15º Festival Taguatinga de Cinema será inteiramente online.Fotos:Paula Caruba

O Festival acontecerá de julho a agosto com exibições, debates, oficinas e webséries, se adaptando à realidade atual

29/06/2020 08:46

 O 15º Festival Taguatinga de Cinema ocorrerá de forma online em 2020 em função das medidas sanitárias para conter a pandemia de Covid-19. O Festival, que por vocação promove o debate sobre as questões urgentes do nosso tempo, tematizadas pelo cinema brasileiro de curta-metragem, decidiu ampliar esse debate através de uma programação variada que estará no ar durante dois meses. 


De 04 de julho a 30 de agosto, serão lançados em nosso site www.festivaltaguatinga.com.br, todos os sábados, às 20h, sessões inéditas com três dos 24 filmes de curta-metragem que compõem a Mostra Competitiva deste ano. Cada sessão será seguida de debate com os realizadores, com transmissão às 21h pela Tarape TV, o canal do Festival Taguatinga de Cinema no YouTube, e pelo nosso perfil no Facebook.

Se, de um lado, não acontecerá, este ano, o encontro presencial, que sempre movimenta muita  energia e alegria, enchendo a sala de cinema com a boa vibração do público de Taguatinga e demais cidades do Distrito Federal, de outro, o festival online levará a sua 15a edição aos quatro cantos do Brasil, exibindo uma seleção de filmes potentes de temática contemporânea, permitindo que o público da internet interaja com os realizadores durante o debate na Tarape TV e no Facebook, por meio de perguntas enviadas nas plataformas. 

Votação online
Depois do lançamento de cada sessão da Mostra Competitiva, o público terá até 24 horas para votar nos seus filmes favoritos. O prazo de votação se encerra, portanto, às 21h do domingo, mas os filmes de cada sessão estarão disponíveis no site até o lançamento da próxima sessão, no sábado seguinte. O FesTaguá vai premiar o curta-metragem mais votado pelo público.

Mostras e curadoria popular

Além da Mostra Competitiva, o festival contará com uma Mostra Paralela e uma Mostra Infantil. A Paralela terá quatro sessões com lançamento em todos os domingos de julho, às 20h. Assim como a Mostra Competitiva, os filmes da Paralela estarão disponíveis durante uma semana após a sessão de lançamento e haverá debate com os realizadores ao fim de cada sessão.
Ao lado dos filmes selecionados pela curadoria do festival para as mostras Competitiva, Paralela e Infantil, o Festival também contará com a Mostra Seleção Popular com mais de 400 filmes inscritos. Todos os anos o Festival Taguatinga de Cinema realiza uma mostra online com curadoria popular, permitindo que o público tenha acesso à grande parte da produção brasileira de curta-metragem. Este ano, ela acontecerá simultaneamente ao restante da programação e premiará os três filmes mais curtidos.

Workshops
A programação do Festival Taguatinga de Cinema 2020 terá também workshops online e gratuitos com os seguintes temas: Curso de Elaboração de Projetos Culturais, Vídeo Ensaio e suas Narrativas Criativas, Como transmitir Lives Profissionais a partir de Casa utilizando software livre, Como distribuir seu Conteúdo em Plataformas Digitais,  Introdução à Audiodescrição. Faça já a sua inscrição aqui, gratuitamente: https://festivaltaguatinga.com.br//oficinas.html

Webséries
O público do festival será contemplado também com duas webséries na Tarape TV. As duas têm estreia prevista para o mês de julho. A websérie Pílulas Digitais dará dicas para quem quiser começar a produzir um festival de cinema de curtametragem em sua quebrada. Já a Futuroscopia, projeto ancorado neste presente atípico e desestabilizador, buscará fazer provocações sobre o tempo futuro, suas possibilidades e impossibilidades, buscando nas artes (o cinema em especial), nas diferentes culturas, na ciência aberta e colaborativa, nas diversas vertentes filosóficas e até em tradições espirituais, os fundamentos de suas especulações, considerando que projeções sobre o futuro fazem parte da cultura humana.

SERVIÇO
15º Festival Taguatinga de Cinema

Quando:de 04 de julho a 30 de Agosto de 2020
Onde:  www.festivaltaguatinga.com.br  
Todos os Sábados - Lançamento de novas sessões da Mostra Competitiva
Todos os Domingos - Lançamento de novas sessões da Mostra Paralela e Infantil

- 19h, no Instagram (@festivaltagua): LIVE Palco Virtual com realizadores;
- 20h, no site do Festival: Lançamento de novas sessões de filmes;
- 21h, no site do Festival, Facebook e Youtube Tarape TV: Debate com realizadores;
 
Redes: 
 
Quanto: Gratuito
Classificação: Livre

Programação em: 
 www.festivaltaguatinga.com.br
*Contatos para entrevistas:*
William Alves (Direção Geral): 9.9820-5732
Janaína André (Coordenação Geral): 9.8159-1188

 
--
Davi Carvalho de Mello
(61) 9.9147-8074

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

50937

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now