Cinco edifica??es irregulares s?o derrubadas no Condom?nio Mans?es Bougainville. Foto: Gabriel Jabur

Opera??o comandada pela Agefis continua, pelo menos, at? sexta-feira (13). Invas?es estavam em ?rea de Prote??o Permanente em Sobradinho ?damo Araujo, da Ag?ncia Bras?lia

11/11/2015 09:29

--Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Cinco edificações irregulares são derrubadas no Condomínio Mansões Bougainville
 

Cinco moradias irregulares — de madeira e de alvenaria — foram derrubadas no Condomínio Mansões Bougainville, em Sobradinho, na DF-440, próximo à Torre de TV Digital, nesta terça-feira (10). Sob o comando da Agência de Fiscalização do Distrito Federal (Agefis), a operação começou às 10 horas e seguiu até as 15 horas. De acordo com a agência, as edificações estavam em Área de Proteção Permanente que abriga nascentes, mananciais, fauna e flora do Cerrado.

O levantamento inicial da Agefis catalogou 40 casas na invasão (incluindo as de hoje), mas a Polícia Militar estima que haja mais de 70, a maioria de alvenaria. Responsável pela segurança dos agentes, depois de uma ronda pela região, a PM destacou que, mesmo com a grande extensão do terreno e a dificuldade de acesso, todas as obras irregulares serão retiradas.

A expectativa é concluir os trabalhos até sexta-feira (13), com possibilidade de estendê-los para a próxima semana, pois muitas construções encontram-se em lugares ainda mais difíceis de chegar que os de hoje.

Segundo a PM, para dificultar o trabalho da Agefis, os invasores atearam fogo na vegetação, que logo se espalhou e provocou uma densa cortina de fumaça. Um casal não quis abandonar uma das edificações irregulares e acabou detido por resistência e levado à 13ª Delegacia de Polícia, em Sobradinho. Ninguém precisou dos caminhões oferecidos pela agência para transporte de móveis e não foi preciso encaminhar pessoas para albergues.

Cerca de 170 servidores participaram da operação, com o apoio de cinco caminhões e três pás mecânicas, além de sete viaturas e dois ônibus da polícia. Também estiveram com a Agefis e a PM a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Energética de Brasília (CEB), o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e o Corpo de Bombeiros Militar.

Veja a galeria de fotos:

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

63964

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now