Projeto Rodas Ancestrais chega em escola de Samambaia

Iniciativa integra três tradições culturais brasileiras, que são patrimônio imaterial, abrindo diálogos sobre educação, história, arte e ancestralidade

14/02/2019 08:37

 

Capoeira, Mamulengo, Samba de Roda e Contação de Histórias. Diferentes manifestações e universos, que se juntam e dão vida ao projeto Rodas Ancestrais, em uma rica festa da nossa cultura popular. Com 3 edições já realizadas, a brincadeira chega agora ao Centro de Ensino Especial de Samambaia Sul. A 4ª Grande Roda vai ser na quinta-feira, dia 14, às 15h.

O projeto Rodas Ancestrais é realizado mensalmente em escolas e espaços públicos de Samambaia, com rodas de prosa e apresentações culturais recheadas de música, poesia, teatro popular e corporeidade. As rodas de prosa, realizadas nas escolas, são fundamentadas em princípios da Pedagogia Griô, onde os mestres de tradição oral, chamados de griôs, são agentes fundamentais na relação entre educação, cultura (nesse contexto não precisa do popular) e ancestralidade afro-brasileira.

A “Grande Roda”, realizada em espaços públicos, promove apresentações culturais transdisciplinares com os grupos: Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola, Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha, Mamulengo Presepada e Samba de Roda Cid Aroeira. A figura de Maria das Alembranças, brincante e griô aprendiz, é um elemento comum entre os dois momentos do projeto, contando histórias e alinhando o diálogo entre a tradição oral e o ensino formal nas escolas. A Grande Roda faz parte de um processo criativo em constante ebulição, o que torna cada edição uma apresentação única e exclusiva.


O projeto Rodas Ancestrais é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal e prevê oito apresentações até 2019, sempre na cidade de Samambaia. A edição de estreia foi realizada no dia 11 de outubro.




SERVIÇO

Rodas Ancestrais - 4ª Grande Roda


Quando? Dia 14 de fevereiro Quinta-feira,15h

Onde? Centro de Ensino Especial de Samambaia Sul. Qd 303.

Classificação: Livre

Entrada Franca

Informações: 61 9.8132.7070


Comunidade de Capoeira Formigueiro de Angola

Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha

Casa Moringa

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

41717

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now