--Em um país continental, com grandes distâncias e uma expressiva diversidade étnica e de manifestações culturais, a pesquisa, a documentação e a edição de publicações que possibilitem o acesso a informação passa a ser um grande desafio. Desta forma, a realização do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura representa uma possibilidade de resposta a esses desafios, oferecendo em um mesma publicação fotografias, informações e emoções sobre a diversidade cultural de várias regiões do país, contribuindo de forma significativa para uma maior visibilidade e consequente valorização da cultura brasileira, bem como para o fortalecimento dos sentimentos de identidade e nacionalidade. E você fará parte deste grande passo em nossa história!
Nosso livro objetiva apresentar o povo brasileiro pela ótica das suas manifestações e diversidade cultural, explorando os temas das festas populares, dos seus mestres, grupos e territórios. Apresentar as manifestações culturais como os meios legítimos e espontâneos pelos quais os brasileiros expressam suas próprias concepções de existência, suas histórias e os seus modos de vida e convívio social. A principal singularidade do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura e do trabalho do fotógrafo Eraldo Peres, encontra-se na abordagem diferenciada e singular que faz sobre os temas da cultura popular brasileira. Mas todo esse trabalho só será possível com seu apoio através desta campanha.Fonte:http://www.kickante.com.br/
Basta escolher uma de nossas recompensas e clicar para adquirir sua parte deste grandioso trabalho!
Participar é muito, muito fácil. São dois passos:
- Escolha o valor da sua contribuição e sua recompensa ao lado
- Escolha a forma de pagamento, boleto ou cartão de crédito (parcele em até 6x com parcela mínima de R$ 25).
Kickante é um site seguro e é um dos maiores sites de crowdfunding do mundo arrecadando fundos para causas nobres no Brasil afora e tirando muito projeto sensacional do papel.
As expedições fazem parte do processo de pesquisa e documentação do projeto de edição do livro “Filhos da Terra – Diversidade e Cultura”. As expedições direcionam seus trabalhos para os cenários e personagens regionais, buscando os elementos do universo imagético e simbólico que dão sentido à vida social e cultural das diversas regiões do Brasil. Trará como foco o conhecimento das manifestações culturais estruturadas com base nos diversos ciclos sócios-econômicos de formação nacional, bem como, dos processos de expansão territorial e migração, a partir da ocupação da costa atlântica e da interiorização nos campos e nos sertões do país.
As expedições apresentarão como produtos a documentação fotográfica, a gravação de depoimentos em vídeo e coleta de materiais de referência sobre as festas populares, seus grupos e mestres. Todos os conteúdos gerados pelas expedições serão retornados, por meio dos cadernos de pesquisas, de forma a possibilitar, antes mesmo da publicação do livro, que as comunidades locais, grupos e mestres tenham acesso aos resultados e as fotografias produzidas no processo de pesquisa e documentação.
Os valores obtidos através desta campanha serão aplicados para a seguintes expedições:
- Regiões do Sertão – Cultura sertaneja - Vaquejada – comunidade de Serrita, PE (julho/2015)
- Regiões do Sertão – Cultura Gaúcha - Semana Farroupilha – cidade de Alegrete, RS (setembro/2015)
- Regiões do Sertão – Cultura Crioula - Marujada – cidade de Bragança/PA (dezembro/2015)
- Costa Atlântica – Cultura Crioula - Maracatu Rural – cidade de Nazaré da Mata, PE (fevereiro/2016)
Seu apoio através desta campanha vai fortalecer os nossos sentimentos de identidade e brasilidade!
O projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura se constitui a partir dos mais de quinze anos de pesquisas e documentações da cultura popular brasileira realizadas pelo fotógrafo Eraldo Peres. O projeto dá continuidade a outras duas publicações do autor sobre o tema. Os livros “O Encantador Seu Teodoro do Boi”, editora Senac, lançado em 2007, e “FÉsta Brasileira – Folias, Romarias e Congadas”, editora Senac, lançado em 2010.
O trabalho conta com apoio consubstanciado em carta da Unesco (BRA/REP/05-0863), a qual destaca que o “mérito da iniciativa e a afinidade entre seus propósitos e alguns princípios adotados pela UNESCO, tais como a preservação da memória e a valorização do patrimônio imaterial, nos levam a conceder o apoio institucional ao projeto”, legitimando sua contribuição para a preservação do patrimônio cultural brasileiro.
O trabalho foi também selecionado para o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade de 2007, no âmbito da Superintendência Regional do IPHAN em Brasília. Documentar, divulgar e contribuir para a preservação dessas expressões culturais e apresentar as riquezas do povo brasileiro, são as justificativas e a inspiração que orientam a realização do projeto Filhos da Terra - Diversidade e Cultura.
Sua contribuição vai divulgar e contribuir para a preservação das expressões culturais brasileiras!
A Revista FHOX é referência para quem vive de fotografia ou atua no ramo e, em parceria com a Kickante, abriu um canal de crowdfunding para facilitar a mobilização de recursos para os seus projetos. Essa é uma das campanhas de nosso canal, explore, apóie e crie projetos para começar a arrecadar fundos agora mesmo. Conte com nosso incentivo e promoção para arrecadar ainda mais. Vamos kickar!