? HOJE!! exposi??o "Relic?rio Olhos d'?gua", de Z? Nobre. na Sala 2 do Museu Nacional.Partir d?s 19h

16/10/2014 17:26

 RELICÁRIO OLHOS D'ÁGUA

por Zé Nobre*

"Relicário Olhos d'Água" é uma caixa com postais de cartazes feitos por Zé Nobre para as primeiras Feiras do Troca, que acontecem no Distrito de Olhos d'Água, Município de Alexânia/GO, além de livro contando a história da feira e de Olhos, tendo como principais fontes o professor Armando Faria e a Fatinha Fibras E Fios, além da própria experiência de Zé, que chegou ao local pela primeira vez no final da década de 1970, depois de sugestão de Laís Aderne.

Além do lançamento, haverá a abertura da exposição homônima, com cartazes, fotos de Kim-Ir-Sen e peças do seu Vicente e uma das primeiras peças feitas pela Fatinha, uma antiga boneca de palha.

Um videodocumentário gravado em Olhos com pessoas da cidade ligadas ao início da Feira do Troca, como seu Vicente, dona Divina, Geraldo e Sueli, filhos do seu Mané Preto, e também com personagens que participaram das primeiras feiras, a exemplo do cineasta Vladimir Carvalho e de TT Catalão, será transmitido ininterruptamente durante a exposição, que seguirá em cartaz até o dia 30 de outubro.

Mais sobre o artista e um pouco do seu trabalho em: www.zenobre.com.brSeu Vicente dos Passarinhos em um dos cartazes de "Relicário Olhos d'Água". Faz pássaros, casas, objetos talhados em madeira desde 1974 e foi muito incentivado por Laís Aderne. Hoje, aos 86 anos, continua trabalhando. Terá peças suas na exposição "Relicário Olhos d'Água", como uma representação da história da feira e do povo do distrito. Homem da roça, no vídeo homônimo, conta o quanto a feira e a sua arte o ajudou a complementar a renda da família.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

25772

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now