Festival ocupa o Cine Brasília de 18 a 21 de dezembro
Programação conta com mais de 100 curtas-metragens, oficinas e debates
A realização de curtas-metragens é etapa primordial na trajetória de qualquer cineasta. É na produção desses filmes que diretores e equipe aprendem o ofício da sétima arte. Mais do que um exercício de profissão, o curta-metragem é um formato com desafios e características próprias, apreciado justamente por isso. O festival Curta Brasília tem como objetivo difundir, dar visibilidade e criar público para a produção curta-metragista nacional e internacional. Em sua terceira edição, o evento apresenta ao público um panorama com mais de cem curtas. O festival ocupa o Cine Brasília entre 18 e 21 de dezembro e, além da exibição de filmes, a programação conta com debates e oficinas. Na noite de abertura será exibido o documentário inédito A louca história de Andrade Junior, de Érico Cazarré.
O 3º Curta Brasília tem duas mostras competitivas, um de videoclipes e outra com curtas brasileiros, muitos deles premiados em outros festivais e inéditos em Brasília. Serão distribuídos para elas mais de R$ 15 mil em prêmios. A comissão de seleção de curtas foi composta por Cid Nader (jornalista, crítico e criador do site Cinequanon), João Paulo Procópio (diretor, roteirista e produtor) e Caio Dornelas (realizador audiovisual). O DJ e produtor Rodrigo Barata e o diretor Rafael Kent escolheram os videoclipes.
A programação paralela é formada por sete mostras: Calanguinho, Um dia a gente (se) encontra, À Francesa, Prêmio Alemão de Curtas, Provocações e as mostras em homenagem Visceral: o cinema de Cláudio Assis e Onipresença: o cinema de Andrade Junior.
Em 2014, o festival amplia seu alcance com dois projetos itinerantes, o CineSolar e o Curta Circuito de Cineclubes. O CineSolar é um cineclube sobre rodas abastecido pela energia do Sol. Pela primeira vez em Brasília, ele vai passar por regiões do DF para promover exibições de filmes e uma oficina de cinema e sustentabilidade para crianças. O Curta Circuito fornece uma programação com 28 curtas para exibição em cineclubes do Distrito Federal. Os interessados em aprender a escrever sobre cinema podem participar da Oficina de Crítica Cinematográfica, com aulas teóricas e práticas realizadas ao longo do festival. Os debates Café com ressaca e Uma cerveja antes do almoço são bate-papos entre profissionais do audiovisual e o público.
A terceira edição do DVD Curta Brasília, com seis premiados curtas-metragens, será lançada dentro do evento, em 20 de novembro, com a presença dos diretores dos filmes.
Durante o período de ocupação, o Cine Brasília – a mais nobre sala de projeção da capital federal – ganha a cara do Curta Brasília, com decoração especial e área de alimentação com presença dos melhores food trucks da cidade e discotecagem com os DJs da Criolina e Urukombi.
O pré-lançamento do 3º Curta Brasília foi marcado pela oficina de animação From inner character to outer design, ministrada pelo alemão Moritz Mayerhofer e pela brasileira Yara Castanheira.
O 3º Curta Brasília é uma realização da Sétima Produções Culturais.
Apresentação: Vivo
Patrocínio: Petrobras e Secretaria de Estado de Cultura – LIC – Governo do Distrito Federal
Copatrocínio: Instituto Sabin e Shopping Conjunto Nacional
Parceria: Embaixada da França, Cinemateca da Embaixada da França e Institut Français
Apoio: Cult Vídeo, Espaço Cult, OZI, Sesc, Unicef, Criolina, Urukombi, Ossos do Ofício, Brazucah, Allia Gran Hotel, Fundação Cinememória, UCDF, ABD-Nacional, ABCV, 5Norte, AG Kurzfilm, German Films, BKM, HANDHS Turismo e Logística, Limonada Project, Experimente Brasília e O Novo Guia de Brasília.
3º CURTA BRASÍLIA
De 18 a 21 de dezembro, no Cine Brasília. Entrada franca. Confira a classificação indicativa de cada filme no site www.curtabrasilia.com.br.
3o Festival Curta Brasília
- 18 a 21 Dez 2014
Cine Brasília - entrada franca
#curtabrasilia #festivalcurtabrasilia #festcurtabrasilia
#curta #cinema #curtacinema
PROGRAMAÇÃO DIÁRIA
18 de dezembro (quinta-feira), no Cine Brasília:
Às 19h: filme de abertura: A louca história de Andrade Junior (22 min)
Às 20h: Mostra competitiva – Programa 1 (82 min)
Às 22h: Mostra competitiva – Programa 2 (84 min)
Às 23h: discotecagem Criolina/Urukombi – DJ Barata
19 de dezembro (sexta-feira), no Cine Brasília
Às 15h: Mostra Um dia a gente (se) encontra (75 min)
Às 17h: Mostra Onipresença – O cinema de Andrade Junior (78 min)
Às 19h: Mostra competitiva – Programa 3 (75 min)
Às 21h: Mostra competitiva – Programa 4 (80 min)
Às 23h: discotecagem Criolina/Urukombi – DJ Nagô
20 de dezembro (sábado), no Cine Brasília:
Às 10h30: Debate Café com Ressaca
Às 15h: DVD Curta Brasília – volume 3
Às 16h: Mostra Competitiva Nacional de Videoclipes (56 min)
Às 17h: Mostra Prêmio Alemão de Curtas (98 min)
Às 19h: Mostra Competitiva – Programa 5 (76 min)
Às 21h: Mostra Competitiva – Programa 6 (99 min)
Às 23h: Discotecagem Criolina/Urukombi – DJ Pezão
21 de dezembro (domingo), no Cine Brasília:
Às 10h: Mostra infantil – Calanguinho (64 min)
Às 13h: Debate Uma Cerveja Antes do Almoço
Às 15h: Mostra Visceral: o cinema de Cláudio Assis (68 min)
Às 17h: Mostra À francesa: Le courts des grands (99 min)
Às 19h: Mostra Provocações (87 min)
Às 21h: Encerramento e premiação.
Às 23h: Discotecagem Criolina/Urukombi – DJs Barata, Pezão e Nagô