O reverso da fotografia na Caixa Cultural Bras?lia - do fot?grafo Davilym Dourado.

31/05/2011 19:23

O reverso da fotografia na Caixa Cultural Brasília

Foto: Davilym Dourado

No dia 28 de maio, o fotógrafo Davilym Dourado fará uma visita guiada, contando sua experiência e detalhando os processos de produção de seu trabalho, na sede da CAIXA Cultural Brasília, das 15h às 17h. A exposição tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal e é livre para todos os públicos.

Negative Experience é uma tentativa consciente de dar sentido ao imaginário. Davilym parte de emoções vividas e suas memórias, para recriá-las por meio da técnica fotográfica. “São aquelas imagens que, sem sabermos como, habitam um lugar qualquer no gaveteiro da nossa mente, como pano de fundo de um sonho psicodélico”, comenta o fotógrafo. “São imagens que tentamos reconstituir, mas que nunca se concretizam”, finaliza.

No trabalho, o artista recorre aos seus negativos e os deixa expostos à ação de produtos químicos (como água sanitária e detergente, por exemplo); a mistura corrói a película do filme e faz com que a emulsão –antes íntegra no negativo – comece a se dissolver, criando outra imagem. Enquanto a deterioração da película ocorre, em poucos segundos as cores se misturam à imagem, antes fixa na superfície do filme. Ao fotógrafo cabe “capturar”, por meio de sua câmera digital, algumas etapas do processo de transformação. São algumas dessas imagens, impressas digitalmente em papel de algodão, que o curador Eder Chiodetto escolheu para a mostra.

“Durante o desenvolvimento do processo criativo, Davilym atenta contra originais fotográficos em negativo, para zombar da ideia de memória como algo estático e perene no tempo”, explica Chiodetto. “No seu laboratório experimental, o estável dá lugar ao movediço, a rigidez da forma ganha contornos imprecisos, o aparentemente real se transforma em fragmentos de um sonho, que retornam após já terem sido esquecidos. Memória e ficção se irmanam nos negativos, corrompidos e machucados, que restam ao final desse processo criativo, corajoso e original”, completa o curador.

Davilym Dourado faz um mergulho consciente, mas ao mesmo tempo sem controle, do resultado advindo da mistura de emulsão, solventes e pixels. De certa maneira, a experiência envolve algum tipo de cálculo e planejamento prévios (pois o fotógrafo não escolhe ao acaso os negativos e os químicos que mistura), mas ele é livre e desprendido para obter o inesperado de cada imagem.

Sobre o fotógrafo

O paulista Davilym Dourado começou na fotografia em 1999, quando se mudou para Nova York e iniciou seus estudos na área no Internatinal Center of Photography (ICP). Em 2002, já no Brasil, atuou profissionalmente na Revista IstoÉ e, durante os últimos quatro anos, trabalhou como fotógrafo no Jornal Valor Econômico.

Atualmente, desenvolve projetos autorais e cursa o último ano da graduação em ciências sociais na Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Em 2010, começou a trabalhar com vídeo digital e se dedica principalmente ao Negative Experience.

Desde 2007, vem registrando sistematicamente os moradores do menor município do Brasil, uma cidade chamada Borá, no estado de São Paulo, com apenas 835 habitantes. Mais da metade de seus moradores já foram fotografados. Sua intenção é registrar todos os habitantes até o final de 2011.

Participou de diversas exposições coletivas, como Invasion/Liberation, na Latinarte Galery (Miami/EUA), em 2002; Os Paulistanos da Paulista, no Conjunto Cultural Nossa Caixa (São Paulo/Brasil), em 2003 e Kaunas Festival, na Lituânia, em 2010.

Serviço:

Exposição Negative Experience
Local: CAIXA Cultural Brasília – Galeria Piccola I e II
Abertura para convidados e imprensa: 10 de maio de 2011, das 19h às 22h
Visitação: de 11 de maio a 26 de junho de 2011
Horário de visitação: de terça a domingo, das 9h às 21h
Endereço: SBS Qd 4 lote 3/4, anexo do edifício Matriz da CAIXA
Telefone: (61) 3206-9448
Agendamento de visitas monitoradas: (61) 3206-9892 (de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 21h)
Classificação etária: livre
Entrada franca.
Acesso para portadores de necessidades especiais.

 

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

39851

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now