Brincantes de Bras?lia lan?am CD dedicado ao Mamulengo.Dia: 6 de setembro de 2015 Hora: 16h Local: Ponto de Cultural Inven??o Brasileira ? QSB 12/13, Mercado Sul, Taguatinga Sul

15/08/2015 09:45

--Brincantes de Brasília lançam CD dedicado ao Mamulengo

Álbum com 11 músicas autorais conta com a participação de vários músicos do DF e de Goiás


 
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é o mais recente patrimônio imaterial brasileiro reconhecido pelo Iphan, em maio de 2015. Para celebrar essa conquista e tradição viva, o grupo Mamulengo sem Fronteiras e parceiros lançam o cd O Canto dos Mamulengos. O álbum é um tributo às canções que trilham a brincadeira no Distrito Federal e Goiás. O lançamento é no dia 6 de setembro, às 16h, na Matinê do Ponto de Cultura Invenção Brasileira, em Taguatinga. A entrada franca e a classificação indicativa livre, começando com apresentações de mamulengo, seguidas de show.

O Distrito Federal é a região com o maior número de mamulengueiros e mamulengueiras fora do Nordeste. Conta-se que na própria construção de Brasília operários retirantes usavam o tempo de folga ou fugiam do trabalho exaustivo para brincar com os bonecos. Com a participação de inúmeros brincantes dessa tradição, o álbum O Canto dos Mamulengos nasce para ecoar e manter vivas as canções que trilham o Mamulengo no Cerrado do Brasil. São 11 faixas autorais, criadas por músicos da região.

O projeto conta com patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF). Na pesquisa, participam os grupos Mamulengo sem Fronteiras, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Presepada e Cassimiro Coco Gratidão, todos com sede em Samambaia e Taguatinga. Entre os músicos, o cd conta ainda com a participação de Chico Nogueira (Mambembrincantes), Rene Bonfim, Isabella Rovo, Beirão Neves, Keijin do Acordeon, Gilvan do Vale (Boi do Seu Teodoro), Martinha do Coco, Dillo Daraujo, Adrianha Cunha, entro outros.

Tradição
O Teatro de Bonecos Popular do Nordeste é transmitido de geração a geração, sendo chamado de vários jeitos pelo Brasil: Mamulengo (DF e PE), Cassimiro Coco (PI, CE e MA), João-Redondo (RN), Babau (PB), Mané-Gostoso (BA). Para além das figuras e personagens, na brincadeira, a música também enche o enredo de ludicidade e reforça a interação com o público. Nas trilhas ao vivo, músicos brincantes tocam ritmos igualmente nascidos no seio da cultura popular afro-indígena-brasileira, como forró, frevo, baião, coco de embolada e de roda, ciranda, baiano e xote
Caravana
Em setembro inicia também a Caravana DF Mamulengo no Cerrado, com os grupos Mamulengo sem Fronteiras e Mamulengo Fuzuê. Eles partem de Taguatinga e de Samambaia (DF) rumo ao interior de Minas Gerais, Goiás e Tocantins. Serão 4.000 quilômetros e 12 cidades e povoados percorridos: Sagarana, Chapada Gaúcha, Serra das Araras e São Francisco (MG); Uruaçu, Porangatu, Olhos D’água e Abadiânia (GO); Gurupi, Brejinho de Nazaré, Porto Nacional e Palmas (TO). As apresentações serão realizadas em espaços públicos, como feiras e praças, sempre com entrada franca e livre. 



SERVIÇO

Lançamento do CD O Canto dos Mamulengos

Dia: 6 de setembro de 2015
Hora: 16h
Local: Ponto de Cultural Invenção Brasileira – QSB 12/13, Mercado Sul, Taguatinga Sul
Entrada: Franca
Classificação Indicativa: Livre
Informações: 61 8438.8338 / 61 8425.7233
Redes sociais: www.facebook.com/ocantodosmamulengos


Contato direto para entrevistas:
Walter Cedro - 61 8438.8338 / 61 8425.7233


Assessoria de Imprensa: 

Pareia Comunicação e Cultura
keyanecomunicacao@gmail.com / 61 8575.8500 ou 8310.6920
Exibindo O_Canto_dos_Mamulengos2.jpegExibindo mamulengo_patrimonio.png

Compartilhas Noticia

Tags

Comentários

Comentários

Escrever Comentário

40417

Subscribe to see what we're thinking

Subscribe to get access to premium content or contact us if you have any questions.

Subscribe Now