nesta sexta-feira (26), da reinaugura??o do Teatro Oficina Perdiz em nova sede, na 710 Norte

26/06/2015 13:00

--  governador Rodrigo Rollemberg participa, nesta sexta-feira (26), da reinauguração do Teatro Oficina Perdiz em nova sede, na 710 Norte. O espaço é uma referência cultural da cidade. O evento será às 17 horas e contará com a presença dos secretários de Cultura, Guilherme Reis, e de Infraestrutura e Serviços Públicos, Julio Cesar Peres, do promotor do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios Roberto Carlos Batista e do criador do teatro, José Perdiz.

Reinauguração do Teatro Oficina Perdiz26 de junho de 2015
17 horas
710 Norte, Bloco E, Loja 48

Há mais de 40 anos, José Perdiz comanda a oficina que leva seu sobrenome, na 708/709 Norte. O local — que ganhou projeção internacional graças ao documentário Oficina Perdiz, de Marcelo Díaz — faz parte da história da cultura do Distrito Federal. Por 22 anos, a oficina também foi palco de Esperando Godot, Diário do maldito, Bella Ciau e História de algum lugar, entre outras montagens.A crise do teatro-oficina começou nos anos 2000 e, agora, pode estar caminhando para uma solução. Há uma semana, a família de Perdiz se mudou para um novo espaço, na 710 Norte, com intenção de dar continuidade ao conserto dos carros e às artes cênicas. “O prédio é novinho, tem menos de um ano, mas ainda não consegui levar as coisas da oficina para lá. Sei que não poderei levar tudo, pois tamanho é bem menor. Muito do que está aqui na 708/709 Norte terei que jogar fora ou vender barato”, conta Perdiz, entre as máquinas de solda e o touro mecânico.


A oficina ficará na térreo da nova sede, cujo o subsolo será destinado à arte. As fortes chuvas no início do ano alagaram o espaço, que até hoje tem o vermelho do barro no chão. O imprevisto atrasou a mudança da família de Perdiz e as obras da nova arena. “Claro que toda ajuda é bem vinda, mas não estou contando com ninguém para levantar esse teatro não. Da primeira vez, fiz tudo sozinho”, diz. “Comecei a trabalhar aos 8 anos e quero continuar trabalhando. Se ficar nessa vida sem trabalhar é melhor morrer”, dispara mecânico de 83 anos, que acredita na cultura. “Se tivesse dinheiro, construiria um prédio para abrigar espetáculos de ópera. Adoro ópera”.

O bom gosto musical do mecânico é descoberto logo na entrada da oficina, quando é possível ouvir a música erudita que sai de um equipamento de som. Nas arquibancadas de ferro — que um dia receberam público curioso, capaz de ficar até às duas da manhã assistindo a um espetáculo — hoje, apoia cadeiras desmontadas, pedaços de móveis, ventiladores e microondas. Fonte:http://www.correiobraziliense.com.br/

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

77077

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now