Lília Diniz leva a força da poesia popular ao Sol Nascente.Foto:Davi Mello

Projeto Romaria Poética leva a riqueza da cultura popular lugares públicos da cidade

21/01/2019 08:20

 Muito mais do que palavras, a poesia é essência. Com ela expressamos sentimentos e emoções, ideias e ideais, encantamos e somos encantados. Ela nos leva a lugares, nos remete a cheiros, nos traz sensações e povoa nosso imaginário. A partir dessa força da poesia, foi criado o projeto Romaria Poética, um sarau poético musical que vai caminhar por Ceilândia e Samambaia, levando a potência da poesia pelas cidades. O Romaria Poética vai passar por onde o povo está: feiras, praças, escolas, lugares públicos com grande circulação, buscando sensibilizar por meio de versos falados, cantados e tocados, o máximo de pessoas possível. Com foco na poesia popular brasileira, o projeto conta com diversos poetas e músicos locais e também nacionais, expressando seus diferentes estilos poéticos, como o repente, o causo, o cordel e muitos outros. Os artistas se revezam durante quatro meses, em oito edições, recitando poesias e canções, apresentando símbolos e ritmos, mostrando um pouco da abundância da nossa cultura popular. O Romaria Poética recomeça nesse 2019 no sábado, dia 26 de janeiro, às 10h30, no  Sol Nascente (Chácara 84, Conjunto I, Casa 15) com a participação da artista Lília Diniz. Depois segue até fevereiro de 2019, em diversos espaços públicos da cidade (programação completa no fim).

Todas as apresentações do Romaria Poética serão acompanhadas de muita música de qualidade, com o grupo ceilandense Taleta de Bambu, que trabalha diversos ritmos e sonoridades das nossas tradições populares.

Poesia Popular na cidade

Acessível por natureza, a poesia é ferramenta de encantamento e transformação social. A poesia popular brasileira tem grande referência no Nordeste, onde se encontram ricas vertentes culturais, como o Cordel, o Repente, a Cantoria, as Emboladas e várias outras manifestações da nossa cultura popular. No Distrito Federal, temos um rico mosaico da poesia popular, com primorosos artistas que preenchem a cidade com sua força, como: Margô Oliveira, Domício Chaves, Chico Repentista, Cumpadi Ancelmo, Cacá Poeta, Paulo Matricó, Vicente Sá, Lília Diniz, Carlos Araújo e Donne Pitalurgh.

Lília Diniz

Lília Diniz é artista maranhense forjada nas lutas dos movimentos sociais. Atua com performances poéticas, teatrais e musicais. Ao longo de 22 anos de carreira artística desenvolve trabalho voltado para a área dos Direitos Humanos, com recorte nas discussões de Gênero, Trabalho Escravo, Trabalho Infantil e outros. É arte-educadora e atua na formação de Iniciação ao Teatro Popular(de rua, mamulengo e teatro do oprimido), com oficinas de iniciação à poesia(escrita e declamação) e ainda na formação de educadores. 

 

SERVIÇO

Romaria Poética

Quando? 26 de janeiro, sábado, 10h30

Onde? Sol Nascente (Chácara 84, Conjunto I, Casa 15) – Ceilândia

Quanto? Entrada Franca

Classificação: Livre

Informações:

61 9.8442-2898 – Margô Oliveira (Coordenadora)

61. 9.9147-8074 – Davi Mello (Assessor de Imprensa)

romariapoetica@gmail.com

facebook.com/romariapoetica/

 

romariapoetica.blogspot.com/

 

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

  

- 26 de janeiro – Sábado – 10h30

Sol Nascente (Chácara 84, Conjunto I, Casa 15) – Ceilândia

Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Lília Diniz

Música com Taleta de Bambu.

 

- 23 de fevereiro – Sábado – 10h30

Feira do P. Sul – Ceilândia

Poetas: Domício Chaves, Chico Repentista e Donne Pitalurgh

Música com Taleta de Bambu.

 

- 24 de fevereiro – Domingo – 10h30

Ong GTAMA - Grupo Tático Mirim Ambiental - QR 433, antigo Terminal 01 Norte – Expansão Samambaia

Domício Chaves, Chico Repentista e Cumpadi Ancelmo

Música com Taleta de Bambu.

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

24512

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now