Semana da Fotografia de Caxias do Sul chega a sua décima edição.

14/08/2017 21:38

 A Semana da Fotografia de Caxias do Sul chega neste ano a sua décima edição. De 11 a 19 de agosto, estão programadas cerca de 30 atividades, como palestras e oficinas, e mais de uma dezena de exposições fotográficas. A Sala de Fotografia, escola de fotografia, é parceira na realização deste evento, que é promovido pela Secretaria Municipal da Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul.

 

A abertura do evento ocorre dia 11 de agosto, no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, às 19h, com entrada franca. Neste dia, também ocorre a abertura das exposições fotográficas selecionadas por meio de edital especialmente para a Semana da Fotografia de Caxias do Sul. Vários projetos selecionados têm como autores alunos da Sala de Fotografia, como Manuela Suzin Mantovani, Jéssica Drew, Sofia Ruwer Vidor, Ilka Filippini.

 

A Sala de Fotografia é responsável pela produção de duas palestras e uma oficina. A diretora Liliane Giordano palestra sobre “Leitura de Imagens” na quarta-feira, dia 16 de agosto, a partir das 20h30, na sede da escola de fotografia, trazendo uma importante reflexão sobre este tema, que é tão importante quanto a produção de imagens. Já na quinta-feira, Liliane fala sobre  “Fotografia, memória e patrimônio”, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. Ambas as atividades são gratuitas, mediante inscrição.

 

Por fim, Liliane ministra uma oficina na quarta e quinta, dias 16 e 17 de agosto, sobre “Fotografia, memória e patrimônio”, no Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, com um custo de R$ 20. A oficina propõe pensar a preservação da memória de uma cidade, de um país, de uma pessoa, buscar histórias interessantes, viajar no tempo. A atividade também engloba uma prática de imersão no acervo do Arquivo Histórico.

 

O projeto Matrimonium da Sala de Fotografia também está presente na Semana da Fotografia. As imagens da exposição fotográfica de Liliane Giordano e Thaynne Andrade, cujo tema é casamentos, estarão nas janelas do Museu Municipal, fazendo uma intervenção na arquitetura do patrimônio histórico. A abertura da exposição ocorre sábado, dia internacional da fotografia, 19 de agosto, às 15h30, no Museu Municipal junto a exposição “Aos pés do altar”, com imagens de casamentos do acervo do Arquivo Histórico.

 

 

A Sala de Fotografia é parceira em todas as edições da Semana da Fotografia, e tem trabalhado junto com o evento nessa década. Os 10 anos da Semana coincidem com o aniversário igualmente de uma década da Sala de Fotografia.

 

A realização da Semana da Fotografia é da Secretaria Municipal da Cultura em parceria com a Uniftec, Universidade de Caxias do Sul, Sesc de Caxias do Sul e Varsóvia Educação, FSG – Centro Universitário da Serra Gaúcha e Ponto de Cultura NAV – TME, Ensaio Coletivo, Sala de Fotografia, Soul Branding, Fotobjetiva e Clube do Fotógrafo além do apoio da Petronius Cervejaria e Destilaria, Cortinaria Design, Paulinha Suzuki, VJ Gambit, VIP Som e Luz, Incoflash, Go Image, AGEX e Editora Madalena.

 

Confira a programação completa da 10ª Semana da Fotografia de Caxias do Sul:

 

Dia 11 de agosto - sexta-feira

 

Abertura da 10a. Semana da Fotografia com apresentação da programação, lançamento das temáticas da

1a. Foto Maratona FSG e abertura das exposições.

Horário: 19h

Local: Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz Antunes, 312 - Panazzolo)

 

1a. Foto Maratona FSG

Responsáveis: FSG e Ponto de Cultura NAV - TME

Inscrições: até o dia 4 de agosto no e-mail pontodeculturanav@gmail.com

Informações: pontodeculturanav@gmail.com

Dias de Maratona: 11, 12 e 13 de agosto

Entrega das Fotos: 13 de agosto de 2017, das 15h às 19h no Ponto de Cultura NAV – TME (R. Coronel

Flores – 810/103 – São Pelegrino)

Entrega dos Prêmios: 19 de agosto no Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho (R. Luiz

Antunes, 312 - Panazzolo)

Atividade gratuita.

 

Exposições:

 

Exposição “Isla Navarino” de Hernando Salles

Período de visitação: 11 de agosto a 02 de setembro

Local: Galeria de Artes do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

(R. Luiz Antunes, 312 - Panazzolo)

 

Exposição “a mistura é a pureza do brasil” de Júlia Pellizzari

Período de visitação: 11 de agosto a 03 de setembro

Local: Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

(R. Luiz Antunes, 312 - Panazzolo)

 

Exposição “Da tela do celular: 20 visões do outro” da Galeria Hipotética

Período de visitação: 11 de agosto a 03 de setembro

Local: Largo do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho

(R. Luiz Antunes, 312 - Panazzolo)

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

811

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now