs: archiving photographic legends (Por trás das fotografias: arquivando lendas fotográficas) disponível a venda no site do fotógrafo. Uma exposição itinerante está sendo organizada para a divulgação do projeto, Tim Mantoani trabalha no sul da Califórnia e em Nova York, é especializado em fotografia publicitária, editorial, esportes, retratos e fine arte.