Pauta - Mamulengo Fuzuê circula pelo DF com bonecos, brincantes e histórias do povo

Com o encanto e alegria dos folguedos populares, no mês de abril, o grupo Mamulengo Fuzuê circula com o projeto Teatro é Popular! por escolas, feiras e espaços culturais do DF

24/03/2017 09:06

O Universo que cabe em uma mala: alegrias e tristezas; conflitos e amores; trabalho e festa. O Teatro de Mamulengos é uma forma de ver e se relacionar com o mundo, fruto da necessidade humana de se comunicar e se expressar. Genuinamente brasileiro, presente em diversos estados do Nordeste, o Mamulengo também tem forte presença na capital do país, com muitos bonecos, brincantes e histórias do povo e para o povo. E, do dia 01 a 06 de abril, o grupo Mamulengo Fuzuê estará circulando com o projeto Teatro é Popular!, encantando Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia.

Serão 8 espetáculos: no dia 01 de abril, o grupo apresentará na Casa do Cantador, em Ceilândia, às 9h45; e, no mesmo dia, às 18h, no Teatro H2O, no Recanto das Emas. No dia 02 de abril, quem recebe o Mamulengo Fuzuê é a Feira Central de Brazlândia, às 9h, e o Espaço Imaginário Cultural de Samambaia, às 17h. O Centro de Ensino Especial de Brazlândia recebe o grupo no dia 05, às 14h30, e o CED 123 de Samambaia, às 19h30. Dia 06 é a vez da Escola Classe 601 do Recanto das Emas, às 9h, e do CED 07, da Ceilândia Norte, às 14h. Sempre com entrada franca.

O projeto Teatro é Popular! conta com a apresentação do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

 O Teatro de Mamulengo

O Mamulengo é a forma popular e tradicional do teatro de bonecos no Brasil. Nasceu nos interiores do Nordeste e, de lá, migrou para grandes centros e outras regiões. É chamado de Mamulengo, em Pernambuco e no Distrito Federal, mas também recebe diversos nomes pelo Brasil. É Babau, na Paraíba; João Redondo ou Calunga, no Rio Grande do Norte; e Cassimiro Coco, no Ceará, Piauí e Maranhão.

 

A brincadeira, como é chamada a apresentação de Mamulengo, é um ofício repassado oralmente, por convívio familiar ou de mestre para aprendiz. Em 2015, foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo batizado de forma unificada como Teatro de Bonecos Popular do Nordeste.

 Mamulengo Fuzuê

O Mamulengo Fuzuê é palhaço na rua, é teatro popular que busca celebrar a arte e despertar a transformação social a partir da pesquisa, da experimentação e da convivência com mestres e mestras. O parto do grupo aconteceu em 2007, a partir das vivências do brincante Thiago de Francisco no Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga (DF). Desde lá, o cortejo segue Brasil adentro e mundo afora, com as bases firmadas na memória e identidade, na convivência comunitária e na celebração da vida e da tradição oral mamulengueira.

 http://www.mamulengofuzue.com.br/

 

SERVIÇO

Teatro é Popular - Mamulengo Fuzuê

De 01 a 06 e Abril de 2017

Ceilândia, Recanto das Emas, Brazlândia e Samambaia.

Entrada franca.

Programação:

01/04

9h45

Casa do Cantador

QNN 32 - Área Especial G - Ceilândia Sul

 

18h

Teatro H2O

Quadra 101 - Conjunto 12 - Loja 07 - Recanto das Emas

 

02/04

9h

Feira Central

SCDN – Área Especial 01 - Brazlândia

 

17h

Espaço Imaginário Cultural

QS 103 – Conjunto 5 – Lote 5 – Samambaia Sul

 

05/04

14h30

Centro de Ensino Especial

Setor Norte - Quadra 2 - Brazlândia

 

19h30

CED 123

QR 123 AE 1 Conj. 8 - Samambaia Sul

 

06/04

9h

EC 401

Q 402 01 - Recanto das Emas

 

14h

CED 07

QNN 13 – Área Especial – Ceilândia Norte

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

23127

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now