O Sindicato dos Jornalistas do DF realiza na próxima terça-feira, 26/2, a primeira edição de 2013 do projeto Cozinha Fotográfica. Os repórteres fotográficos André Dusek e Beto Barata, ambos do Estado de S. Paulo, e André Coelho, do jornal O Globo, farão suas apresentações no auditório do Sindicato.
Os convidados deste mês irão falar sobre a produção de fotografias em ambientes de difícil acesso, como o garimpo de minas de ouro em Goiás, o extinto garimpo de Serra Pelada e fotos retiradas embaixo d´água.
Os eventos do Cozinha Fotográfica são realizados toda última semana do mês. Após cada explanação, um debate sobre as fotografias é realizado em conjunto com o público presente.
Para Alan Marques, diretor cultural do SJPDF, a retomada da Cozinha vem se configurando como um importante resgate do debate sobre a atividade na capital do país. “A intenção do Sindicato é manter uma agenda fixa para a Cozinha de forma a aproximar os repórteres fotográficos e cinematográficos cada vez mais da entidade”.
Saiba mais sobre os participantes
André Dusek – nascido no Rio de Janeiro em 1956, mas reside em Brasília desde 1975. Começou a fotografar profissionalmente em 1978. Formou-se em Comunicação / Jornalismo na UnB em 1979. Trabalhou nas Revistas Manchete e Fatos&Fotos de 1978 a 1980 e foi fotógrafo do jornal Correio Braziliense de 1980 a 82. Também atuou como presidente da União dos Fotógrafos de Brasília em 1983/84, além de ser membro da agência AGIL Fotojornalismo de 1982 a 89. De 1988 até 94 atuou na Agência Estado e no jornal O Estado de São Paulo. Como resultado da cobertura fotográfica de todo o processo da Assembleia Nacional Constituinte, em 1987/88, Andre Dusek publicou com outros autores o livro O Processo Constituinte. Em 2000/2002 foi diretor membro da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do DF. Possui três fotografias na Coleção Pirelli/MASP. De 1994 até 2006 foi repórter fotográfico da revista IstoÉ, sucursal Brasília. Paralelo ao trabalho como repórter-fotográfico desenvolve ensaio permanente sobre a atividade de jornalistas durante as coberturas e publica o resultado no sitewww.fotocoleguinhas.com . Em 2006 voltou a integrar a equipe de fotógrafos do Jornal Estado de São Paulo / Agência Estado em Brasília, aonde trabalha até hoje.
André Coelho - fotógrafo profissional há cerca de 12 anos. Formado em jornalismo, começou a carreira na cobertura de eventos de música. Profundamente influenciado pelas imagens de conflitos e violência de sua cidade natal, Rio de Janeiro, mudou a sua atenção para hard news e fotojornalismo documental. Atualmente mora em Brasília e paralelamente a seu trabalho como fotógrafo de O Globo, desenvolve sua carreira como fotógrafo documental. Vencedor do 14º Prêmio SET de Fotojornalismo Universitário (2001) e do Prêmio da Revista Fotográfica CVI/ PUC (2006). André também recebeu menções honrosas no Prêmio da Revista de Fotografia e no 10º Prêmio Alexandre Adler Helth de Fotojornalismo (2007).
Beto Barata - iniciou sua carreira em 1996 como estagiário do departamento fotográfico do jornal Correio Braziliense. Nestes dezessete anos de profissão atuou nas redações dos jornais The Brazilians (EUA) e Folha de S. Paulo (Sucursal Brasília), na revista Isto é Gente e nas agências Eclipse Photo Agency (EUA), Photoagência e Associated Press (EUA). Desde 2001 faz parte do staff do jornal O Estado de S. Paulo tendo atuado na sede em São Paulo e, atualmente, na sucursal Brasília. Em 2010 foi convidado a fazer parte do acervo permanente da galeria de fotografias fine art A Casa da Luz Vermelha de propriedade do fotógrafo Kazuo Okubo. Entre as premiações que já conquistou estão o Prêmio Estadão de Fotojornalismo 2006, a menção honrosa no Prêmio New Holland de Fotografia Agrícola 2003 e o Prêmio Folha de Jornalismo 2001.fonte:http://www.sjpdf.org.br