Mulheres Brincantes em cartaz no IV Encontro de Palha?as.11 de outubro.?s 15h.Sala Pl?nio Marcos ? Funarte.

30/09/2014 10:20

 

Montagem do grupo Casa Moringa levará ao evento cenas inspiradas na tradição feminina de contar histórias, dançar e cantar em roda 


O espetáculo Mulheres Brincantes, do grupo Casa Moringa, está de volta. Após temporada que passou por Taguatinga, Ceilândia e Gama, a peça entra em cartaz na programação do IV Encontro de Palhaças de Brasília. A apresentação será no dia 11 de outubro, sábado, às 15h, na Sala Plínio Marcos - Funarte. A entrada é franca. 

A montagem é inspirada na tradição feminina de contar histórias, dançar e cantar em roda. Reúne quatro histórias inspiradas na cultura popular, revelando a inquestionável presença da mulher como mantenedora das tradições culturais brasileiras. Busca ainda reverenciar o papel da mulher, mãe, negra e de classe trabalhadora, que se reiventa através da arte. 

Para a concepção, a Casa Moringa foi investigar nas bases do teatro popular e nos rituais de contação de histórias uma forma de trabalhar a música, a oralidade e a dança como linguagens cênicas. Esses elementos são brincados em cena, dialogando com tendências contemporâneas do teatro. 

A montagem do espetáculo conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). A dramaturgia foi criada em processo colaborativo, com direção de José Regino, do histórico Celeiro das Antas. A trilha sonora é original, com direção musical de Daniel Carvalho.


IV Encontro de Palhaças de Brasília

O Encontro de Palhaças de Brasília é realizado desde 2008, pela Circa Brasilina, com a participação de palhaças e grupos de vários cantos do Brasil e do mundo. Se configura como um espaço dedicado ao diálogo entre artistas e gestores, e ao desenvolvimento da arte da palhaçaria. Nesse ano, a programação completa vai de 8 a 12 de outubro.


Mulheres Brincantes
Entre ritos e brincadeiras, Mulheres Brincantes reúne quatro histórias inspiradas na trajetória de mulheres que superam os desafios da vida pelo fazer da arte. Essas meninas, mães e avós cantam, dançam, botam bonecos e contam histórias. A dramaturgia apresenta os bastidores das tradições, com o intuito de revelar o protagonismo, a fragilidade, a força e a resistência da mulher na cultura popular. Inquietações femininas que são, no seu sentido mais profundo, inquietações humanas universais.  


Casa Moringa
Casa Moringa é a união de educadoras e artistas brincantes de Taguatinga. O grupo nasceu em 2011, fruto da convivência com as artes e ofícios das culturas populares. Desde então, firmou sua sede na comunidade do Mercado Sul. O principal objetivo é valorizar os conhecimentos populares, fortalecendo os elos entre tradição e conteporaneidade, a partir de uma abordagem criativa e colaborativa. Sobre o grupo: www.casamoringa.com.br.


SERVIÇO

Mulheres Brincantes no IV Encontro de Palhaças de Brasília

Quando? 11 de outubro
Que horas? às 15h
Onde? Sala Plínio Marcos – Funarte
Quanto? Entrada franca
Classificação indicativa: 12 anos
Informações: 61 8110.7383
Site: www.casamoringa.com.br  


Ficha Técnica
Concepção: Casa Moringa
Atrizes brincantes: Luciana Meireles, Thabata Lorena e Fabíola Resende
Duração: 1h10m

Direção teatral: José Regino
Direção musical: Daniel Carvalho
Músicos: Daniel Carvalho, Daniela Neri e Pedro Tupã
Preparador vocal: Felipe Ramos
Preparador físico: Moisés Cintra

Cenário: José Regino
Figurinista: Tetê Alcandida
Assistente de figurinos: Thabata Lorena

Produção executiva: Divina Labuta
Assistente de produção: Fabíola Resende

Audiovisual: Farid Abdelnour (Estúdio Gunga)
Design e fotografia: Nara Oliveira (Estúdio Gunga)
Assessoria de comunicação: Keyane Dias (Pareia Comunicação e Cultura)





-- 
Keyane Dias  
61 8575.8500   |   8310.6920


O barco que flui com o rio também tem remos...
Exibindo mulheres_brincantes_foto-nara_oliveira2.JPG

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

15261

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now