Blog da Maressa Andrioli .

13/06/2011 14:32

"Apure o olhar


A VELHA REGRA

Uma das ferramentas à disposição do fotógrafo é a famosa e antiga Regra dos Terços. Para simplificar, a idéia é imaginar três linhas verticais e três horizontais que dividem a foto em partes iguais. Os quatro cruzamentos dssas linhas são chamados 'pontos de ouro' e constituem os melhores lugares para posicionar o tema principal, trazendo dinamismo e harmonia. Se houver elementos formando linhas horizontais ou verticais como, por exemplo, o horizonte ou o tronco de uma árvore, é sempre mais harmonioso dispô-los numa das linhas na extremidade do terço, jamais no meio.
[...]
E a regra pode ser quebrada, claro. Mas primeiro é preciso aprender a usá-la com maestria para depois saber quando não lançar mão dela."
                                                          (Revista Fotografe Melhor - Laurent Guerinaud)

                                                                                    Maressa Andrioli

                                                                         Maressa Andrioli

                                                                                      Maressa Andrioli

 

 

luz principal / luz de preenchimento
@ 10:39

 

 
"Luz Principal
 
A luz principal é o que cria a forma, produz a reciprocidade da luz e sombra. Onde você coloca a luz principal determina como o modelo ou objeto será representado. Você pode criar suavidade na superfície do modelo ou objetoao colocar a luz perto da câmera e perto do eixo da câmera/modelo ou objeto; você pode enfatizar a textura ao deslizar a luz pelo modelo ou objeto do lado. A luz principal é a ferramenta primária para todo artista fotográfico, permitindo posição em relação ao modelo ou objeto.

 

                                                                                         Maressa Andrioli

 Luz de Preenchimento
 
A fonte de luz que faz com que 'o lado sombrio' das coisas seja visível é chamada de luz de preenchimento. A luz de preenchimento é definida como uma fonte de luz secundária porque não cria sombras visíveis. Fotógrafos descobriram que a melhor forma de alcançar esse efeito de preenchimento de sombra é colocar a luz de preenchimento o mais próximo possível do eixo câmera-modelo ou objeto. Todas as luzes, não importa onde elas estejam ou seu tamanho, criam sombras. Mas, ao colocar a luz de preenchimento o mais próximo da câmera possível, todas as sombras que forem criadas por aquela luz são mandadas para trás do modelo ou objeto, e portanto menos visíveis para a câmera. Como a luz principal define a iluminção, a luz de preenchimento a aumenta, controlando a intensidade das sombras criadas pela luz principal.
Criar luz de preenchimento comum com um refletor é popular em todos os tipos de fotografia. Os refletores disponíveis hoje são apazes de refletir qualquer porcentagem de luz de volta no modelo ou objeto [...]"
                                                                 (Guia de iluminação para fotógrafos - Bill Hurter)
 
                                                                                   Maressa Andrioli
 
 
 
 

 

 
sexta-feira, 10 de junho de 2011 @ 22:32

 

 





ensaio fotográfico inspirado no trabalho de Richard Avedon

modelo: Mariana Proêncio

 

 

 
@ 20:16

 

 
ola, pra quem conhece eu tenho meu blog pessoal e meu portifólio, mas pra ficar mais organizadinho deixei o ILU só para os desabafos pessoais (haha) e esse para tudo relacionado a fotografia. 
 
 
Aqui tem algumas fotos que fiz em Paranapiacaba - SP
 
 

 

 

 
 
 
thank you all!
 
c-ya
 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

18191

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now