CasoAcaso - Exposição de pinturas de Julia Repa.de abertura no dia 23 de setembro, às 19h, no The Gallery, shopping Deck Norte.

19/09/2016 08:41

 Fonte:http://lourencodebem.wixsite.com/

 

 

CasoAcaso é o título da exposição de pintura em telas da artista plástica austríaca Julia Repa, que recebe curadoria de Lourenço de Bem.

 

Julia, que também é musicista, mudou-se para o Brasil em 1991, em função de sua carreira de violonista. Mas, enveredou-se para o campo das artes plásticas a partir de 2003, com estudos de pintura e desenho, em Goiânia. Retomando, a partir de então, sua aptidão por pinturas já despontada na fase juvenil, ainda em seu país natal, onde iniciou os primeiros estudos de aquarela.

 

Em 2006 mudou-se para Brasília e a partir de 2012 intensificou as atividades artísticas dedicando parte significativa de seu tempo às pinturas que, já desde sua fase incipiente, revelaram-se de uma personalidade acentuada.

 

Estudante de Artes Plásticas na Universidade de Brasília e aluna no Atelier Lourenço de Bem, a artista vem experimentando as mais diversas técnicas e estilos de pintura nos últimos 3 anos. No entanto, CasoAcaso revela o relacionamento da artista com seu trabalho atual.

 

Tecnicamente, na medida em que a artista maneja a tela, a aplicação da tinta aguada é guiada para criar desenhos. “Diria que é a impressão da casualidade, porque movimento a tela para resultar em desenhos e manchas”, comenta Julia Repa.

 

O curador, Lourenço de Bem, se refere ao Tachismo para explicar a técnica utilizada por Julia Repa em seu trabalho. Desenvolvido na França entre os anos 40 e 50, o tachismo – derivado do francês tache, que significa mancha - é um estilo de pintura abstracionista informal, caracterizado por pinceladas espontâneas e vigorosas, pingos e escorridos que criam, algumas vezes, desenhos ou formatos que remetem à caligrafia. Dentre as grandes referências artísticas do tachismo, podemos citar Pierre Alechinsky, Karel Appel, Dieter Borst, Georges Mathieu, Henri Michaux, Serge Poliakoff, Jackson Pollock, Emil Schumacher, Michel Tapié e Bram van Velde.

 

Segundo Lourenço de Bem, “você vê que o trabalho da Julia é muito rico porque ela procurou inovar dentro deste contexto. A gente chama de fatura a maneira como o artista coloca a tinta na tela. E ela conseguiu vários tipos de fatura usando essencialmente a mancha e, praticamente, eliminando as cores”.

 

 

Sob a percepção da artista plástica Sheila Tapajós, “A pintura de Julia Repa foi elaborada no estudo da arte tradicional, o que se observa em suas obras. Repa expressa, em seus abstratos, a presença de figuras de um rigoroso desenho. Pinceladas vigorosas, cores monocromáticas, com leves nuances, são as características dessa artista enigmática. Julia Repa viaja neste mundo misterioso com muita personalidade e originalidade”.


Venha conferir a arte de Julia Repa na noite de abertura no dia 23 de setembro, às 19h, no The Gallery, shopping Deck Norte.

 

Basta confirmar sua presença pelo (61) 99161-8838 (whats) ou enviar o nome completo via e-mail: alb.arteproducao@gmail.com.
 

 

 

Serviço:

CasoAcaso - Exposição de pinturas

Artista: Julia Repa

Curador: Lourenço de Bem

Local: The Gallery, ala nova, piso 1, Shopping Deck Norte.

Vernissage: dia 23 de setembro, às 19h.

Visitação: de 24/9 a 8/10, das 13h às 19h.

Entrada livre.

Classificação etária livre.

Informações e confirmação de presença no vernissage: alb.arteproducao@gmail.com
Organização/Comunicação: Renata Coli (61) 99161-8838 (whats)

Montagem: Nando Negreiros

Apoio: Shopping Deck Norte e Embaixada da Áustria

Agradecimentos: Servus - Restaurante de Cozinha Austríaca e Alemã; Associação dos Amigos da Áustria

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

97541

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now