Joe Valle toma posse no Buriti.foto:Toninho Tavares

Deputado distrital licenciado, ele assume a Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos Amanda Martimon, da Ag?ncia Bras?lia

26/10/2015 21:48

-- Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Joe Valle toma posse no Buriti
 

Atualizado em 26 de outubro de 2015, às 19h34

O governador Rodrigo Rollemberg deu posse a Joe Valle, nesta segunda-feira (26), no cargo de secretário de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos. Ele terá como secretários-adjuntos do Trabalho, Thiago Jarjour, de Desenvolvimento Social, Marlene de Fátima Azevedo, e de Política para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Carlos Alberto Santos de Paulo. O chefe do Executivo estava acompanhado da esposa, Márcia Rollemberg, e do secretário da Casa Civil e Relações Institucionais e Sociais, Sérgio Sampaio. A solenidade, no Palácio do Buriti, encerra a renovação dos titulares das pastas do Executivo, reduzidas de 24 para 17.

Depois da cerimônia, o governador destacou que o novo secretário contribuirá para melhorar a qualidade de vida da população. "Brasília é uma capital muito desigual, com as maiores diferenças sociais. Nosso objetivo é diminuir as diferenças e construir uma sociedade mais igualitária", afirmou. Para isso, Rollemberg pontuou que o governo precisa ter condições de fortalecer as políticas públicas, mas enfrenta o desafio de lidar com limitações financeiras.

"Temos 81% do orçamento comprometido com o pagamento de salários [de servidores] e o Estado é para servir ao conjunto da população", alertou. "Precisamos debater esse assunto, pois sem isso não teremos como criar políticas públicas para a população que mais precisa delas. Estamos em um Estado para o próprio Estado."

Geração de emprego
Já empossado, Joe Valle resumiu o trabalho que fará à frente da pasta. "Vamos ajudar o governador e a cidade. Apesar da crise, estamos aqui para fazer uma gestão eficiente e cumprir políticas públicas com excelência, em uma gestão compartilhada e colaborativa", adiantou. Deputado distrital licenciado, ele ressaltou que contará com o apoio dos parlamentares e de movimentos sociais. Sobre as prioridades, o secretário apontou, como primeiro item, o apoio ao empreendedorismo para a geração de emprego.

A nova pasta que Joe Valle assume é resultado da fusão das antigas Secretarias do Trabalho e do Empreendedorismo; de Política para Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; e de Desenvolvimento Humano e Social. Na semana passada, outros seis secretários tomaram posse. Como ainda não estava licenciado da Câmara Legislativa, Valle teve de participar de cerimônia à parte.

Estiveram presentes o secretário nacional de Renda de Cidadania, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Helmut Schwarzer (representando a ministra Tereza Campello), os secretários de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, da Segurança Pública e da Paz Social, Arthur Trindade, de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, José Guilherme Leal, de Cultura, Guilherme Reis, do Meio Ambiente, André Lima, de Educação, Esporte e Lazer (fusão das Secretarias de Educação e do Esporte e Lazer), Júlio Gregório Filho, de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude, Aurélio de Paula Guedes Araújo, de Planejamento, Orçamento e Gestão (que incorporou a Secretaria de Gestão Administrativa e Desburocratização), Leany Lemos; o controlador-geral do Distrito Federal, Henrique Moraes Ziller; os presidentes da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap), Alexandre Navarro, do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Jane Vilas Bôas, do Banco de Brasília (BRB), Vasco Cunha Gonçalves, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF), Argileu Martins da Silva, da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jamal Bittar, e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio), Adelmir Santana; os diretores-presidentes da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF), Marcelo Dourado, e da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), Bruna Pinheiro; o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal, Eric Seba; o diretor-administrativo da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), Júlio Menegotto; e diversos deputados distritais, entre outras autoridades.

Perfil
Nascido em Caicó (RN), em 1964, Joe Valle é engenheiro florestal formado pela Universidade de Brasília e um dos principais produtores de alimentos orgânicos do País. Foi secretário de Inclusão Social, do Ministério da Ciência e Tecnologia, e presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). No Legislativo local, foi eleito deputado em 2010 e reeleito em 2014.

Leia também:

Novos secretários e controlador-geral do DF tomam posse

Reestruturação de quatro secretarias é publicada no Diário Oficial

Veja a galeria de fotos:

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

41171

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now