Perpignan – A Meca do Fotojornalismo.Foto:Alvaro Canovas

31/07/2017 09:38

 O Festival Visa pour l’Image é um festival internacional de fotojornalismo que se realiza anualmente desde 1989 na cidade Perpignan, situada no sul da França. O festival realiza-se sempre de finais de Agosto a principio de Setembro, tendo a duração de duas semanas. É actualmente o mais importante festival de fotojornalismo da França e um dos mais importantes do mundo, atraindo a Perpignan fotojornalistas de toda a Europa e de diversas partes do mundo.

O festival acontece em diversos pontos da cidade, onde têm lugar exposições, conferências, encontros e reuniões e feiras onde estão representantes das mais conceituadas Agências Internacionais, muitas vezes a analisar portfólios de fotógrafos que procuram contratos com grandes Agências internacionais ou queiram simplesmente ouvir opiniões sobre o seu trabalho. Muitos dos monumentos da cidade, tal como igrejas ou antigos mosteiros transformam-se em salas de exposições, acolhendo diversas exposições de prestigiados fotojornalistas mundiais.

perpignan 03 Perpignan   A Meca do Fotojornalismo

Este ano uma exposição do Brasil pré-copa está também presente, através de Christophe Simon, chefe de fotografia na sucursal do Rio de janeiro da Agência France Presse. Na antecipação da Copa do Brasil este ano, ele reuniu um grupo de 18 adolescentes da favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro,  que colocaram em imagens fotograficas as suas prespectivas sobre o tema do futebol. Também os grandes temas mundiais como desastres, conflitos ou histórias humanas diversas são apresentados em diversos locais em Perpignan, tal como a edição 2013 do World Press Photo.

perpignan 01 Perpignan   A Meca do Fotojornalismo

Menino joga futebol na favela Cidade de Deus, Rio de Janeiro, Brasil. Christophe Simon/AFP

O evento é patrocinado por diversas entidades, que incluem desde parceiros comerciais locais a grandes grupos internacionais, tal como a Canon, o Paris Match, a GettyImages, a National Geographic, a Elle, a Photo, o Days Japas,  RFI, France24, Citroen, Ministério da Cultura e Comunicação Francês, entre outros. Apesar disso o festival vive actualmente com algumas dificuldades financeiras, reflexo também da crise nos media tradicionais a nível mundial, como diz Jean François Leroy, director do festival: “Apesar do sucesso todos os anos, nunca tivemos tanta dificuldade para financiar a fotografia; a imprensa não investe mais decentemente nessa área”.

Acesse:http://www.visapourlimage.com/

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

6390

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now