Mostra Invernada dos Negros revela resist?ncia cultural

01/08/2011 13:01

O projeto de fotografia e vídeo intitulado Invernada dos Negros, premiado e realizado no âmbito do I Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-brasileiras (2010), está sendo apresentado ao público desde outubro de 2010, com exposições nas cidades de Campos Novos, Lages e Florianópolis (SC), São Paulo (SP) e Caxias do Sul, Porto Alegre e Antônio Prado(RS), podendo ganhar uma itinerância maior. A mostra é formada por um acervo de imagens documentais e também rituais – pelos suportes da fotografia e do vídeo – dos herdeiros de uma terra e de uma história singulares do escravismo no sul do Brasil. Entre os personagens registrados, alguns jamais haviam realizado um retrato fotográfico convencional.

No território de Campos Novos, Santa Catarina, um reduto de afro-descendentes mantém viva a memória de escravos herdeiros de uma antiga fazenda do planalto catarinense. O lugar chama-se Corredeira, mas na tradição oral dos moradores da região ainda é a Invernada dos Negros – como ficaram conhecidos os campos e pinhais doados por um fazendeiro aos seus escravos, no ano de 1877. Um território que foi, ao longo de três gerações, disputado e retalhado por interesses econômicos. Despossuídos e dispersos, os herdeiros da Invernada atravessaram um século de anonimato até alcançarem, recentemente, o reconhecimento de sua herança e de sua identidade pela sociedade envolvente.

A instalação de imagens é composta por 35 fotografias em preto e branco, com projeção simultânea de um filme documentário. Além do ambiente da mostra, foi produzido um conjunto de peças gráficas: uma série de sete retratos em cartões postais; um catálogo de 32 páginas com imagens da Invernada; cartazes de divulgação e o site do projeto.

Os realizadores

O projeto Invernada dos Negros tem autoria e direção estética de André Costantin, roteirista e diretor cinematográfico, e Daniel Herrera, fotógrafo e montador/produtor cinematográfico. Juntos, pela produtora Transe, sediada em Caxias do Sul, RS, realizam pesquisas, filmes documentários e séries para televisão.

Serviço:

O que: Mostra fotográfica e de video Invernada de Negros
Quando: 13 de julho a 6 de agosto
Onde: Galeria Municipal Gerd Bornheim
da Casa da Cultura Percy Vargas de Abreu e Lima
Rua Dr. Montaury, 1333
(54) 3221.3697

 

 

 

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

66888

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now