Exposi??o "vida Acolchoada" de Aline Ogliari

08/09/2011 15:33

O Espaço Cultural Zumbi dos Palmares da Câmara dos Deputados recebe de 12 a 23 de setembro de 2011, na Galeria do 10º andar, do Anexo IV,  a exposição “Vida acolchoada” da brasiliense Aline Ogliari.  A mostra reúne 19 obras  todas com uma técnica desenvolvida pela própria artista, que incorporando matérias que são incomuns no universo da pintura, como é o caso do tecido e isopor.  A tinta é substituída por retalhos de tecidos que acolchoam o isopor, formando composição e textura inovadoras. A técnica proporciona relevos que causam sensação de maciez,  leveza e suavidade,  mantendo a essência da imagem.  Entre as obras, há rostos de figuras conhecidas como Monalisa, além de pessoas que convivem com a artista plástica.
 
Aline, que foi premiada no 1º Salão Universitário da Câmara dos Deputados, vai se formar na Universidade de Brasília (UnB) no fim do mês. Ela também mostrou seus trabalhos em pequenas exposições individuais no SESC – Teatro Garabem e na Galeria Espaço Piloto Brasília.
São obras que despertam a imaginação do espectador e estimulam a criatividade, uma vez que o processo manual não é tão óbvio, às vezes até mascarado, por “debaixo dos panos”. “Faço uma analogia dessa Poética com a vida, o poliestireno (isopor), corpo vestido de tecido,  torna-se figurativo, nos dando deleitáveis sensações de conforto, maciez e leveza. A vida também vestida traduz sentimentos que oferecem efeitos agradáveis ao ser humano. De que forma o homem acolchoa a sua vida?” , indaga Aline.
 
Aline se revela como uma inovadora nas artes plásticas não por acaso. Ela sempre gostou de trabalhar com materiais pouco convencionais e revela um detalhe inspirador: “Minha mãe é costureira e o tecido sempre me fascinou, fez parte da minha vida. É a terceira exposição que faço com esse material, com uma técnica chamada acolchoada, que eu mesma criei”. E acrescenta: “Tenho muito contato com o ser humano, porque atuo também como técnica de enfermagem. Por isso, gosto de retratar rostos. Costumo dizer que quem decide a obra final é o tecido. É ele que vai definir a textura, a cor da tela. Sempre faço um planejamento de como será a obra, mas o resultado final acaba sendo surpresa até para mim. É a imagem da nova era eletrônica.”
 
Serviço
Exposição “Vida Acolchoada” da artista plástica Aline Ogliari
Data: 12 a 23 de setembro de 2011, de segunda a sexta, das 9h às 17h
Local: Galeria do 10º andar do Anexo IV – Câmara dos Deputados
Entrada Franca
Livre para todas as idades
 
Alessandra Rios – Assessora de Imprensa
Espaço Cultural Zumbi dos Palmares
Alessandra.rios@camara.gov.br
Tel (61) 3215-8081 / (61) 3215-8080 / (61) 8484-8474Câmara dos Deputados

 

 


Eu_e_ele_200x230cm_2011.jpg


m%C3%A3e-44x42cm%202009.jpg


Mme-C%C3%A9zanne-100x150cm%202010.jpg


Mona-lisa-II-100x100cm_2010.jpg



 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

12944

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now