Projeto leva fotografia para mudar realidade de periferias.Juana Carvalho/Divulga?

?Olhares da Rua ? Eyes of The Street? tamb?m quer transformar em document?rio a experi?ncia com crian?as em situa??o de risco e vulnerabilidade

16/06/2015 09:54

--

Juana Carvalho/DivulgaçãoJuana Carvalho/Divulgação

Com o objetivo de enxergar novas realidades dentro do cotidiano da periferia, uma iniciativa pretende levar conhecimento e estimular crianças no mundo da fotografia. Idealizado pela antropóloga brasileira e documentarista radicada em Londres, Giselle Oliveira, o projeto “Olhares da Rua” pretende, a partir da visão desses jovens, realizar uma nova leitura, feita de forma criativa e lúdica, o estigma de pobreza e possibilitar um ambiente crítico, capaz de propor uma agenda de mudanças.

Durante as oficinas, um curta será gravado no bairro do Arruda, na Zona Norte da cidade, mostrando como a fotografia e o audiovisual podem ser ferramentas de transformação social. “Olhares da Rua: Do Estigma à Estima” acompanhará o processo criativo de um grupo de crianças que vivem em condições extremas de pobreza, em regiões de periferia do Recife, capital de Pernambuco.

O vídeo será um documentário. A intenção é mostrar como a ideia comum de 'pobreza', um universo marginalizado, pode ser reconfigurado. O documentário tem exibição prevista para 2016 na capital pernambucana, e também será levado para exibição em Londres, além de outros festivais internacionais.

“Erradicar a pobreza é o desafio dessa geração. Este filme tem o objetivo de capacitar crianças em contextos de pobreza urbana e inspirá-los a acreditar que são capazes de construir um presente e um futuro”, avalia Giselle Oliveira.

Além de Giselle, o projeto ainda conta com outros parceiros, como o jornalista e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Daniel Meirinho; da produtora cultura e fotógrafa Juana Carvalho, além da antropóloga italiana Sara Cella. O projeto também vai realizar uma exposição fotográfica em espaços públicos da cidade com o material produzido pelas crianças.

>> Ajuda

Quem quiser ajudar a iniciativa pode participar com doações para a iniciativa. O projeto iniciou nesta segunda-feira (15) uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), através da plataforma Indiegogo. A intenção do grupo é, com o dinheiro arrecadado, realizar novas oficinas fotográficas. De acordo com a organização do 'Olhares da Rua', ferramentas inovadoras serão introduzidas ao campo de aprendizado, como óculos de papelão - que possibilitam acesso a realidade virtual através de fotografias 360°.Fonte:http://www.leiaja.com/cultura

Conheça mais sobre o projeto no vídeo:

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

60755

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now