Exposição “Entre Cores e Utopias” faz um passeio por grafites feitos em Brasília e seus arredores

22/03/2019 07:44

 

 

Exposição “Entre Cores e Utopias”

Museu Vivo da Memória Candanga

Abertura com brunch no dia 6 de abril (sábado)

Até 25 de maio

Entrada franca

Fotos em alta definição: ow.ly/DN8930o2cah

Entre Cores e Utopias Foto Juliana Torres 17.jpg

 

A mostra "Entre Cores e Utopias" ganha exibição no Museu Vivo da Memória Candanga de 6 de abril a 25 de maio. A exposição é advinda do livro homônimo de Renata Almendra com fotografias de Juliana Torres.


São mais de trinta imagens que traçam um passeio por grafites feitos em Brasília e seus arredores. Um convite para olhar a capital do Brasil e as cidades à sua volta de uma outra forma, em uma rota que percorre espaços urbanos e arquitetônicos sob uma ótica que difere da constante ordem atribuída à cidade tombada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.


"Faltando pouco para completar 60 anos de vida, Brasília tem se mostrado cada vez mais diversa, dinâmica e colorida. A cidade cresceu e seus habitantes têm proposto novas formas de apropriação e pertencimento aos seus espaços.", conta a autora do livro Renata Almendra. "Os grafites, assim como outros movimentos urbanos culturais existentes em Brasília, mostram uma cidade que está sendo desmistificada e ocupada de forma livre e criativa por seus moradores.", completa a historiadora, pós-graduada em Artes Visuais, e pesquisadora do tema no Doutorado em História Cultural, em curso na Universidade de Brasília.


Renata Almendra se uniu ao olhar de Juliana Torres para apresentar ao público registros raros, dada a efemeridade das obras de arte urbana. “É bem verdade que, a princípio, aceitei o convite da Renata com uma certa inocência, sem saber ao certo onde este projeto poderia me levar. Por um outro lado, senti também que poderia contribuir emprestando o meu olhar, não só de arquiteta e fotógrafa, mas também de cidadã, que tanto utiliza os caminhos dessa cidade. O interessante é que para a minha surpresa, este projeto possibilitou expandir ainda mais a minha visão, no sentido de perceber os diversos diálogos que os grafites realizam com a cidade. Contrastando, por exemplo, sua ousadia colorida com a monotonia modernista do concreto cinza, bem como imprimindo clamores de tempos melhores, com maior igualdade de direitos", revela Juliana Torres, arquiteta, urbanista pela Universidade de Brasília e uma apaixonada por destinos pelo mundo. Juliana já registrou cliques em suas vivências pelo Nepal, Tailândia, Camboja, China, Indonésia, Turquia, Índia e em vários países da América.


Juntas, Renata Almendra e Juliana Torres, promovem um diálogo que pretende despertar um olhar crítico e aguçar o senso estético do público para além das galerias de arte e museus. A exposição e o livro que a originou reafirmam a importância da contemplação, do registro e da interpretação desta forma pública de arte tão típica das metrópoles urbanas da contemporaneidade.


"É interessante observar como as narrativas visuais e os discursos produzidos pelos grafites nas áreas públicas dessa jovem cidade podem dizer tanto sobre ela, seu imaginário, sua configuração territorial específica e diferente de todas as outras cidades do Brasil. Falam também sobre as formas de convivência, pertencimento, circulação e participação dos cidadãos em seus espaços. Assim, os grafites que colorem a capital acabam por recriar e imprimir significativas doses de interferência humana e artística na arquitetura planejada da cidade e em suas regiões administrativas.", destaca Renata Almendra.


"Atualmente, o grafite em Brasília e cidades do entorno apresenta centenas de representantes, coletivos e temas, revelando uma multiplicidade de vozes que evocam poesias, protestos políticos e sociais, ideias e reflexões, desenhos e imagens que dialogam diretamente com a experiência citadina brasiliense. Além disso, as expectativas alcançadas pelos grafites atuam também na ampliação do olhar do cidadão-observador, que pode sair da sua condição de simples transeunte para tornar-se apreciador das cores e formas que a cidade nos apresenta todos os dias em nossos caminhos.", reafirma.


A exposição “Entre Cores e Utopias” apresenta um recorte do livro de mesmo nome, lançado em 2017, fruto da parceria de uma historiadora com uma fotógrafa apaixonadas por arte e por Brasília. "Neste diálogo com a História de Brasília, tão presente no Museu Vivo da Memória Candanga, viemos apresentar essas cores, que tingem de novas possibilidades a utopia de uma cidade planejada." Convidam  Renata Almendra e Juliana Torres, em uma ode aos grafites que inundam a cidade transpostos em belas fotografias.


O livro contempla o trabalho de inúmeros grafiteiros e contou com uma distribuição gratuita de 300 exemplares para escolas públicas do DF, com foco nas regionais de ensino de Ceilândia, Guará, Taguatinga, Samambaia, Paranoá, Sobradinho e Plano Piloto. Cerca de 60 grafiteiros também receberam o livro gratuitamente. O lançamento da publicação, em abril de 2017, contou com a presença de mais de 400 pessoas e até hoje já foram vendidos centenas de exemplares.


O projeto é financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura do Distrito Federal (Secult-DF).

 
Entre Cores e Utopias Foto Juliana Torres 2.jpg

Exposição “Entre Cores e Utopias”

Local: Museu Vivo da Memória Candanga (Setor JKO lote D Núcleo Bandeirante)

Abertura: 6 de abril (sábado), às 10 horas

Visitação: De 6 de abril a 25 de maio de 2019

De segunda a sábado, de 9h às 12h e de 14h às 17h

Informações: (61) 3301-3590  

Entrada franca

Classificação indicativa: Livre.

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

27966

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now