Os Bonecos Gigantes vão encantar o Carnaval do Distrito Federal.Fotos Nara Oliveira e André Barros.

05/02/2020 12:14

 

Projeto Bonecos Gigantes ministrará oficinas de construção, manipulação e cortejos o durante o mês de fevereiro


Para animar e encantar ainda mais o Carnaval da cidade, o Projeto Bonecos Gigantes, ministrado pela mestra Tetê Alcândida, realizará uma série de atividades durante o mês de fevereiro, com oficinas e apresentações. No dia 08 de fevereiro, sábado, acontecerá o Curso de Manipulação de Bonecos Gigantes, a partir das 15h, no Mercado Sul de Taguatinga, em parceria com a Ecofeira Mercado Sul. Já nos dias 14, 15 e 16 acontecerá, no Batalhão das Artes de Taguatinga, a 3ª edição do Curso de Construção de Bonecos Gigantes, sendo na sexta, das 16h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 17h. E nos dias 23 e 25, domingo e terça de Carnaval, os bonecos gigantes encantarão o Bloco do Ventoinha de Canudo, da 206 Norte, a partir das 16h, com um lindo cortejo, como parte do Curso de Manipulação de Bonecos Gigantes. Todas as atividades são gratuitas. 


* Inscrições para Curso de Produção de Bonecos: https://forms.gle/T38z45Xh9fj1Eggw5 


* Inscrições para Cursos de Manipulação de Bonecos: https://forms.gle/TEbAcYEnv9xyVu649  


Um pouco sobre Bonecos Gigantes

Na atualidade, os bonecos gigantes são esculturas enormes de personagens da história de um local, estado, país e continente. Esta tradição, que tem provável origem na Idade Média, demonstra o papel da linguagem popular na permanência e ensinamento desta cultura oral, que dialoga com a sociedade de forma crítica, destacando temas na criação do imaginário brasileiro. Sua primeira aparição no Brasil, se deu por volta de 1932, através do personagem Zé Pereira, em Olinda - PE. O projeto "Fortalecendo a Cultura Popular através do Resgate de Bonecos Gigantes", quer aguçar a criatividade e valorizar o potencial e viabilização dessa arte tão expressiva, tendo a parceria do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal - FAC/DF.  


Tetê Alcândida

Terezinha Alcândida Borges, mais conhecida como Tetê Alcândida tem uma trajetória na cultura popular de quase 30 anos. “Menina, você é um artista!” -, foi o que ouviu de um palhaço de circo que encomendara o conserto de um par de sapatos, surpreso com o resultado. Moradora de Taguatinga desde 1991, logo se viu fazendo sapatos, figurinos e cenários para grupos teatrais, circenses e folclóricos locais, nacionais e internacionais. Além do ofício de sapateira, também é cenógrafa, bonequeira, artesã, oficineira de brinquedos e brincadeiras populares entre outras profissões que construiu ao longo da vida. Em sua carreira já concentra ações importantes como - cenógrafa do Maior São João do Cerrado (Ceilândia) por 10 anos e uma das fundadoras do bloco carnavalesco Mamãe Taguá. Também a partir da releitura dos bonecos de Olinda, passou a confeccionar bonecos gigantes, além do trabalho de resgate das tradições da roça, através da intervenção artística com a “Cozinha da Roça”. Em 2018 foi premiada pela Secretaria de Estado da Cultura do Distrito Federal por ter prestado relevante contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Atualmente é Coordenadora do Batalhão das Artes, em parceria com a Associação dos Comerciantes e Industriários de Taguatinga - ACIT.


SERVIÇO

Projeto Bonecos Gigantes no Carnaval

Fevereiro de 2019

Atividades gratuitas

* Inscrições para Curso de Produção de Bonecos: https://forms.gle/T38z45Xh9fj1Eggw5 

* Inscrições para Cursos de Manipulação de Bonecos: https://forms.gle/TEbAcYEnv9xyVu649  


Programação:


*3a Edição - Curso Bonecos Gigantes: da produção a manipulação*

Datas: 14, 15 e 16 de fevereiro (sexta, sábado e domingo)

Horários: Sexta: 16h às 21h; Sábado: 9h às 17h; Domingo: 9h às 17h

Local: Batalhão das Artes - Endereço: Praça da QI 25 - Taguatinga Norte (Ponto de Referência: Associação Comercial e Industrial de Taguatinga) 

Classificação: a partir de 15 anos


*Ecofeira Mercado Sul - Curso Manipulação de Bonecos Gigantes*

Data: 08 de fevereiro (sábado)

Horário: A partir das 15h

Local: Mercado Sul Vive - QSB 12/13 - Taguatinga Sul

Classificação: Livre


*Bloco Ventoinha de Canudo - Curso Manipulação de Bonecos Gigantes*

Datas: 23 e 25 de fevereiro (domingo e terça-feira)

Concentração do Bloco: 16h20

Saída: 17h30 fazendo o percurso com os bonecos

Local: Comercial da  206 Norte

Classificação: Livre

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

40754

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now