FHIST - 3? Festival de Historia. Ra?zes dos Povos de L?ngua Portuguesa guiam o 3? Festival de Hist?ria.

14/02/2015 11:17

 Caros Amigos,

 

Convido a conhecerem o Festival de Historia, www.fhist.com.br, que na 3ª versão terá uma sessão em Braga, Portugal, no mês de maio, e a tradicional, em Diamantina, Minas Gerais, em Setembro.

 

Mais uma vez, sobre a batuta do Américo Antunes e com um forte conselho curador, coordenado pela Pilar Lacerda, vamos mergulhar neste maravilhoso casamento da Literatura com a História.

 

Conto com a ajuda de todos para ajudar na divulgação desta empreitada.

 

Abrs,

 

Otto Sarkis

 

 

De: contato@festivaldehistoria.com.br [mailto:contato@festivaldehistoria.com.br] 
Enviada em: sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015 09:35
Para: osarkis@notacomunicacao.com.br
Assunto: Boletim fHist 2015 nº1

 

Boletim oficial do 3º Festival de História • fHist 2015

#1

Caso não consiga visualizar essa mensagem, clique aqui.

Programação do fHist Braga começa a sair do forno

Primeira etapa do 3º Festival acontece entre os dias 20 e 23 de maio e contará com 14 conferências e mesas de debates, espetáculos, oficinas, Mostra de Cinema, Feira de Livros e lançamentos com prosa

 
O Theatro Circo de Braga, palco do fHist 2015

 

Após uma intensa agenda de reuniões, a programação da primeira etapa do 3º Festival de História em Braga, Portugal, entre 20 e 23 de maio, começou a ganhar contornos definitivos nos últimos dias. "Fazer História: Veias da Integração dos Países de Língua Portuguesa" será o tema da Conferência Magna que acontecerá no dia 20 após a Abertura Solene do Festival na sala principal do Theatro Circo de Braga. O centenário teatro receberá ainda, no dia 21 de maio, uma apresentação musical e poética brasileira, enquanto que no dia seguinte, 22, a programação cultural noturna ficará por conta do Cortejo Braga Romana, quando a cidade revive as suas origens de mais de 2 mil anos como Bracara Augusta.

"Da Escravidão ao Racismo"; "Os Arquivos da Terra e a Escrita da História"; "Universos Literários: a História pelas Lentes dos Historiadores e dos Jornalistas"; "Sons e Imagens: Narrativas Históricas em Tempo de Mí dias Móveis", "Tempos de Rupturas: a Revolução dos Cravos e o Ocaso da Ditadura Brasileira"; "Conexões Oceânicas: Vez e Vozes das Culturas de Periferia"; e "Barrocas Matrizes: Identidades Urbanas, Arquitetura, Artes e Legados" são, por sua vez, os temas dos Diálogos Oceânicos de 7 das 13 mesas de debates do Festival e que acontecerão de 21 a 23 de maio no moderno espaço multimídia GNration, no Campo da Vinha. O complexo abrigará ainda as Oficinas de História e a Mostra de Cinema. Já a Tenda do fHist na Praça da República receberá a Feira de Livros de História e os Lançamentos com Prosa, onde os autores convidados conversarão sobre suas obras com o público.

Construída por meio de uma curadoria compartilhada entre Brasil e Portugal, a programação do fHist Braga e os autores, historiadores, jornalistas e artistas convidados serão divulgados a partir de março.


INSCRIÇÕ ES - Como nas duas edições anteriores do Festival de História em Diamantina, as inscrições para a participação na Conferência Magna e Mesas Redondas da primeira etapa do 3º fHist em Braga serão abertas em março, com preços diferenciados para estudantes, e poderão ser feitas exclusivamente pelo site oficial. As demais atividades do Festival em Braga são gratuitas, mas com participação limitada à capacidade dos espaços. Fique por dentro no site do Festival.

PARCERIAS - Apresentado pelo Ministério da Cultura por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o 3º fHist tem a coordenação-geral da Stratégia Cultura e Comunicação, contando com as parcerias da Câmara Municipal de Braga, da Prefeitura de Diamantina, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), da Universidade do Minho, do Projeto República da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Ministério da Educação. O projeto conta ainda com os apoios da Cemig e do Governo de Minas e da Editora Ática.


,

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

10866

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now