Por:Ruca Souza.
O Instituto Moreira Salles e a revista ZUM acabam de anunciar os dois projetos ganhadores da Bolsa de Fotografia ZUM/IMS 2016, cada bolsa no valor de R$ 65 mil. Neste ano, o edital recebeu mais de 800 projetos, enviados de todas as regiões do Brasil.Fonte:http://iphotochannel.com.br/
Os projetos vencedores são de Dora Longo Bahia e Vijai Patchineelam. Em “Brasil x Argentina (Amazônia e Patagônia)”, Dora Longo Bahia traz o projeto de construção de uma instalação audiovisual feita com fotografias e vídeos que retratem o derretimento das geleiras de Perito Moreno e as queimadas da floresta Amazônica.
No projeto “Sambashiva – As fotografias de Sambasiva Rao Patchineelam”, Vijai Patchineelam traz pesquisa do arquivo fotográfico do cientista Sambasiva Rao Patchineelam, com vistas a uma publicação de artista que discuta questões como a autoria, a edição e a apropriação de imagens.
Além da qualidade artística de cada projeto, também foram avaliadas pela comissão julgadora a qualificação dos candidatos e a viabilidade prática da proposta. O objetivo da premiação é fomentar o trabalho de artistas e fotógrafos no campo da fotografia, nas mais variadas vertentes, sem restrição de tema, perfil ou suporte.
Cada selecionado receberá uma bolsa no valor de R$ 65 mil e terá oito meses para desenvolver o trabalho. O resultado final dos projetos selecionados será incorporado ao Acervo de Fotografia do Instituto Moreira Salles. Saiba mais sobre a bolsa de fotografia no site da Revista ZUM.