FotoRio 2016 - Monumento à primeira foto feita na América do Sul

A Sra. Anne Hidalgo, Prefeita da Cidade de Paris, e o Sr. Eduardo Paes, Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, convidam para a inauguração do Monumento à primeira fotografia feita na América do Sul pelo francês Louis Comte no dia 17 de janeiro de 1840

11/08/2016 12:35

 Prezadas e prezados colegas,

 

marcamos  a criação do FotoRio, em 2003, com  a produção de um daguerreótipo da fachada do Paço Imperial, feito pelo Francisco da Costa, como forma de dar visibilidade ao pioneirismo da fotografia no Brasil - o francês Louis Comte tinha feito o mesmo em 17 de janeiro de 1840 - e à importância do seu protagonismo na cultura brasileira desde então. 

 

Em 2011, apresentamos à Prefeitura o projeto de um monumento que materializasse essa protagonismo. A coisa rolou, rolou, a agora vai rolar de fato: o monumento (um projeto de Jair de Souza e Ado Azevedo), oferecido pela cidade de Paris ao Rio, será inaugurado no próximo dia 12, às 11h, pelos prefeitos das duas cidades.

 

Gostaria de lembrar que a Praça XV de Novembro é, historicamente, o espaço maior de construção da nossa nacionalidade,  o que dá ainda mais significado a esse monumento já que, ao celebrar a realização da primeira foto na América do Sul,  simbolicamente  também destaca a importância da fotografia na construção da nossa identidade. Ainda mais nos tempos de hoje, que todos produzem imagem o tempo todo. 

 

 

Em nome do FotoRio, convidamos  quem estiver pelo Rio a aparecer por lá, com câmera e tudo.

 

Um abraço,

 

Milton Guran

FotoRio • Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro

 

o que é o fotorio?

FotoRio – Encontro Internacional de Fotografia do Rio de Janeiro, que passou a ser anual em 2014, chega agora à sua nona edição reforçando seu objetivo maior: o de valorizar a fotografia como bem cultural, dando visibilidade aos grandes acervos e coleções públicas e privadas, assim como  à produção fotográfica contemporânea brasileira e estrangeira. Isso, por intermédio de exposições, projeções e intervenções urbanas, cursos, seminários, oficinas, mesas-redondas, palestras e conferências, que visam  destacar, através de um evento de porte internacional, a importância da fotografia na comunicação e na vida social contemporânea.

O FotoRio é um movimento de fotógrafos que atua como agente aglutinador, estimulando a exposição e discussão de trabalhos históricos e contemporâneos da fotografia brasileira e internacional. Coloca-se como um espaço de promoção de cultura visual que contribui para resgatar e consolidar o papel da cidade do Rio de Janeiro como uma referência maior da fotografia no continente.

Milton Guran,
Coordenador Geral

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

76251

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now