2 X MAURICIO LIMA NO WORLD PRESS PHOTO 2016

Fonte:http://docfoto.com.br/site/mauricio-lima-world-press-photo/

09/03/2021 18:52

mauricio_lima_siria

1º lugar na categoria “General News”, foto única – Médico atende combatente de 16 anos do Estado Islâmico, em Hasaka, na Síria. [1/8/2015] © Mauricio Lima/The New York Times/WPP

mauricio_lima_brasil

2ª lugar na categoria “Daily Life”, foto única – Crianças da tribo Munduruku saltam no rio Tapajós, Pará. [10/2/2015] © Mauricio Lima/Al Jazeera America/WPP

Como já havíamos falado, Mauricio Lima vem construindo uma brilhante carreira internacional e colecionando importantes prêmios como as mais recentes menções: finalista do Pulitzer Prize, fotógrafo do ano no Pictures of the Year Latin America [POYLATAM] e pela revista TIME, vencedor no Bayeux-Calvados des Correspondantes de Guerre, para citar alguns. O prêmio que faltava veio esta semana. Atrasado, mas chegou para consagrar mais ainda uma rara carreira dentro da fotografia brasileira. “Pelo menos, desde 2009 que o World Press Photo erra feio em não premiar o trabalho de Mauricio Lima. As suas reportagens na Líbia e Afeganistão, só para citar dois casos, são de uma potência absurda”, escreve hoje o jornalista e editor Alexandre Belém na sua página no FB.

Mas ele veio, e esta semana o World Press Photo divulgou seus vencedores: Mauricio Lima aparece duas vezes com destaque na lista dos premiados. O WPP, senão o mais importante, é um dos mais prestigiados prêmios de fotografia do mundo. Uma espécie de Oscar da fotografia documental e do fotojornalismo, ramo da fotografia que acompanha as grande mudanças do planeta. Mauricio foi o vencedor na categoria “General News” com a imagem de um médico cuidando das queimaduras de um combatente de 16 anos do Estado Islâmico. A foto foi feita nos arredores de Hasaka, na Síria. A outra fotografia premiada mostra crianças de uma tribo Munduruku saltando no rio Tapajós, Pará. Esta, eleita a 2ª melhor foto na categoria “Daily Life”.

Foram nada menos que 82.951 fotos avaliadas pelo júri e 5.775 fotógrafos inscritos. As inscrições vieram de 128 países diferentes. A “foto do ano” é do fotógrafo freelance Warren Richardson e mostra um pai em fuga com seu bebê, que aparece entre arames farpados na fronteira de Hungria e Sérvia.

De Pernambuco, onde realiza um novo trabalho, Mauricio falou com a DOC: “Recebi a notícia por mensagens de texto vindas de amigos queridos, em sequência, enquanto fotografava dentro de um hospital. A foto do combatente ferido me dá um dúbio sentimento. Ao mesmo tempo que compartilho a angústia e a dor do povo sírio que tem o seu país devastado irresponsavelmente, me sinto gratificado pelo reconhecimento que a magnitude da instituição possui. É uma sensação estranha, no mínimo”, diz o fotógrafo representado pela DOC Galeria. Viva Mauricio!

Acesse aqui todos os contemplados do 2016 Photo Contest / WPP

Warren Richardson

Foto do Ano – Pai em fuga com seu bebê na fronteira de Hungria e Sérvia. [28/8/2015] © Warren Richardson/WPP

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

30038

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now